terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Novidades tecnológicas que poderemos esperar encontrar em 2011

A poderosa Intel prepara-se para lançar em Janeiro os novos processadores Sandy Bridge, os Intel Core de segunda geração. A previsão para o seu lançamento é que ocorram na CES, a exposição mundial Consumer Electronics Show, evento realizado anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, neste mês de Janeiro.Os novos processadores não significam apenas um novo avanço da capacidade de processamento dos computadores. Significam também a entrada da Intel no domínio do grafismo avançado, ameaçando a hegemonia da NVídia e da ATI. Os engenheiros da Intel declaram que o novo processador vai poder fazer processamento gráfico equivalente ao das placas gráficas dedicadas.Outra novidade é que a gigante chinesa dos computadores, a Lenovo, se prepara para entrar em 2011 no mercado das consolas de jogos. Depois da X-Box da Microsoft, da Playstation da Sony e da WII da Nintendo, está a caminho uma nova consola que vai designar-se Ebox. A aposta vai ser na ligação à Internet e em funcionalidades de detecção do movimento semelhantes às da concorrência, através de uma câmara a colocar em cima da televisão. Quanto aos telemóveis, está já em preparação, em Portugal, a rede 4 G que promete velocidades ainda maiores.Os smartphones, telemóveis inteligentes, continuam a ser a grande surpresa, em Portugal por exemplo já superaram o milhão de unidades vendidas. Um fenómeno a que não é alheio o sucesso do sistema operativo da Google para telemóveis, o Android.Também os tablets estão em grande expansão, com destaque para o I Pad da Aple e para o Galaxy Pad da Samsung. Os tablets concorrem cada vez mais com os portáteis, os quais são cada vez mais ultra-finos. É previsível que durante este ano de 2011 o mercado dos tablets cresça ainda mais.Na electrónica de consumo o 3D não vingou, e os fabricantes voltam-se agora novamente para os sistemas Home Cinema e para os LED’s ultra-finos, melhorando ainda mais a sua imagem. 2011 pode ser o ano da afirmação do formato Blue Ray nos suportes de distribuição de conteúdos, em Portugal.

Outra novidade vem a caminho com as câmaras de vídeo, muitos dispositivos da gama semi-profissional vão apresentar ligação directa à Internet, nomeadamente via Hi-Fi, para publicação imediata de conteúdos. Uma forma de responder às funcionalidades e integração dos smartphones, equipados com câmaras cada vez melhores.

Perspectivam-se também estabelecimentos comerciais em 3 D, espaços onde vai ser possível entrar e circular, à semelhança do que se faz hoje no jogo World of Warcraft, ou no Second Life. Chamam-lhe a Internet 3 D.

2 comentários:

  1. Em 2011 a fibra óptica tembém vai chegar ao Corvo e Flores? Procura aí mais informação... lol.

    ResponderEliminar
  2. Fibra optica ja nao era mau... ja dava mais gozo

    ResponderEliminar