terça-feira, 31 de março de 2009


Não foi um jogo bonito no sábado contra a Suécia mas ninguém pode apontar o dedo a quem quer que seja por não termos ganho aquilo. É verdade que não ganhámos e que o apuramento já está muito complicado (de forma directa, diga-se) mas também é verdade que os jogadores mostraram uma vontade e um querer imenso para ganhar aos suecos e também é certo que ainda nada está perdido porque ainda poderemos ficar em 2.º lugar e aí ter que disputar um playoff de acesso ao Mundial.

De qualquer maneira não posso deixar de discordar com a táctica que temos utilizado e que já vinha do tempo do Scolari. Frequentemente, para não dizer sempre, jogámos num 4-5-1 ou num 4-3-3 como preferirem, em que à frente dos 4 defesas tradicionais, jogam 3 jogadores onde um deles é médio defensivo funcionando como um "tampão" e os outros 2 com outra liberdade em termos ofensivos mas que estão longe de serem jogadores que aparecem em zonas de finalização. Depois jogámos com 2 jogadores abertos nas alas e apenas 1 ponta-de-lança. E é aqui que, na minha opinão, estará o grande problema. Reparem: Uma das grandes lacunas da nossa selecção é a ausência de um jogador "matador", um jogador capaz de terminar as jogadas sem pedir licença a ninguém e não havendo esse jogador porque não tentar contornar esse facto utilizando 2 avançados? Isto até chega a ser contraditório, porque se não temos um jogador que faça a diferença porque não pensar que 2 podem fazer o que 1 não consegue? E aqui surge também um outro tópico que muito tem dado que falar que é o facto do Cristiano Ronaldo não jogar na selecção aquilo que joga no Manchester. Ora, como se sabe, o United joga num 4-4-2 clássico onde o Cristiano joga numa das alas e à sua frente jogam sempre 2 avançados dando outra liberdade e outros espaços que só 1 jogador não conseguia dar. Agora eu pergunto: porque não jogarmos num 4-4-2 como joga o Manchester? Ou pelo menos, porque é que esta solução nunca se testou? Poderíamos, com facilidade, jogar com os mesmos 4 defesas clássicos, 2 médios centro sendo 1 deles mais defensivo e o outro um jogador que apareça bem na frente em zonas de finalização, (tiago, moutinho, maniche etc..), depois jogar com 2 jogadores mais caídos nas alas onde o Deco e o próprio Ronaldo seriam indiscutíveis e, à frente deles, jogar com 2 avançados (Nuno Gomes, Danny, Hugo Almeida, Edinho etc..).
Seria uma boa alternativa ao actual sistema que o Queiroz utiliza e que podia matar dois coelhos: a falta de golos gritante da equipa e o rendimento do Ronaldo.

Haja saúde!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário