Laranja: Casos não confirmados
A gripe suína ou gripe porcina é uma doença causada por uma variante do vírus H1N1. O vírus pode ser transmitido através de contacto com animais e objectos contaminados. Uma nova variante do vírus pode ser transmitida entre humanos e é considerada epidémica no México. O governo mexicano anunciou 149 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e 1600 casos suspeitos o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional", e tem grandes chances de se tornar uma pandemia.
Como é a sua transmissão?
- A contaminação dá-se da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contacto directo com o infectado, ou indirecto (através das mãos) com objectos contaminados.
- Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius destrói o vírus da gripe suína.
Quais os Sintomas?
Assim como a gripe humana comum, a suína apresenta os sintomas: febre, cansaço, fadiga, dores pelo corpo e tosse.
Os Números:
- No México eleva-se a pelos 150 o número de mortos, e cerca de 1500 casos suspeitos;
- Quarenta casos confirmados no Estados Unidos, seis no Canadá e na Escandinávia;
- Um jovem espanhol como caso confirmado;
- A Espanha declarou vinte casos suspeitos;
- O Reino Unido confirmou a existência de duas pessoas infectadas;
- Foram registados casos suspeitos em França e Suiça;
A Cura...
De acordo com a OMS, o medicamento antiviral oseltamivir, em testes iniciais mostrou-se eficaz contra o vírus H1N1, mas a doença só pode ser tratada quando é descoberta precocemente.
Fonte: Wikipedia
Sem comentários:
Enviar um comentário