quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Incidente com dornier deveu-se a falha hidráulica
terça-feira, 26 de outubro de 2010
O Paul morreu!
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
TRANSFERÊNCIAS DO ESTADO Câmara do Corvo perde 140 mil euros
O presidente da Câmara do Corvo, Manuel Rita, considerou ontem que a redução de 140 mil euros nas transferências do Estado, prevista na proposta de OE para 2011, representa "muito dinheiro" para o mais pequeno município dos Açores.
“É muito dinheiro numa câmara como a do Corvo, vamos ter que apertar o cinto, mas já estava a contar, porque sabemos que o país está em dificuldades", afirmou Manuel Rita em declarações à Lusa, recordando que "até os cidadãos têm que cortar em gastos supérfluos”.
A proposta de OE2011 apresentada pelo Governo da República prevê transferências para o Corvo no próximo ano no valor total de 1,525 milhões de euros, contra 1,668 milhões que constam no documento aprovado para este ano.
Na mais pequena ilha açoriana, onde vivem menos de 500 pessoas, "todos os serviços dependem da autarquia", salientou Manuel Rita, acrescentando que o município é também "o maior empregador, com 39 trabalhadores, seguindo-se a escola e os serviços públicos".
Apesar do corte nas transferências previstas para 2011, o autarca garantiu que estão assegurados os postos de trabalho, uma vez que a câmara está longe de ter os quadros completos, e que não estão em causa os investimentos previstos.
Estes cortes "não vão" afectar investimentos que "estão a andar", mas Manuel Rita admitiu que a autarquia vai ter que cortar "em coisas supérfluas", como gastos em festas.
Governo apoia associações agrícolas das Flores e do Corvo
Atribuída por portaria do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, hoje publicada em Jornal Oficial, esta verba visa ainda compensar aquela organização pelo apoio prestado aos agricultores, nomeadamente direccionado à alimentação e bem-estar animal e na vertente do bom aproveitamento das forragens e silagens.
Na sua edição de hoje, o Jornal Oficial insere igualmente uma outra portaria, assinada por Noé Rodrigues, que concede à Associação Agrícola da Ilha do Corvo um apoio financeiro no valor de 15.100 euros.
Esta verba governamental é destinada a comparticipar nas despesas relativas ao fortalecimento da assistência técnica relativa à sanidade animal aos agricultores da ilha, bem como ao fortalecimento da qualidade do escoamento dos produtos agro-pecuários do Corvo.
Os apoios agora atribuídos são justificados pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas com o facto daquelas duas associações se revestirem "da maior importância para o desenvolvimento e fortalecimento das actividades agrícola e pecuária" nas Flores e no Corvo, "possibilitando, através do associativismo, um grande incremento para a modernização do sector" no Grupo Ocidental
GaCS/FG
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Vila Nova, Santa Cruz e Lajes das Flores: turismo a ocidente
A ilha das Flores é a maior ilha do Grupo Ocidental, com 141,7 quilómetros quadrados de área e uma população de 3.995 habitantes, segundo os censos de 2001, distribuídos pelos concelhos das Lajes e o de Santa Cruz. Este último concelho é o mais povoado e é composto por quatro freguesias, a de Santa Cruz, Caveira, Cedros e Ponta Delgada. É em Santa Cruz que se localizam as principais estruturas administrativas e económicas desta ilha bem como a Escola Básica e Secundária Padre Maurício de Freitas, por sinal a única escola secundária das Flores. O aeroporto e o centro de saúde são outras duas entidades com presença física na freguesia de Santa Cruz ao passo que em Ponta Delgada, situada no extremo norte, localizam-se as estruturas técnicas da base francesa das Flores, que actualmente se encontram desactivadas, inauguradas em Outubro de 1966.
A posição geográfica das Flores e do Corvo, a noroeste do Arquipélago e a sua conhecida vulnerabilidade relativamente às baixas pressões que passam sobre os Açores, ao longo do ano, deixam antever que as ligações marítimas e aéreas sejam efectuadas com maior dificuldade, influenciando de sobremaneira o comércio tradicional/local daquelas ilhas.
O porto comercial das Flores situa-se no concelho das Lajes das Flores, constituído por sete freguesias, nomeadamente Fajã Grande, Fajãzinha, Fazenda, Lajedo, Lomba, Mosteiro e Lajes das Flores, com 1.502 habitantes. O turismo é uma das recentes apostas nesta ilha, sendo já possível encontrar, entre Abril e Outubro, empresas que proporcionam passeios de barco, observação de cetáceos, mergulho e pesca submarina, observação de aves, canyoning, tendo o concelho de Santa Cruz das Flores duas unidade hoteleiras, o Hotel Ocidental e o Hotel Flores. Nas Lajes das Flores, destaque para a Aldeia da Cuada, um empreendimento turístico constituído por dez casas em pedra que foram recuperadas. Tanto a agropecuária como a pesca são sectores da economia com expressão nesta ilha, à semelhança da maioria das ilhas do Arquipélago. O Corvo, a ilha mais pequena das nove que constituem a Região, é o único dos concelhos de Portugal que não tem freguesias na sua constituição. As funções dos órgãos de freguesia são, assim, assumidos pelos correspondentes órgãos municipais da ilha. O Corvo, com 425 habitantes de acordo com os censos de 2001, vê no sector primário a principal área de actividade económica da ilha, sendo que a área agrícola ocupa cerca de 17% da área deste concelho. A pecuária assume-se como a actividade económica do sector primário, com a criação de bovinos, suínos e aves como principais espécie, e o queijo e os lacticínios como produtos primordiais. Com o crescente investimento governamental no turismo, este concelho tem vindo a apostar também no turismo, nomeadamente com passeios de barco à volta da ilha, mergulho, pesca submarina, passeios pedestres com o destaque, naturalmente, para a subida do Caldeirão.
Expressodasnove
Inaugurado o Centro de Recuperação de Aves Selvagens na ilha do Corvo
A ilha do Corvo passa a ter, a partir de hoje, um Centro de Recuperação de Aves Selvagens, fruto da iniciativa de um grupo de jovens daquela ilha. O presidente do governo regional considera este um projecto de “enorme importância”.
O Centro de Recuperação do Corvo, instalado num edifício que estava abandonado, é uma “estrutura pioneira que, modesta em dimensão física, tem uma enorme importância para o sinal que queremos dar em relação ao respeito e interesse que as espécies biológicas dos Açores nos merecem e ao conhecimento que disso queremos que no exterior as pessoas tenham”, afirmou Carlos César.
Em declarações à Lusa, o secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses, salientou que o centro, além de permitir o tratamento das aves, serve também como local de “transição entre o cativeiro e a liberdade”.
O primeiro ocupante do Centro de Recuperação de Aves Selvagens – estrutura que ficará a cargo do Parque Natural Regional do Corvo, classificado em 2006 - é um milhafre, que vivia em cativeiro no Faial e está agora a ser preparado para regressar à liberdade. Segundo Álamo Meneses, chegam anualmente ao Corvo e às Flores, as duas ilhas do Grupo Ocidental dos Açores, “milhares de aves, das quais algumas dezenas necessitam de apoio”.
O presidente do governo regional aproveitou para anunciar que “dentro de dias” será editada a primeira lista das espécies dos Açores. “Os milhares de espécies aí referidos são uma preciosa demonstração da nossa riqueza, mas também da nossa responsabilidade na sua preservação”, comentou.
D. António Sousa Braga é pároco do Corvo durante duas semanas
“É muito bonito regressar às funções de pároco, especialmente numa comunidade pequena como esta, que conheço bem”, afirmou o bispo açoriano, em declarações em Vila do Corvo.
A questão colocou-se porque o padre Hélio, pároco do Corvo, teve que se deslocar durante duas semanas aos EUA para participar em festas familiares.
Inicialmente, estava previsto que fosse substituído por D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal, que já esteve anteriormente no Corvo, mas acabou por não ser possível.
“Eu disse logo que vinha, assim tenho mais tempo para descansar, rezar e ler”, afirmou D. António Sousa Braga, acrescentando que “ser bispo é mais difícil, estamos mais pressionados pelas situações e pelas decisões que é preciso tomar”.
O bispo assumiu na quarta-feira as funções de pároco do Corvo, presidiu pouco depois de chegar à ilha à Procissão das Velas e hoje tem o dia ocupado com várias cerimónias incluídas no programa da visita do governo regional ao Corvo.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Comunicado do Conselho do Governo
1. Criar a Unidade de Saúde da Ilha do Corvo, conforme estabelecido no Estatuto do Serviço Regional de Saúde, e aprovar a respectiva orgânica e quadro de pessoal.
Com a criação desta Unidade pretende-se autonomizar a estrutura organizativa e o funcionamento dos serviços de modo a melhorar os cuidados de saúde e o atendimento a prestar aos corvinos, e obter ganhos de eficácia e eficiência na gestão dos serviços de saúde do Corvo.
2. Autorizar a celebração de um contrato ARAAL com a Câmara Municipal do Corvo, com vista à elaboração de um projecto de requalificação e cobertura do polidesportivo local.
3. Diligenciar junto das Escolas de Condução licenciadas na Região para que procedam à formação e ensino da condução da categoria B (ligeiros) na ilha do Corvo, face à existência de um número justificável de cidadãos que pretendem obter licença para a condução legal nesta ilha.
4. Apoiar a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha do Corvo nas obras de reabilitação da sua sede social.
5. Autorizar a adjudicação destinada à aquisição e colocação de guardas de segurança na Estrada do Caldeirão, numa extensão de 5,5 km.
6. Iniciar em 2011 a pavimentação de um troço da Estrada Leste, entre o Outeiro das Roças e a Ribeira da Ponte, uma obra estimada em 400 mil Euros.
7. Em colaboração com a Câmara Municipal do Corvo, desenvolver um processo de substituição da utilização de gás de petróleo liquefeito no aquecimento de água para fins sanitários e em cozinha. O processo seguirá as orientações técnicas elaboradas no âmbito do projecto Green Islands e constituirá um processo inovador de demonstração das potencialidades de utilização das energias renováveis em ambiente doméstico.
Simultaneamente, o Governo deliberou melhorar, em parceria com a Câmara Municipal, as condições de segurança do aprovisionamento do gás doméstico da ilha do Corvo, através da construção de um armazém para esse efeito.
8. Criar o roteiro dos geo-sítios da ilha do Corvo para divulgação turística da paisagem vulcanológica, o qual, com recurso a sinalética específica, permita a interpretação científica e didáctica dos locais assinalados.
9. Autorizar a aquisição de um Raio X com digitalizador de imagens radiográficas, no valor de €96.000 (noventa e seis mil euros), com vista à modernização do serviço de imagiologia no Corvo, assim como ao consequente fomento da telemedicina.
10. Autorizar a aquisição e montagem de uma bancada de oxigénio destinada a apetrechar a sala de observação do serviço de urgência.
11. Autorizar a aquisição de um aparelho de electro-coagulação destinado a apoiar a realização de pequenas cirurgias.
12. Prosseguir com o processo de cooperação e parceria com a Associação Agrícola do Corvo, com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos agricultores e disponibilizar serviços técnicos especializados.
13. Proceder à realização da empreitada de beneficiação do caminho rural do Fundão, através da construção do piso em betão de cimento, melhoria da rede de drenagem, num investimento de cerca de €95.000 (noventa e cinco mil euros), a ser executada em colaboração com a Câmara Municipal do Corvo.
14. Promover a realização de acções de formação profissional no âmbito do Programa PROLACTCORVO, nas vertentes da Higiene da Ordenha e da Alimentação e Maneio de Bovinos de Leite, bem como na área do melhoramento genético em bovinos e na aplicação de produtos fitofarmacêuticos, valorizando as actividades agrícolas e pecuárias no Corvo e qualificando os seus produtores agro-pecuários.
15. Prestar colaboração técnica à Câmara Municipal do Corvo no sentido de adaptar o sistema de recolha de resíduos aos requisitos de funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos presentemente em construção.
16. Mandar proceder à avaliação técnica da necessidade de protecção costeira no litoral da Vila do Corvo.
17. Apoiar a Associação de Pescadores do Corvo na instalação de uma peixaria, com o objectivo de promover a comercialização de pescado capturado pelos armadores locais.
Programa da Visita Estatutária (15/10/2010)
10H15 - Chegada da comitiva do Governo Regional ao Aeródromo do Corvo.
10H45 - A Secretária Regional da Educação e Formação reúne-se com o Conselho Executivo da Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, nas instalações da escola.
- A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social reúne-se com a Direcção da Santa Casa da Misericórdia do Corvo, nas instalações da instituição.
11H00 - O Presidente do Governo preside à cerimónia de inauguração do Edifício de Apoio ao Sector das Pescas na Ilha do Corvo.
11H30 - A Secretária Regional da Educação e Formação reúne-se com o Conselho Pedagógico e com o Presidente da Assembleia de Escola da Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, nas instalações da escola.
11H45 - O Presidente do Governo preside à cerimónia de lançamento da 1.ª pedra do Centro de Processamento de Resíduos da Ilha do Corvo.
- O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visita o local onde se realizará a empreitada de pavimentação de um troço da Estrada Leste, entre o Outeiro da Roça e a Ribeira da Ponte.
- O Secretário Regional da Agricultura e Florestas reúne-se com a Direcção da Associação Agrícola do Corvo, no Núcleo do Corvo do Serviço de Desenvolvimento Agrário.
12H45 - O Presidente do Governo preside à abertura da Exposição de Painéis A República: Ideais e Valores, no âmbito das comemorações regionais do Centenário da República, no Centro de Interpretação Ambiental e Cultural da Ilha do Corvo.
13H00 - Almoço oferecido pela Câmara Municipal do Corvo ao Governo Regional, no restaurante O Caldeirão.
14H00 - A Secretária Regional da Educação e Formação reúne-se com os representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, nas instalações da escola.
- O Secretário Regional da Agricultura e Florestas reúne-se com a Direcção da Lacticorvo, no Núcleo do Corvo do Serviço de Desenvolvimento Agrário.
- O Secretário Regional do Ambiente e do Mar visita a reserva de altitude junto ao Caldeirão e a área junto à ponta do Topo, zonas sob intervenção do projecto “Ilhas Santuário para as Aves Marinhas”.
14H30 - O Presidente do Governo preside à cerimónia de inauguração do Centro de Recuperação de Aves Selvagens da Ilha do Corvo.
15H00 - As secretárias regionais da Educação e Formação e do Trabalho e Solidariedade Social reúnem-se com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco do Corvo, na Câmara Municipal do Corvo.
15H30 - Reunião do Governo Regional com o Conselho de Ilha, na Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira.
16H30 - Reunião do Conselho do Governo, na Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira.
17H30 - Apresentação do comunicado do Conselho do Governo, na Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira.
18H40 - Partida da comitiva do Governo Regional da ilha do Corvo.
18H55 - Chegada da comitiva do Governo Regional ao Aeródromo das Flores.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Tempestade tropical 'Otto' vai afectar Grupo Ocidental
Segundo o Instituto de Meteorologia, a meio da tarde de hoje a tempestade tropical ‘Otto’ estava a 1000 quilómetros a oeste-sudoeste das Flores, deslocando-se para nordeste a cerca de 70 quilómetros por hora.
A tempestade está, no entanto, a perder características e já pode ser considerada como sendo pós-tropical.
Para o Grupo Ocidental (Flores e Corvo), entre as 03:00 e as 09:00 de segunda-feira espera-se vento de sudoeste rodando para noroeste, com velocidade média de 65 a 74 quilómetros por hora e rajadas máximas de 110 a 120 quilómetros por hora.
Ainda nestas duas ilhas, entre as 00:00 e as 09:00 de segunda-feira vai ocorrer chuva por vezes forte e trovoadas dispersas.
Entre as 03:00 e as 12:00 de segunda-feira, a agitação marítima nas Flores e no Corvo terá ondas de sudoeste, passando a noroeste, entre quatro e seis metros.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Aviso de Mau Tempo
Ainda neste grupo de ilhas, o alerta meteorológico hoje divulgado indica que, entre as 06:00 de quinta-feira e as 12:00 de sábado ocorrerá agitação marítima com ondas de noroeste entre cinco a sete metros."
sábado, 2 de outubro de 2010
U2 360 - 2 e 3 de Outubro em Coimbra
Já que nem toda a gente conseguiu comprar bilhetes (esgotaram em 90 min.), aqui fica um belo momento!
Enjoy it!
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
ENSINAMENTO IMPORTANTE!!!
Gorduras, vinho e sexo!
Sobre a GORDURAS
No Japão, são consumidas poucas gorduras e o
índice de ataques cardíacos, é menor do que na
Inglaterra e nos EUA.
Em compensação, na França consomem-se muitas
gorduras e, ainda assim, o índice de ataques cardíacos
é menor do que na Inglaterra e nos EUA....
Sobre o VINHO
Na Índia, bebe-se pouco vinho tinto e o índice de ataques
cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA.
Em compensação, na Espanha bebe-se muito vinho tinto
e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra
e nos EUA....
Sobre o SEXO
Na Argélia, f*d*-se muito pouco e o índice de ataques
cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA.
Em compensação, no Brasil f*d*-se muuuuuito e o índice
de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA......
CONCLUSÃO LÓGICA:
Beba, coma e f*d* à vontade pois o que mata é falar inglês!
Eu já não falo mais inglês... Goodbye!