quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Câmara do Corvo quer reduzir dependência energética

"O presidente da Câmara Municipal do Corvo pretende adquirir 200 painéis solares domésticos para instalar nas moradias da ilha, no sentido de reduzir a dependência energética em relação ao exterior.
Em declarações à agência Lusa, Manuel Rita, autarca eleito pelo PS, diz que este projecto, o primeiro do género nos Açores, permitiria substituir a utilização do gás doméstico (tipo bilha), pela energia solar.
Desta forma, explica o presidente do mais pequeno município dos Açores, a ilha do Corvo deixaria de estar tão dependente do exterior, em termos energéticos, e menos vulnerável a situações de ruptura de combustíveis como tem acontecido nos últimos dias.
Há mais de uma semana que não há gás butano na ilha, devido às más condições meteorológicas nos Açores, que impediram o navio “Santa Iria”, de efectuar a ligação marítima entre as Flores e o Corvo, para reabastecer o único revendedor de combustíveis na ilha.
Segundo Manuel Rita, também desde terça-feira que não há gasolina ou gasóleo para fornecimento aos cerca de 400 habitantes da ilha, embora entenda que esta situação não é totalmente anormal.
“Há sempre quem tenha uma garrafa de gás que possa disponibilizar ao vizinho”, explicou o autarca socialista, para quem os corvinos já se habituaram a conviver com a falta de bens essenciais durante o Inverno.
De qualquer forma, o autarca decidiu apostar nas energias renováveis para tentar reduzir a dependência destes habitantes em relação ao exterior. "

11 comentários:

  1. katt (clean the planet!!)30 de dezembro de 2009 às 18:11

    afinal ja chegou gás ao corvo hoje ou não? mas acho que sim,os paineis são uma optima ideia,tambem devia se reciclar mais nesta terra,somos poucos,podiamos ser nos a dar o exemplo,olhem os trabalhos que a malta tinha na festa de escola? achei a ideia genial.Acho que sim pessoal,ta na altura de abrir os olhos!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Manuel Rita. Pode não ter o dom da palavra, mas isso não invalida que seja muito inteligente e com óptimas ideias. É disso que o Corvo precisa.

    ResponderEliminar
  3. podes crer, só mesmo rir pra não chorar

    ResponderEliminar
  4. katt (im going to kick ass!!)1 de janeiro de 2010 às 15:12

    esse "lololol" nao é sobre o meu comentário ou é???

    ResponderEliminar
  5. nao, axo que é sobre o segundo comentario

    ResponderEliminar
  6. katt (acho bem....) hmmmmmm1 de janeiro de 2010 às 17:48

    good...pq acho que o pessoal deveria mesmo de abrir o olho quanto ao ambiente,não é coisa para lololar.

    ResponderEliminar
  7. Tanta gente venenosa... Parabéns Manel.

    ResponderEliminar
  8. se limpassem a porcaria da lixeira ....
    mas isso nao enteressa pois nao dáq impacto. e os 750.000 euros vao para outra ilha .
    Só tenho uma coisa a dizer , cada terra tem o ke mereçe.
    agora aguentem.. lolololol

    ResponderEliminar
  9. mas como e que voces sabem que a limpeza da lixeira nao e para fazer? agora para vos agradar tinha que ser feita ja depressa, nao se pode agradar a toda a gente paciencia.

    ResponderEliminar