quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cria de cagarros nasceu “em directo” na Internet num ninho no Corvo

Ao contrário do período de incubação, nos próximos tempos é de esperar elevada actividade no ninho durante a noite, pois a cria necessita de ser alimentada com frequência nos primeiros dias. Seguidamente, irá permanecer sozinha no ninho, enquanto os pais passarão o tempo no mar a pescar para a alimentar e para recuperar forças depois do longo período de incubação.
A cria do casal de cagarros que reside num ninho no Corvo, Açores, que está a ser acompanhado em tempo real pela Internet, nasceu no domingo, revelou a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
O ovo tinha sido posto no Dia Internacional da Criança, a 1 de junho, e desde essa altura a vida do casal de cagarros tem sido acompanhada em directo através do endereço eletrónico http://cagarro. spea.pt, numa iniciativa inédita a nível mundial.
O cagarro, eleito Ave do Ano pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), é uma das espécies mais emblemáticas dos Açores, encontrando-se neste arquipélago a maioria da sua população mundial na época da nidificação.
Com esta iniciativa, através de uma câmara de vídeo, é possível acompanhar os movimentos do casal quando se encontra no ninho, sendo esta a primeira vez a nível mundial que é disponibilizado online um ninho de cagarros. “Ao contrário do período de incubação, nos próximos tempos é de esperar elevada atividade no ninho durante a noite, pois a cria necessita de ser alimentada com frequência nos primeiros dias”, refere a SPEA num comunicado em que anunciou o nascimento da cria de cagarro.
Numa fase posterior, a pequena ave vai “permanecer sozinha no ninho, enquanto os pais passarão o tempo no mar a pescar para a alimentar e para recuperar forças depois do longo período de incubação”.
A iniciativa integra o projeto “Ilhas Santuário para Aves Marinhas”, coordenado pela SPEA, que pretende recuperar os habitats de nidificação dos cagarros, uma espécie que nidifica habitualmente em cavidades no solo ou em falésias inacessíveis.

Correio dos Açores

15 comentários:

  1. finalmente deichou de haver corrupcao nos concursos para empregos.

    quando a esmola é muita o santo desconfia

    ResponderEliminar
  2. Já se fala que vai ser anulado o resultado

    ResponderEliminar
  3. devem de se ter enganado porque havia concorrentes do ps e agora vao corrigir o erro

    ResponderEliminar
  4. este ps no corvo é assim

    ResponderEliminar
  5. O PS esqueceu se que quem era para ter ganho o concurso era sem duvida alguma....o pai do cagarro que nasceu em directo...

    ResponderEliminar
  6. Alguém me pode explicar o que é que estes comentários têm a ver com a noticia? Srs administradores do blog (e eu sei que o meu comentário não vai ser publicado mas vai ser lido por vós) ganhem vergonha. Se fosse algum comentário contra outra força politica não era publidado, mas assim ... é o Corvo que temos. Por isso é que nunca haveremos de chegar a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  7. Posso responder à vossa curiosidade.
    O proximo a ir mamar para os serviços agricolas é sem duvida alguém que não sabe fazer nada,não quer sujar as mãos,mal sabe andar a pé e tem o gordo a fazer tudo para o meter lá,sim,porque se assim não fosse ,ele não chegava lá.

    ResponderEliminar
  8. Desta vez dou a "mão à palmatória" e ao João os parabens pela publicação do comentário anterior. Tal como o anónimo de 4AGO11 . 22:54, acho uma tristeza os comentarios anteriores relativos ao concurso que nada têm que ver com a noticia publicada. Agora já podem comentar de acordo com a publicação que está no blog (não esta, mas a que está em 1.º plano do blog). Polémicas à parte, a iniciativa do projeto “Ilhas Santuário para Aves Marinhas” está de parabens pelos resultados alcançados nem que seja unicamente pelo facto de mais uma vez a nossa ilha do Corvo se voltar a falar por razões positivas. A nossa ilha precisa de todos os projectos possiveis, mas para isso temos de "remar" todos para o mesmo lado. Deixei-se de politiquices. Bem haja anonimo das 22:54 pelo comentário.

    ResponderEliminar
  9. Decência precisa-se neste blog e nos comentários. A publicação é sobre “Ilhas Santuário para Aves Marinhas”. Há pessoas que comentam só para deitar abaixo, falarem mal dos outros sob o capote "anonimo" e arranjarem encrencas. É por isso que nunca haveremos de chegar a lado nenhum. Haveremos sempre de ser "os tristes" do Arquipelago.

    ResponderEliminar
  10. Caro Amigo João;
    Porque é que continuam a aceitar este tipo de comentários inflamados que nada têm que ver com a publicação em causa?

    ResponderEliminar
  11. Caro anónimo,
    Os comentários são quase todos publicados pelo facto de cada um ser livre de dizer o que quer sobre o que quiser.
    Cmpts

    ResponderEliminar
  12. Mais uma vez se comprova que os administradores do blogue são tendenciosos... Mudaram de ideias e publicaram o post que tinha ficado na gaveta?:)
    Uma pergunta que eu gostava que me esclarecessem como se eu fosse mesmo ignorante: Se é para ir mamar, o que é que é preciso saber fazer? Para fazer mais do que se fazia não é preciso saber fazer nada (nem sequer andar...) ou eu é que estou a fazer confusão e não estamos a falar dos Serviços Agrícolas do Corvo?
    Não há combinação pior do que maldade e inveja juntos no mesmo pacote. "O gordo" tem nome e aquele que "não sabe fazer nada" não chateia ninguém. Isso sim, é um GRANDE desafio para muitos.
    Último post, for sure.

    ResponderEliminar
  13. Caro anónimo,
    O post não ficou na gaveta, só tem de ver a data do jornal: o jornal é do dia 7 e o post, apesar de ter sido criado a 6, só foi publicado a 7.
    Acho que a explicação esclarece qualquer "ignorante".
    Cmpts

    ResponderEliminar
  14. Esse anónimode 8 de agosto é um exemplo claro do quanto triste pode ser uma pessoa! Meu amigo "quem não sabe é como quem não vé", por isso evite esses comentarios ou seja homenzinho e pelo menos diga quem é!

    ResponderEliminar
  15. Qual anónimo? Há vários... Sou um deles e a única razão por que não dou a cara nestes bloques é porque depois há pessoal engraçado que gosta de insultar anonimamente. Mas vou-te contar um segredo... Sei que me denuncio a escrever assim por isso quando escrevo, não me escondo. Escrevo "bem" e pronto.:) Sou semi-anónimo, portanto.;) E à semelhança do que já fiz antes, identifico-me a ti (e a qualquer um!), mas não aqui. Lamento, mas já vi o tipo de comentários que aqui são postados às vezes e dispenso dores de cabeça à conta disso. G'anda Facebook! Só aparecem os valentes!

    ResponderEliminar