sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Corvo já tem carta de geossítios

A Universidade dos Açores (UAç) anunciou esta sexta-feira a edição da carta de registo e caracterização dos particularismos dos quatro geossítios do Corvo – Caldeirão, Ponta do Marco, Carolina, Arribas e Fajã Lávica de Vila do Corvo.

A carta de geossítios da mais pequena ilha açoriana é a terceira editada pela UAç, no quadro do projecto “Geoparque Açores”, lançado pelo Governo Regional para “proteger e promover o património geológico numa perspectiva de desenvolvimento sustentável”.

Já tinham sido editadas as cartas respeitantes aos geossítios de Santa Maria e Graciosa, prevendo-se a conclusão dos documentos relativos ao Faial e Pico em 2011, adiantou João Carlos Nunes, investigador do Departamento de Geociências da academia açoriana.

Segundo o investigador, as cartas dos geossítios açorianos elaboradas no âmbito do “Geoparque Açores” incluem textos explicativos, fotos e outros elementos destinados a “cativar e informar os interessados” em eventuais visitas.

Da Carta de Geossítios do Corvo, que será disponibilizada a escolas e instituições, além de ser colocada à venda, constam igualmente mapas sobre a geologia da ilha, áreas protegidas e ambientais, trilhos pedestres, miradouros e pontos de observação privilegiados.

Açoriano Oriental

Sem comentários:

Enviar um comentário