segunda-feira, 7 de junho de 2010

Venezuela compra "Atlântida" mais barato

Chavez compra por 35 milhões o ferry que, devolvido pelos Açores aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, tinha um preço final de 45,9 milhões de euros.
Entendimento entre Sócrates e Chavez resultou na compra do navio (Nuno Ferreira Santos)
Os Açores vão receber 36,2 milhões de euros pelo Atlântida, que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo acabam de vender à Venezuela por 35 milhões. São ressarcidos em 31,7 milhões que já tinham pago antes da rejeição do ferry-boat e 4,6 milhões de multa pelo atraso na entrega do navio com um preço final de 45,9 milhões.
O navio Atlântida, rejeitado pelo governo açoriano por incumprimentos contratuais, poderá partir para a Venezuela antes de a assembleia regional concluir o inquérito ao contrato de adjudicação entre a Atlânticoline SA e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENCV). Com características de luxo pouco habituais neste tipo de navio, o Atlântida, ainda com o nome Açores pintado no casco, está ancorado há um ano na doca vianense, apesar do interesse de armadores estrangeiros, situação que criava dificuldades financeiras adicionais ao estaleiro.
O navio deverá seguir para a Venezuela, por 35 milhões de euros, segundo o princípio de entendimento entre a administração dos ENVC com o Governo de Hugo Chavez, acordado na recente visita do primeiro-ministro José Sócrates a Caracas. O Presidente venezuelano elogiou "a aquisição de um ferry que vai ser de muita utilidade" nas ligações entre o Porto de La Guaira e a Ilha Marguerita.
in Publico.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário