sexta-feira, 1 de julho de 2011

População aumenta nos Açores mas cai nas ilhas mais pequenas



A população residente nos Açores aumentou 1,79 por cento nos últimos dez anos, para 246.102 habitantes, mas apenas em sete dos 19 concelhos ao arquipélago se registaram crescimento demográfico.
Segundo os dados provisórios dos Censos 2011, enquanto o concelho da Ribeira Grande, viu aumentar a sua população em 12,5 por cento, a Calheta, em S. Jorge, registou um decréscimo demográfico de 11,11 por cento.
Além de confirmarem a tendência das últimas décadas de redução da população das ilhas menos populosas – Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Pico e Flores (o Corvo revelou-se uma exceção com um acréscimo de 9,36 por cento) - , os números do recenseamento confirmam, no caso de S. Miguel, em que vivem mais de metade dos residentes no arquipélago, um novo fenómeno – a concentração nos maiores centros urbanos.
Ponta Delgada, concelho em que se situa a capital da ilha viu aumentar o seu número de residentes em 4,4 por cento, para 68,7 mil e a Ribeira Grande, com a segunda cidade, para 32 mil.
Embora com crescimentos mais modestos (2,15 por cento), a Lagoa, concelho limítrofe de Ponta Delgada, a Vila Franca do Campo (0,94) viram também aumentar a sua população, registando-se quebras nos concelhos micaelenses do Nordeste (7, 01) e Povoação (6,13).
Na ilha Terceira, segunda mais populosa ilha do arquipélago, Angra do Heroísmo perdeu 1,7 por cento dos seus habitantes, enquanto a Praia assistiu a um acréscimo de 4,12 por cento.
O único concelho da ilha de Faial, onde se localiza a cidade da Horta, verificou uma descida no número de residentes no decénio pouco significativa, 0, 07 por cento. 

in acorianooriental.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário