quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Câmara do Corvo quer reduzir dependência energética
Em declarações à agência Lusa, Manuel Rita, autarca eleito pelo PS, diz que este projecto, o primeiro do género nos Açores, permitiria substituir a utilização do gás doméstico (tipo bilha), pela energia solar.
Desta forma, explica o presidente do mais pequeno município dos Açores, a ilha do Corvo deixaria de estar tão dependente do exterior, em termos energéticos, e menos vulnerável a situações de ruptura de combustíveis como tem acontecido nos últimos dias.
Há mais de uma semana que não há gás butano na ilha, devido às más condições meteorológicas nos Açores, que impediram o navio “Santa Iria”, de efectuar a ligação marítima entre as Flores e o Corvo, para reabastecer o único revendedor de combustíveis na ilha.
Segundo Manuel Rita, também desde terça-feira que não há gasolina ou gasóleo para fornecimento aos cerca de 400 habitantes da ilha, embora entenda que esta situação não é totalmente anormal.
“Há sempre quem tenha uma garrafa de gás que possa disponibilizar ao vizinho”, explicou o autarca socialista, para quem os corvinos já se habituaram a conviver com a falta de bens essenciais durante o Inverno.
De qualquer forma, o autarca decidiu apostar nas energias renováveis para tentar reduzir a dependência destes habitantes em relação ao exterior. "
Avião abastece hoje o Corvo
Governo garante abastecimento ao Corvo
Para abastecer a mais pequena ilha dos Açores, onde vivem menos de 500 pessoas, o transporte de mercadorias será assegurado por avião, através da SATA.
O primeiro aparelho parte para o Corvo hoje com 600 quilos de bens de primeira necessidade, entre os quais farinha, fruta, leite e produtos derivados.
“Este procedimento excepcional será utilizado enquanto for necessário para assegurar o abastecimento” do Corvo com bens de primeira necessidade, assegurou o executivo regional.
A Secretaria Regional da Economia revelou ainda que o navio Santa Iria, atracado no Porto das Lajes, nas Flores, está “preparado e pronto” para restabelecer as ligações marítimas com o Corvo, logo que as condições de mar o permitam.
Este navio transportará, entre outra mercadoria, produtos que não podem ser levados por avião, como o gás."
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Bons Velhos Tempos!
Isto é para quem já não se lembra como se faz, ou para quem nunca fez :)
Porque da maneira que isto vai, vamos voltar a isto ;)
domingo, 27 de dezembro de 2009
Após o mau tempo - mais umas fotos
sábado, 26 de dezembro de 2009
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Corvo sem gásoleo agrícola e gás
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
domingo, 20 de dezembro de 2009
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Águias marcam mais, Dragões vencem mais
Benfica e FC Porto disputam domingo o centésimo grande clássico do futebol português em terreno "encarnado", no 213.º jogo oficial entre "rivais" que acumulam 76 anos de grande equilíbrio
Em 212 jogos oficiais, para o "nacional", Taça de Portugal, Supertaça e o "desaparecido" Campeonato de Portugal, os "dragões" somam 80 triunfos, contra 79 das "águias", num "duelo" que terminou empatado em 53 ocasiões.
Apesar desta ligeira desvantagem, o Benfica continua a liderar nos golos marcados em clássicos, com 345 tentos, contra 307 dos portistas, desvanecendo o domínio "encarnado", que no final da época 1983/84 somavam mais 17 triunfos (61 contra 44) e 70 golos marcados (275-205).
Visão
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Tolerância de ponto nos Açores
De acordo com uma nota do Executivo, a tolerância de ponto aplica-se em todas as situações excepto naquelas em que, por razões de interesse público, os serviços devam manter-se em funcionamento nesses dias.
O despacho do presidente do Governo concede, igualmente, tolerância de ponto nos dias 26 de Dezembro de 2009 e 2 de Janeiro do próximo ano.
in acorianooriental.pt
Chuva forte provoca pelo menos 20 desalojados
Os desalojados "estão a ser acomodados em casas do povo e edifícios de sociedades recreativas", referiu um porta-voz do SRPCBA.
A Protecção Civil açoriana não tem até ao momento conhecimento da existência de vítimas mortais ou de feridos em consequência da forte chuva, por vezes acompanhada de trovoadas.
O mau tempo, provocado por uma depressão que "está a passar por cima do concelho da Praia da Vitória", já provocou uma "série de inundações nas freguesias de Quatro Ribeiras, Agualva, Vila Nova, Lajes e em parte da cidade da Praia da Vitória", referiu.
Também há registo de queda de telhados, inundações e derrocadas e está interrompida a estrada Biscoitos-Lajes.
"Temos conhecimento de carros arrastados pela força das águas", assinalou, referindo que "não está ainda clarificada a situação em toda a zona".
Segundo a fonte do SRPCBA, a depressão que afecta a ilha Terceira "está próxima de uma tromba de água" e as previsões apontam para que "nas próximas horas, venha a atingir a costa norte da ilha de S. Miguel (concelho da Ribeira Grande)", acrescentou.
No terreno estão 40 bombeiros e 20 elementos da secretaria regional de Ciência, Tecnologia e Equipamentos, além de efectivos da PSP.
Cerca das 05:15 locais (06:15 em Lisboa), continuava a chover com intensidade e registavam-se trovoadas na ilha Terceira
Google entra para o mercado dos telemóveis em 2010
O telefone, desenhado pela Google e fabricado pela HTC, é uma forte aposta da Google para concorrer com a Apple e o seu popular iPhone no mercado de telefones sem fios.
"A Google está a procurar métodos para ampliar os seus serviços de Internet além do computador", considera o diário norte-americano, que adianta que a tecnológica vai vender o Nexus One directamente na sua página online, sem a interferência de nenhuma operadora de telecomunicações."
domingo, 13 de dezembro de 2009
Escola do Corvo em Itália
De acordo com nota da escola, neste seminário foi apresentado, pela presidente do conselho executivo, a professora Deolinda Estêvão, um projecto cujo objectivo central é o desenvolvimento de um trabalho relacionado com a educação ambiental: tratamento e valorização de resíduos, comparação com a experiência europeia no domínio da educação ambiental.
O projecto foi seleccionado e estabeleceu-se uma parceria com seis escolas europeias – Noruega, Bélgica, Eslovénia, Itália, Espanha e Chipre. Desde há cinco anos que a escola corvina participa em projectos deste tipo, considerados importantes para aprofundar e melhorar os currículos, trocar recursos, conhecer as semelhanças e diferenças culturais, entre outros aspectos.
sábado, 12 de dezembro de 2009
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
CÁTIA NUNES FAZ RELATO DA VIAGEM Bélgica e Corvo unidos pela União Europeia
Estas são duas das diferenças abissais entre o Corvo e a Bélgica, país que Cátia Nunes (22 anos) teve oportunidade de conhecer a convite da eurodeputada, eleita pelo PSD/Açores, Maria do Céu Patrão Neves.
A jovem corvina “adorou” a visita à Bélgica, sobretudo a “acolhedora cidade de Bruges”, bem como o “excelente convívio” proporcionado pelos 30 jovens que integraram a comitiva, a que se juntam 20 profissionais ligados a órgãos de comunicação social.
Vice-presidente da JSD/Corvo, Cátia Nunes entende “não ser fácil” passar a mensagem da importância para o arquipélago das decisões tomadas no Parlamento Europeu.
“O Corvo é um meio muito pequeno. Torna-se muito complicado mudar a mentalidade das pessoas, que acabam por votar mais nos partidos do que nas pessoas e projectos”, vinca.
De qualquer modo, pela realidade descortinada em Bruxelas, notou que os eurodeputados têm uma “agenda de trabalho exaustiva”, propondo a realização de mais intercâmbios com jovens com vista “ao conhecimento real da União Europeia”.
Namorados em baixa
Embora lamentando a inexistência de um centro comercial, Cátia Nunes acha “agradável” viver no Corvo, “sobretudo na época do Verão”.
“Os jovens, a estudar fora, regressam à ilha nas férias e é possível passar momentos bastante agradáveis”, numa sociedade sem rasto de pobreza e criminalidade.
Abre-se, então, espaço para os bailaricos e animação na única discoteca (O Formidável) da mais pequena ilha açoriana, além dos jogos de futebol e voleibol.
A completar o 12º ano de escolaridade, Cátia Nunes encontra ainda momentos de diversão nas actividades dos escuteiros e a dançar a chamarrita e cantar aos Reis.
A ampliação da pista do Corvo é que deu cabo das corridas dos corvinos ao fim do dia.
A permanência na ilha é uma equação em aberto, até porque os jovens “não têm perspectivas de emprego”.
Namorados é que estão fora de questão, já que, segundo Cátia Nunes, “o mercado está fraco”
Com a esquisitice das moças locais, quem parece tirar dividendos são as professoras continentais que vão leccionar para o Corvo e que por lá acabam por casar…
in auniao.pt
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Ponto de situação da gripe A entre 30 de Novembro e seis de Dezembro
No Hospital de Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, estão internadas quatro pessoas, três delas em estado crítico.
A Secretaria Regional da Saúde informa que estão quatro pessoas internadas no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.Três dessas pessoas encontram-se nos Cuidados Intensivos e, segundo informação do unidade hospitalar, inspiram algum cuidado. A outra pessoa apresenta uma situação estável. Na semana de 30 de Novembro a seis de Dezembro, foram confirmados nos concelhos em fase de transição, oito casos de gripe A (H1N1) em Angra do Heroísmo, 29 em Praia da Vitória, três na Horta. Nos concelhos em fase de minimização registaram-se, com confirmação laboratorial de vírus da gripe A (H1N1), 19 em Ponta Delgada, 16 em Lajes do Pico, 13 em Ribeira Grande, 13 em Lagoa, seis em Madalena, cinco em Povoação, quatro em S. Roque do Pico, dois em Vila Franca e um no Nordeste.
Foram também diagnosticados, independentemente do vírus em causa, 74 casos em Ponta Delgada, 23 em Lajes do Pico, 23 na Lagoa, 12 na Ribeira Grande, 11 na Madalena, 11 na Vila Franca, quatro em S. Roque do Pico, três em povoação e um no Nordeste.
Dornier DO228 vendido ao Chile!
Foto daqui