terça-feira, 13 de abril de 2010

Costa açoriana poderá conter petróleo e gás

O subsolo marinho que poderá ser acrescentado à jurisdição portuguesa, poderá conter petróleo e gás natural.


O responsável da Estrutura de Missão para a Extensão de Plataforma Continental (EMEPC), que hoje apresentará nas Nações Unidas, em Nova Iorque, os fundamentos jurídicos, científicos e técnicos da candidatura nacional à extensão da plataforma continental, afirma que existe uma “boa bacia de retenção” ao largo dos Açores.
Manuel Pinto de Abreu admitiu existirem “vários e extensos” depósitos similares na plataforma continental estendida que poderá ser reconhecida a Portugal.
Pretende-se assim passar das 200 milhas, correspondente aos limites da actual Zona Económica Exclusiva (ZEE), para as 350 milhas ou até 100 milhas para além da batimétrica dos 2500 metros.
O responsável acrescentou mesmo “sabemos que há hidrocarbonetos, eles existem, é preciso ver de que tipo existe e quais as condições de exploração” afirmou, especificando que esses recursos estão disseminados pelas três áreas (Continente, Madeira e Açores).
Manuel Pinto de Abreu salientou, contudo, que a probabilidade de existir petróleo ou gás natural “carece de ser confirmada” calculando-se que sejam necessários pelo menos três anos para validação de “indícios seguros” sobre a existência de hidrocarbonetos e cerca de dez anos para desenvolver a sua exploração.
Paralelamente aos hidrocarbonetos, a plataforma continental estendida apresenta diversos metais e “um sem número de minerais e de recursos vivos com diferentes utilizações industriais”, o recurso com “maior potencial”, na opinião do especialista.
A proposta portuguesa será agora objecto de uma “avaliação técnica e de profundidade” por uma subcomissão emanada pela Comissão de Limites da Plataforma Continental.

JornalDiario

1 comentário:

  1. será que tenho combustível no meu quintal?
    vou começar a cavar hoje

    ResponderEliminar