sexta-feira, 28 de maio de 2010

Reportagem da Visão


Tive oportunidade de ler na visão uma reportagem sobre como as pessoas podem ajudar a salvar o país e como pequenas mudanças de comportamento podem significar uma ajuda de milhões de euros, se forem adoptadas por todos nós.
A reportagem começa por dizer que um ex-ministro da economia teria dito, um dia, que bastaria que cada português consumisse mais 10 euros por mês em produtos nacionais para resolver o problema do défice da balança comercial. A verdade é que esta afirmação faz, hoje, mais sentido do que nunca. O nosso blogue junta-se a esta iniciativa e divulga junto dos nossos leitores aquilo que deve ser encarado como uma solução para o país e para todos os portugueses. Esta crise também é nossa e temos que ser todos a puxar pela mesma corda e não estar à espera que outros o façam por nós. Assim a revista enumera 6 medidas:


1 - Opte por produtos nacionais.
Tente comprar alimentos produzidos em Portugal. Este simples acto, multiplicado por milhões de pessoas, durante 365 dias por ano, pode fazer a diferença.


2 - Escolha matérias-primas nacionais.
Se esta consciência colectiva de comprar o que é nosso começar a ganhar mais adeptos, a incorporação de matéria-prima portuguesa na cadeia de produção poderá, também, potenciar a venda destes produtos.


3 - Reduza o consumo de combustíveis.
Basta que cada pessoa possa poupar 1 litro de combustível por dia para que a factura externa desça consideravelmente. Se os 10 milhões de portugueses pouparem 1 litro por dia, são mais 1095 milhões de euros que ficam em Portugal.


4 - Gaste menos electricidade.
Se reduzir fortemente o consumo de electricidade está também a contribuir para que o país reduza o endividamento esterno. Dê prioridade ao período nocturno para ligar electrodomésticos, como as máquinas de lavar roupa e loiça. Não só a electricidade é muito mais barata, como é quase toda produzida com base em fontes renováveis...portuguesas.


5 - Faça férias cá dentro.
O dinheiro que vai gastar é reintroduzido na economia e contribui para que os hotéis, restaurantes e numerosos espaços de lazer necessitem de mais mão-de-obra, ajudando a combater o desemprego.


6 - Poupe mais e melhor.
Aplique as suas poupanças em títulos da dívida pública portuguesa, como os certificados de aforro ou os fundos de investimento com aplicações em dívida nacional. O rendimento do capital pode não ser tão elevado como nas bolsas ou noutros produtos financeiros, mas é uma aplicação mais segura e com rendimento garantido.


1 comentário:

  1. Pois meu caro,
    Já faço e digo isto há já muitos anos.
    O problema não é o poupar, (os Portugueses já são obrigados a isso há muitos anos), ou o consumir Portugues. O problema é o que se gasta,eles, semsentido.
    Por exemplo: O TGV não foi pensado para ligar Faro ao Porto. Foi pensado para ligar a Espanha.
    E achas que aqueles "piquenos vencimentos" deles são para consumir, por exemplo, calçado Portugues?.
    Alem do mais, ainda há a "mania " do Portugues, de utilizar coisas "De Marca".
    (Felismente, muitas vezes a etiqueta diz "made in Portugal"),(eta bim feite!)

    ResponderEliminar