sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

CORVO - Folia até às tantas

A ilha mais pequena do Arquipélago continua, à semelhança de anos anteriores, a celebrar a passagem de ano, tal como acontece nas outras regiões e distritos do País, não tendo nenhuma tradição em especial que possa ser referenciada.
Apesar de se ter verificado uma quebra no abastecimento de víveres em meados de Dezembro, tal não impossibilitou que os corvinos planeassem com antecedência a passagem de ano uma vez mais, festa que irá ser aberta à população em geral.Este ano, as celebrações previstas na ilha mais pequena do Arquipélago, irão decorrer, pela primeira vez, nas instalações da Associação dos Bombeiros daquela ilha.A reportagem do expressodasnove.pt esteve à fala com Paula Dias, organizadora do evento, sobre as características da festa de Ano Novo na ilha mais pequena e menos populosa da Região. A interlocutora refere que o conceito da festa, este ano, será muito simples, nomeadamente no que toca à animação musical, que será da responsabilidade da própria organização, com recurso aos cd’s e à aparelhagem de música, instalada para o efeito no local da festa. A entrevistada adianta ainda estar agendado abrirem as portas por volta das 23h00, para quem queira passar a meia-noite já no local, onde a festa irá ter lugar. A interlocutora afirma, também, que terão o tradicional champanhe e as 12 passas a acompanhar, para quem passar a meia-noite na Associação de Bombeiros do Corvo. Outro ponto importante a referenciar nestas festividades de comemoração do ano novo é o facto desta ser aberta à população e gratuita.A ocasião deverá reunir, de acordo com as expectativas de Paula Dias, mais de uma centena de pessoas, sendo que o espaço em causa tem capacidade para albergar a totalidade da população daquela ilha.Questionada sobre a duração da festa, a interlocutora refere que a animação da festa deverá prolongar-se até altas horas da noite, dependendo da resistência e da vontade dos convivas, escusando-se a dar uma hora precisa para o terminus da festa. No entanto, a expectativa para este ano é boa, avança a entrevistada ao expressodasnove.pt.No entanto, e no Corvo a festa de passagem de Ano não se faz somente nos Bombeiros, ela é também feita a nível privado e entre amigos, e refira-se que a nível de fogo-de-artifício, e ao que o expressodasnove.pt apurou, o mesmo não se irá verificar até porque a autarquia local não tem tradição de o fazer, sendo que as festas naquela ilha são da responsabilidade de privados e não do município.




                                                                                                                                in expressodasnove.pt

Alguns números sobre a realidade da ilha

"De acordo com dados do final de 2009, o Corvo tinha uma população de 480 pessoas distribuída por 140 habitações.
Os dados demográficos do Corvo indicam que a ilha tem 266 homens e 213 mulheres.
Ao contrário do que acontece com a população portuguesa e açoriana, no Corvo o sexo masculino está em maioria em todas as faixas etárias, com 25 rapazes entre os 10 e os 14 anos e 20 raparigas e 28 jovens masculinos e 22 femininos, entre os 15 e os 25 anos de idade.
No que se refere a casamentos, o número registado nos últimos anos variou entre os zero e os três. No entanto, na há vários casos de união de facto.
Quanto aos equipamentos públicos, para além dos serviços camarários de dependentes do Governo Regional e da República, o Corvo dispõe quartel de bombeiros, serviços de saúde, escola básica integrada e jardim de infância, igreja, correios, banca, três restaurantes e um snack bar para além de aeródromo e porto.
No Corvo existem cerca de 200 televisões e acesso à internet é gratuito para toda a população.
A mais pequena ilha tem 15 professores, um médico permanente e uma enfermeira.
Desde do final dos anos 80 que o Corvo passou a dispor de um parque automóvel que atinge cerca de uma centena de viaturas.
A economia da ilha assenta na agricultura, pescas e comércio."
Diário Insular
A internet grátis, já era...

CTT Correios de Portugal

O que "outro" fez foi uma forma de protesto e de mostrar descontentamento com uma situação independentemente de ser exagerada ou não. Mas não vou discutir aqui se foi ou não a melhor forma de o fazer. Se todos os que aqui comentam tomassem uma posição de protesto se calhar as coisas não estavam assim..Quantas vezes já escreveram no livro de reclamações desde que a empresa adoptou este horário? O mesmo se passa com as finanças ou com a EDA. Mas isto não é só dos corvinos. O português quando está descontente com alguma coisa é capaz de virar a loja de pernas para o ar ou até de bater no funcionário, mas se lhe colocam um livro à frente para reclamar ele não escreve "para não se chatear". Se daqui a um mês eles tivessem que mudar o livro de reclamações porque aquele estava cheio, de certeza que as coisas não continuavam assim. E o mesmo se aplica a todos os outros serviços que não estão a funcionar como deve ser.
Feliz Ano Novo

Um Bom Ano de 2011 com tudo de bom!


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CTT continuam a "meio gás" dois meses depois...

Os Corvinos têm a (des)honra de viverem no (possivelmente) único sítio onde os CTT Correios só estão abertos meio dia!

P.S.: Parece que é para continuar assim!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Corvo já tem carta de geossítios

A Universidade dos Açores (UAç) anunciou esta sexta-feira a edição da carta de registo e caracterização dos particularismos dos quatro geossítios do Corvo – Caldeirão, Ponta do Marco, Carolina, Arribas e Fajã Lávica de Vila do Corvo.

A carta de geossítios da mais pequena ilha açoriana é a terceira editada pela UAç, no quadro do projecto “Geoparque Açores”, lançado pelo Governo Regional para “proteger e promover o património geológico numa perspectiva de desenvolvimento sustentável”.

Já tinham sido editadas as cartas respeitantes aos geossítios de Santa Maria e Graciosa, prevendo-se a conclusão dos documentos relativos ao Faial e Pico em 2011, adiantou João Carlos Nunes, investigador do Departamento de Geociências da academia açoriana.

Segundo o investigador, as cartas dos geossítios açorianos elaboradas no âmbito do “Geoparque Açores” incluem textos explicativos, fotos e outros elementos destinados a “cativar e informar os interessados” em eventuais visitas.

Da Carta de Geossítios do Corvo, que será disponibilizada a escolas e instituições, além de ser colocada à venda, constam igualmente mapas sobre a geologia da ilha, áreas protegidas e ambientais, trilhos pedestres, miradouros e pontos de observação privilegiados.

Açoriano Oriental

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Boas Festas!

A equipa do Putas&Vinho de Cheiro deseja a todos os nossos seguidores, leitores e comentadores, um Feliz Natal!

Açores em alerta amarelo devido

O Instituto de Meteorologia (IM) activou o alerta amarelo para os Açores devido à previsão de ocorrência de chuvas fortes em todas as ilhas desde a durante o dia de hoje. Segundo o IM, a precipitação forte começará por atingir as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo), estendendo-se, depois, aos grupos Central e Oriental.
Todas as ilhas açorianas serão atingidas por chuvas por vezes fortes até ao final do dia de hoje, dia 23, segundo as previsões do Instituto de Meteorologia.
Diário dos Açores

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Particulares recebem inumeros materiais de Construção


Tal como chegou à nossa Redacção, nos últimos dias, várias pessoas residentes na nossa Ilha, têm recebido cartas vindas da Secretaria Regional da Economia, pedindo Licenças de Obras, isto porque ao que parece, essas mesmas pessoas recebem (com muita frequência) "big bags" de areia e brita, bem como paletes de cimento e de blocos.
A parte mais bonita é que essas pessoas já não têm obras e continuam a chegar guias de remessa destes materiais ao Corvo, e em seu nome.
Tudo isto se explica porque as empresas pagam transporte de bens das Flores para o Corvo e vice-versa.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Governo decidiu abastecer o Corvo

Antes que aconteçam as cenas ridículas do ano passado, "O Governo Regional dos Açores decidiu hoje acionar o plano de contingência para abastecimento de produtos alimentares à ilha do Corvo, a mais pequena do arquipélago, que está há 18 dias sem ligações marítimas.
A decisão, divulgada esta noite pela Secretaria Regional da Economia, surge na sequência das condições atmosféricas adversas que se têm feito sentir naquela zona do Oceano Atlântico e que estão a condicionar o acesso marítimo ao Corvo.
Por essa razão, não se realizam há 18 dias as ligações marítimas entre o Corvo e a vizinha ilha das Flores, já que o estado do mar tem impedido o navio ‘Santa Iria’ de atracar no Porto do Corvo.
Na sequência da ativação do plano de contingência serão transportadas na segunda-feira para o Corvo cerca de duas toneladas de produtos alimentares por via aérea.
Esta medida pretende evitar uma rutura nas reservas de produtos alimentares naquela pequena ilha, onde vivem menos de 500 pessoas."

Açoriano Oriental

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Corvo Isolado por via Marítima

Numa época em que o anti-ciclone dos Açores tem andado perdido, o Inverno começa a pregar as suas partidas. Já vai para um mês que o navio Santa Iria não se desloca ao Corvo, devido às más condições que se fazem sentir no Porto da Casa. Com as previsões a apontarem para mais uns dias de mau tempo, é possível que se faça sentir necessidade de combustíveis e de gás. No caso do combustível, o Fundo de Abastecimento Regional (Gasóleo) já tem vindo a servir de sustento para a EDA e para a Castanheira&Soares, restando cerca de 6500 litros de gasóleo. Nas mercearias os produtos vão escasseando, o que pode tornar a quadra natalícia um pouco menos requintada, visto que parte dos produtos destinados ao Natal se encontra impedida de chegar ao Corvo.

Esperemos também que não seja necesssário recorrer às técnicas usadas no ano passado, onde se puseram em risco várias vidas para trazer tabaco e 60 garrafas de gás.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

EUA = Democracia???


"O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, foi detido pela polícia de Londres em função de uma ordem de prisão das autoridades suecas por suspeita de violação, anunciou a Scotland Yard em comunicado.

Julian Assange, 39 anos, foi preso em virtude de um mandado europeu e depois de se apresentar à polícia às 9H30. Assange deverá comparecer nas próximas horas no tribunal de primeira instância de Westminster.
O fundador e "cara" da Wikileaks é acusado de violação e agressão sexual num caso e de agressão sexual e coerção noutro, de acordo com a polícia sueca.
Assange encontrava-se em local desconhecido no Reino Unido desde que o Wikileaks começou a divulgar centenas de telegramas diplomáticos dos Estados Unidos na semana passada.
O fundador do Wikileaks já havia afirmado recentemente a sua vontade de se entregar hoje à Scotland Yard.
Jennifer Robinson, advogada de Julian Assange, disse hoje que o fundador do site wikileaks irá lutar contra a sua extradição para a Suécia, por temer ser enviado para os EUA.
No final da semana passada, o chefe da minoria republicana no Senado dos Estados Unidos (EUA), Mitch McConnell, classificou Julian Assange como "um terrorista de alta tecnologia".
A divulgação na internet das mensagens, muitas das quais classificadas como secretas, "provocou um prejuízo enorme aos Estados Unidos e às suas relações com os aliados"
, afirmou McConnell no programa 'Meet the Press' da cadeia televisiva NBC."


in noticias.sapo.pt

A política dos Estados Unidos continua a meter nojo. Este homem tornou públicos os mais importantes segredos da América, nomeadamente a Guerra do Iraque, os Voos da CIA em Portugal, os presos de Guantânamo.
Literalmente, foi um verdadeiro exemplo que serviu para advertir e abrir os olhos de muita gente que tinha os Estados Unidos como um exemplo de Democracia.

Agora é acusado de terrorismo pelos EUA... Valha-me Nossa Senhora!
A verdade doi... (às vezes)!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Aviso de ondas até nove metros

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu ontem um alerta para o agravamento da agitação marítima no arquipélago, com ondas que podiam chegar aos nove metros de altura. Os maiores perigos com a ondulação poderiam ser registados no grupo Ocidental e Central, até às 23h00 desta segunda-feira. A Protecção Civil e os Bombeiros dos Açores recomendam às populações que adoptem as precauções habituais nestas alturas.
Açoriano Oriental

domingo, 5 de dezembro de 2010

Deslizamento de terras na ilha das Flores obriga a evacuar povoação

Um deslizamento de terras destruiu muitas das casas de Fajãzinha, na ilha das Flores, nos Açores. Uma torrente de lama invadiu a localidade, obrigando a que os 85 moradores tivessem de ser retirados da localidade. Foi com dificuldade que as pessoas foram retiradas, principalmente as mais idosas. Os habitantes estão alojados num aldeamento turístico e os idosos acamados foram deslocados para o centro de saúde das Lajes. O deslizamento de terras ocorreu na sexta-feira e foi provocado pelo mau tempo que assolou a ilha. Neste momento decorrem trabalhos para tentar limpar os acessos mas ainda vai ser necessário remover toneladas de lama e analisar a integridade estrutural das casas. Segundo a Protecção Civil ainda não é possível prever quando a situação estará resolvida.
rtpn

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

"O mar quer comer a terra!"

Inverno tipicamente corvino. Há dias assim...
Tal como tem acontecido em anos anteriores, este ano o mar voltou a "brincar" com um contentor de frio (utilizado pela Lotaçor), até que ele já nem aparece.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Hoje isto está assim:




Onde está a fibra óptica???

Dava cá um jeito...

Segundo o WikiLeaks, os voos da CIA passaram em Portugal

"Portugal voltou a ser citado em documentos revelados pelo WikiLeaks. Nos 250 mil telegramas diplomáticos começados a revelar esta semana pelo polémico site estão 722 emitidos pela Embaixada dos EUA em Lisboa, e entre eles um que indica que o Governo norte-americano pediu a Portugal para deixar passar em território nacional voos da CIA.
Segundo a agência Lusa, o pedido foi “complicado” por causa da pressão da oposição e do Parlamento Europeu sobre o Governo português, lê-se no telegrama, que recorda a ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, se demitir se as suspeitas relacionadas com a passagem de voos ilegais da CIA por Portugal viessem a ser provadas.

O documento, agora revelado, data de Outubro de 2006 e é classificado como secreto. As pressões em redor do WikiLeaks continuam a aumentar, enquanto este insiste na sua “missão” de intermediar a publicação de informação de fontes que desejam permanecer anónimas.

Além do site ter permanecido offline durante uma boa parte do dia desta quarta-feira – por ter deixado de estar alojado nos servidores da Amazon -, a imprensa internacional dá conta de que a Interpol terá emitido um mandado de detenção para Julian Assange, seu fundador, acusado de violação, assédio sexual e coerção ilegal.

Previsto para meados deste mês, o novo site fará com que "um maior número de pessoas tenha acesso ao maior número de documentos possível", garante Daniel Domscheit-Berg, até há pouco tempo porta-voz do WikiLeaks, que faz questão de acrescentar que o poder sobre o novo recurso "estará mais distribuído". "


in Tek.sapo.pt