quarta-feira, 2 de março de 2011

Subsídio de Natal poderá ser pago com dívida pública

"Os funcionários públicos correm o risco de receber o subsídio de Natal em certificados do tesouro ou de aforro, avança hoje o "Correio da Manhã", que adianta que esta é uma das várias medidas de austeridade que o Governo poderá utilizar em caso de necessidade para cumprir o défice orçamental de 2011.

Esta medida, diz o jornal, permitiria ao Governo não recorrer ao crédito nos mercados externos para pagar aos funcionários públicos o subsídio de Natal, sendo que a despesa com este direito social ascendeu em 2010 a cerca de 3,8 mil milhões de euros. Se assim for, adianta ainda, o Estado imporá uma poupança forçada aos seus trabalhadores por uns meses, já que estes só poderão movimentar esta verba passado seis meses, no caso dos certificados do tesouro, e três meses, no caso dos certificados de aforro.


Esta possibilidade é uma das propostas que deverão estar em cima da mesa no encontro que o primeiro-ministro e o ministro das Finanças têm hoje com a chanceler alemã Angela Merkel, diz o jornal."


in Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário