quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Moniz troca TVI por 3,5M e um cargo na Ongoing


"José Eduardo Moniz. Director-geral da TVI nos últimos onze anos, Moniz transformou a estação num caso de sucesso no meio audiovisual. Ongoing, grupo que deverá integrar, tem um passivo de 831 milhões de euros devido a vários empréstimos contraídos no BCP e no BES. Proprietário do 'Diário Económico', o grupo reforçou a sua posição no sector, sobretudo no último ano
A vice-presidência da Ongoing, grupo de media liderado por Nuno Vasconcellos, deverá ser o próximo desafio profissional de José Eduardo Moniz, que deve levar consigo duas ou três pessoas do seu núcleo de confiança. E 3,5 milhões de euros será o valor que os espanhóis da Prisa, proprietária da Media Capital (MC), vão pagar pelo afastamento de José Eduardo Moniz da direcção-geral da TVI. Os restantes 2,5 milhões de euros de indemnização a que Moniz terá direito devem ser pagos pela Ongoing, quando o até agora director-geral da TVI assumir o novo projecto.
No final do Jornal Nacional de ontem, Moniz adiantou que na próxima semana revelará o seu futuro, adiantando que nos últimos dias foi surpreendido por um convite de accionistas que o fizeram sentir "outra vez uma pessoa querida, que querem que eu ajude a fazer crescer um grupo".
Moniz anunciou a sua saída na habitual reunião de editores ao final da manhã de ontem. Depois enviou um comunicado a todos os funcionários da TVI revelando a decisão. E, durante a tarde, fez questão de se despedir dos funcionários da estação, cumprimentando-os um a um.
"Para quem está aqui há mais tempo, existe uma espécie de sensação de vazio e também apreensão", afirmou fonte da redacção ao DN. "Porque ele era a cara e a alma disto. Era muito presente e dava muita segurança e protecção até perante pressões exteriores", referiu a mesma fonte.
Apesar de até algumas das pessoas mais próximas de Moniz terem sido surpreendidas, dentro da estação suspeitava-se de algo. Ao contrário do que normalmente acontece no início de Agosto, José Eduardo Moniz ainda não estava de férias. Fonte próxima adiantou ao DN que tudo terá sido decidido nos últimos dias de Julho, altura em que José Eduardo Moniz se desdobrou em inúmeras reuniões para acertar os detalhes sobre a sua saída.
Nem no comunicado nem na intervenção no final do Jornal Nacional de ontem, José Eduardo Moniz revelou abertamente os motivos da sua saída, referindo apenas que alguns episódios recentemente noticiados acabaram por ser determinantes. Uma alusão à sua quase candidatura à presidência do Benfica e à polémica entre Governo, PT e Media Capital, na qual Moniz foi um dos principais visados." (...)


in Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário