sexta-feira, 7 de maio de 2010

31 personalidades condecoradas no Dia dos Açores



O Dia dos Açores é assinalado este ano na ilha do Corvo, em ano de centenário da implantação da República Portuguesa.
De entre os homenageados, estão os dois açorianos que foram Presidentes da República: o faialense Manuel de Arriaga e o micaelense que o substituíu no cargo, Teófilo de Braga - é-lhes atribuída a mais importante insígnia, a "Autonómica de Valor".Por outro lado, o PSD pretendia condecorar também o padre Weber Machado, que, durante muitos anos, foi Presidente da Cáritas, mas a maioria socialista chumbou o nome.A insígnia de "Reconhecimento" vai ser atribuída ao antigo deputado socialista Cunha de Oliveira e aos já falecidos Ernesto Melo Antunes, ligado ao processo revolucionário do 25 de Abril, Carlos Corvelo e Raul Gomes dos Santos, ambos antigos governantes, destinção que é ainda atribuída ao jornalista Gustavo Moura, aos escritores Daniel de Sá, Álamo de Oliveira e Eduíno de Jesus, ao dramaturgo Norberto Ávila, ao pintor Nuno da Câmara Pereira e ao antigo autarca Rui Meireles.Com o "Mérito Profissional" são reconhecidos, a título póstumo, os médicos Estrela Rêgo, oftalmologista, e o pediatra Homem de Gouveia.É homenageado também George do Nascimento.11 personalidades entre as quais duas mulheres: Maria dos Santos Machado e Manuela Medeiros - são reconhecidas com a insígnia "Autonómica de Mérito Cívico".Com o "Mérito Cívico" é também agraciado o advogado Carlos Melo Bento, os políticos José Decq Mota e Manuel Serpa, o jornalista Rúben Rodrigues e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, Francisco da Silva Ferreira.São condecorados ainda João Gomes Vieira, Bruno Domingues da Ponte e Durval Terceira, e, a título póstumo, Tio Pedro Cepo - um homem ligado à cultura popular e que já tinha sido distinguido com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República.A insígnia "Autonómica de Dedicação" vai ser atribuída a Rui Miranda de Mesquita e as de "Mérito Industrial, Comercial e Agrícola, a António Maria da Cunha, Adalberto Martins e à Fábrica de Chá Gorreana.


in rtpacores.pt

8 comentários:

  1. Muito bom isto... Um gesto porreiro a quem já não está entre nós e que divulgou e muito o Corvo!!!

    ResponderEliminar
  2. E a Ariel não faz viagens nesse dia... Mesmo muito bom!

    ResponderEliminar
  3. Não faz viagens nesse dia?? Tens a certeza?? Nesse dia até sem gasóleo ela vai andar!!!

    ResponderEliminar
  4. o pior é que todos os homens vao ter que ir de fato preto e as mulheres de vestido comprido lol

    ResponderEliminar
  5. E ainda dizem que o governo não gosta de vir cá!
    Claro que não!

    Vocês são uma cambada de burros.
    Em todas as festas deste tipo existe um protocolo, que neste caso é fato escuro e vestido curto. Quem não quer, ou não tem, fato ou vestido curto, pode ir com roupa de outro tipo!

    Que eu saiba lá não diz que é obrigatório

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 12:57, realmente tens toda a razão... Em relação ao último anónimo... Onde foste buscar esse protocolo?

    ResponderEliminar
  7. Olhem!!! no meio disto tudo,o que interessa é a nossa ilha estar tão gira pá,multicores,as casas a cair,com os muros branquinhos,tudo preparado com tanto esmero que até comove...(tanta cara lavada,(mas tanto rabo sujo)... eheheh

    ResponderEliminar
  8. porreiro pá!!!!
    anonimo das 17:53

    ResponderEliminar