terça-feira, 2 de novembro de 2010

De volta a casa

Foi libertada na tarde de ontem, na freguesia de Pedro Miguel, a primeira ave a passar pelo Centro de Recuperação de Aves dos Açores, recentemente inaugurado na ilha do Corvo. Tratou-se de um milhafre recentemente apreendido a um particular naquela freguesia, que foi enviado para o Centro de modo a ser “educado” para recuperar os seus instintos, como a caça, de forma a garantir a sua sobrevivência em estado selvagem. À libertação assistiu o director regional do Ambiente, João Bettencourt, acompanhado pelo comandante da GNR.
A ave foi libertada em Pedro Miguel, uma vez que, segundo explicou ao Tribuna das Ilhas o Vigilante da Natureza Dejalme Vargas, era esse o seu habitat natural, o que deverá facilitar o seu regresso à vida selvagem. Além disso, esta espécie não ocorre na ilha do Corvo.
O milhafre foi recuperado pela GNR após uma denúncia. De acordo com Dejalme, existe uma cada vez maior consciencialização dos cidadãos em relação às espécies protegidas na Região, daí que seja comum este tipo de denúncias.
Inicialmente desconfiado, o milhafre precisou de alguns minutos para se ambientar, tendo até tido a delicadeza de posar para os fotógrafos. Pouco tempo depois, no entanto, esticou as asas e, num ápice, levantou voo. Depois de fazer uma espécie de reconhecimento do território, depressa arranjou companhia, com dois outros milhafres a juntarem-se a ele, o que deixou os responsáveis mais descansados, e confiantes de que a adaptação a esta nova vida será fácil.

6 comentários:

  1. E tudo formalmente legal, com chancela da autoridade, aliás, como manda a Lei.
    Aliiii.......!
    Ficou foi por saber se era Macho ou Fêmea.

    ResponderEliminar
  2. Qual é a tua dor em relação a este milhafre????

    Parabéns ao Pedro Domingos

    ResponderEliminar
  3. Não sei por quê. Mas ficou a impressão que o Director Regional, na ultima fotografia, até ficou admirado que o bicho soubesse voar.
    Paranoia minha.
    Mas continua a ser importante saber se era Macho ou Fêmea.

    ResponderEliminar
  4. O Pedro faz um excelente trabalho e sem ser pago.

    ResponderEliminar
  5. Então se é Fêmea, há que rever a medida da coima.

    ResponderEliminar