sexta-feira, 9 de abril de 2010

Notas dos alunos vão estar na net


Os encarregados de educação vão poder acompanhar o percurso escolar dos filhos, ver as notas e matriculá-los no Ensino Básico via Internet, numa medida do programa Simplex, que hoje, sexta-feira, entra em discussão pública. O objectivo é disponibilizar o sistema em 2011.
A partir de agora e até final deste mês, pais, associações, empresas e demais cidadãos poderão consultar as medidas de simplificação propostas pelos serviços e apresentar sugestões. Todos vão poder participar no blogue (na página www.simplex.pt) e, durante o próximo mês, será apresentado o programa.
Do Ministério da Educação surge o dossiê do aluno, de modo a permitir que os encarregados de educação acompanhem e verifiquem, via online, a vida escolar dos filhos, inclusive as suas notas. Para garantir a confidencialidade dos dados, os pais deverão aceder apenas à informação dos seus filhos, mediante uma senha. Na proposta, está ainda incluída a "Matrícula Net", para uma inscrição simplificada e rápida dos alunos no Ensino Básico. Outra vertente prevista no dossiê do aluno passa por disponibilizar a certificação das qualificações.
Ao JN, a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, explicou que o programa, que envolve vários ministérios, terá, depois, um ano para ser executado. E recordou que 10% do anterior foi feito com base em sugestões.
No que toca ao dossiê do aluno, explicou que "o compromisso do Ministério da Educação, que é o proponente da medida" prevê que a nova funcionalidade online esteja a funcionar no ano lectivo que arranca em 2011. O que se pretende com a introdução da medida no Simplex é que fique disponível em todas as escolas públicas a partir do Ensino Básico.
A propósito do ensino, a governante recordou que avança este ano um projecto pioneiro com a Universidade de Aveiro para a chamada certidão permanente de habilitações do Ensino Superior.


in jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário