sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sondagem Marktest - Passos Coelho ultrapassa Sócrates na corrida para primeiro-ministro


Pela primeira vez em três anos, o PSD lidera nas intenções de voto, revela a sondagem da Marktest para o Diário Económico/TSF.

Trinta e cinco dias depois de ter vencido as eleições directas no PSD com um resultado "inequívoco", a liderança de Pedro Passos Coelho dá os seus frutos. Segundo o barómetro de Abril da Marktest para o Diário Económico e TSF, se as eleições legislativas fossem hoje o PSD venceria com 40% dos votos (mais nove pontos do que no mês passado, ainda com Ferreira Leite como líder), deixando o PS pela primeira vez desde Janeiro de 2007 em segundo lugar, a seis pontos de distância. Mesmo tendo em conta a margem de erro da sondagem (3,46%), a supremacia do PSD de Passos Coelho face ao PS de Sócrates não sai beliscada.
"A sondagem tem um lado conjuntural que prova que sempre que um líder é consagrado em congresso há um estado de graça. Por outro lado, prova que o PSD tem uma grande capacidade de crescer à sua direita à custa do CDS e o PS uma enorme incapacidade de crescer à sua esquerda", diz o sociólogo Pedro Adão e Silva.
Mas as boas notícias que este estudo de opinião dá ao recém-eleito líder do PSD não se ficam por aqui: aparentemente esvaziou o CDS, que passou de 10% em Março para apenas cinco em Abril (o que acaba por facilitar qualquer negociação para uma hipotética coligação em caso de eleições antecipadas), e até a ascendência do Bloco de Esquerda sai afectada, dado que o partido de Francisco Louçã cai três pontos percentuais ao contrário do PCP de Jerónimo de Sousa que sobe uns residuais 0,8 pontos. "Parte do voto de protesto nos partidos da extrema-esquerda está a encontrar abrigo no novo PSD e deixou de procurar um castigo pela negativa ao Partido Socialista" diz Rui Ramos.
O trabalho de campo da Marktest foi realizado ainda antes de Pedro Passos Coelho ter tomado a iniciativa de ligar a José Sócrates dando conta da disponibilidade do PSD para ajudar o Governo a combater a voragem dos mercados financeiros, um gesto que todos assumiram como benéfico para o novo líder da oposição.
in diarioeconomico.pt

Polícia Judiciária detém 3 suspeitos de clonagem de cartões de crédito.

"A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quinta-feira a detenção de três homens suspeitos de pertencerem a um grupo que seria responsável pela clonagem de cartões de crédito, e que terão lesado diversos cidadãos estrangeiros.
A detenção dos três homens "pela presumível prática reiterada de diversos crimes de contrafacção de títulos de crédito estrangeiros foi fundamental para a neutralização deste grupo que se vinha dedicando à clonagem de cartões de crédito", segundo o Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada.

"Trata-se de uma actividade criminosa transcontinental, bastante abrangente, que lesou financeiramente diversos cidadãos estrangeiros", adianta um comunicado da PJ, que não refere o local, nem as condições em que ocorreram as detenções dos três homens de 31, 33 e 39 anos.

Segundo a PJ, no decurso da investigação "apurou-se a verdadeira responsabilidade individual dos arguidos", com "diversos elementos probatórios, designadamente cartões de crédito contrafeitos, dispositivo electrónico usado na contrafacção e produtos adquiridos através do uso fraudulento dos referidos cartões"."

in Açoriano Oriental

quinta-feira, 29 de abril de 2010

29 de Abril - Dia Mundial da Dança





Resolução de problemas


Governo limita valor do subsídio de desemprego

"A ministra do Trabalho propôs esta quarta-feira aos parceiros sociais que o montante mensal dos subsídios de desemprego não possa ser nunca superior a 75 por cento do valor líquido da remuneração de referência.
Esta proposta faz parte de um conjunto que tem como objectivo rever o regime de subsídio de desemprego de modo a promover "um mais rápido regresso à vida activa".

Assim, neste âmbito, o Governo propõe como "emprego conveniente" aquele que garante uma retribuição de valor igual ou superior à prestação de desemprego, acrescida de 10 por cento se a oferta de emprego ocorrer nos primeiros doze meses. "

in Açoriano Oriental

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Portugal em 3º no Ranking da FIFA

A FIFA oficializou, esta quarta-feira, a Selecção Nacional portuguesa como a terceira melhor do mundo no mês de Abril, naquela que é a melhor posição de sempre da equipa das quinas no "ranking" do organismo.

O seleccionado luso somou 35 pontos, totalizando agora 1249 na terceira posição, superando a Holanda, que perdeu 40 pontos (1221).

Classificação dos 10 primeiros:

1. Brasil, 1611
2. Espanha, 1565
3. Portugal, 1249
4. Holanda, 1221
5. Itália, 1184
6. Alemanha, 1107
7. Argentina, 1084
8. Inglaterra, 1068
9. Croácia, 1052
10. França, 1044

in Abola

Sócrates reúne hoje com Passos Coelho

"A reunião visa encontrar mecanismos para combater o ataque especulativo de que a dívida portuguesa está a ser alvo.O pedido de reunião de Pedro Passos Coelho surgiu depois de o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ter afirmado horas antes, em Angola, que "é tempo de o Governo e os partidos, em especial o PSD, se entenderem quanto a isto: há que executar as medidas necessárias. Não é tempo para querelas inúteis".

Teixeira dos Santos acrescentou que "este é um momento decisivo" e "o país tem que responder a este ataque dos mercados".Passos Coelho afirmou ter telefonado a José Sócrates para lhe dizer que estava disponível "como presidente do PSD para ouvir as medidas que o Governo entende que devem ser apresentadas para tornar a posição portuguesa mais robusta e mais firme e que impeçam o país de enfrentar uma crise de financiamento externo que seria a todos os títulos lamentável e impensável para Portugal".

Esta reação política surge após a decisão anunciada terça feira da Standard & Poor's de cortar em dois níveis do 'rating' da dívida de longo prazo de A+ para A-, e um nível no 'rating' de curto prazo de A-1 para A-2, num dia em que a bolsa de Lisboa sofreu uma queda de 5,36 por cento e quando o custo dos CDS, os seguros contra incumprimento da dívida, atingiram máximos históricos.Os partidos da oposição concordaram que Portugal está a ser alvo de um ataque especulativo contra Portugal mas divergiram numa solução em conjunto com o Governo. "

in Açoriano Oriental

terça-feira, 27 de abril de 2010

Top 5: Os melhores Piropos!

Piropo: Se beleza desse cadeia apanharias prisão perpétua.
Resposta:
Se fidelidade fosse crime, apanharias a pena de morte.

Piropo: Como eu queria ser esse gelado!
Resposta: Além de ser fresco, queres ter o pau enfiado no rabo também?

Piropo: Tu és a mais bela das flores, uma rosa. Queres florescer no meu jardim?
Resposta: Eu vou morrer de sede com o tamanho do teu regador.

Piropo:
Eu não acreditava em amor à primeira vista. Mas quando te vi mudei de ideias.
Resposta: Que coincidência! Eu não acreditava em assombrações.

Piropo:
Olá, o cachorrinho tem telefone?
Resposta: Tem, porquê? A tua mãe está com o cio?

FINALMENTE, FOI REVELADO O MOTIVO DA VISITA DO PAPA A PORTUGAL:

Proclamar "urbi et orbi":

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Exposição fotográfica "Hubble - 20 anos, 20 imagens"


A Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, em parceria com o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo e com a Universidade dos Açores, comemora o XX Aniversário do telescópio espacial Hubble, com uma exposição de fotografia, intitulada «Hubble - 20 Anos, 20 Imagens». Foram seleccionadas 20 fotografias de diferentes objectos astronómicos, incluindo galáxias, nebulosas, enxames de estrelas, entre outras, captadas pelas câmaras do Hubble, como forma de Ilustrar a inestimável contribuição deste telescópio, ao longo dos seus vinte anos de existência, para o nosso conhecimento actual do universo. Esta é uma exposição itinerante que irá percorrer diversas ilhas dos Açores ao longo do ano, em museus, escolas, ecotecas e outros locais. A exposição estará patente no 1.º piso da EBIMS a partir do dia 27 de Abril e poderá ser visitada até 7 de Maio do corrente ano. O horário de abertura ao público tem início às 09h00, com pausa para almoço às 12h30, reabrindo pelas 14h00 até às 24h00, de Segunda a Sexta-feira.

domingo, 25 de abril de 2010

SL Benfica Campeão Europeu de Futsal 2010

O Benfica venceu o Interviú (3-2) e sagrou-se campeão da Europa de Futsal. Perante 9400 espectadores no Pavilhão Atlântico, as águias escreveram uma página de ouro do Futsal português.

25 de Abril - 36 anos de liberdade




"Os meninos às volta da fogueira
vão aprender coisas de sonho e de verdade
vão aprender como se ganha uma bandeira
vão saber o que custou a liberdade"


Corvo com ninhos artificiais

"A ilha do Corvo já conta com mais de duas centenas de ninhos artificiais, numa iniciativa que visa melhorar as condições de nidificação das aves marinhas. Em declarações à agência de notícias Lusa, Pedro Geraldes, coordenador do Projecto LIFE ‘Ilhas Santuário para Aves Marinhas’ refere que “já colocámos mais de 200 ninhos artificiais no Corvo, equipados com sistemas de chamamento sonoro para atrair as aves marinhas que, no passado, nidificavam em toda a ilha”. Pedro Geraldes recordou que “a presença de ratos e gatos introduzidos pelo homem diminuiu radicalmente o número (de aves marinhas no Corvo)”.Para inverter este quadro, o projecto em curso “está a testar tecnologia de última geração”."
In Açoriano Oriental
Foto daqui

sábado, 24 de abril de 2010

Telescópio Hubble


O telecópio mais famoso da história da astronomia celebra hoje 20 anos em órbita. No entanto, a NASA antecipou a festa de aniversário do Hubble e presenteou, ontem, os amantes do espaço com novas imagens recolhidas pelo equipamento, avança o «El País».
O conhecido telescópio revelou ao longo das últimas duas décadas os mistérios do céu. Graças ao Hubble, milhões de pessoas descobriram um novo mundo, tendo acesso a imagens de galáxias e estrelas nunca antes vistas.
A determinação da idade do universo, as observações do cosmos em profundidade e de galáxias de diferentes tipos e formas, o nascimento de estrelas e o avistamento de planetas extra-solares são apenas alguns dos contributos que o Hubble trouxe à ciência e à cultura em geral.
Factos que, com certeza, orgulhariam o astrónomo Edwin Hubble, cujo nome foi utilizado para baptizar o telescópio.
Em 20 anos, o telescópio observou cerca de 30 mil objectos celestes e o seu arquivo contém mais de um milhão de fotografias, que marcam a história do Hubble, que deverá ser substituído pelo telescópio James Webb daqui a cinco anos.


in tvi24.pt

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Humor


Altas horas da madrugada, o casal acorda ao som insistente da campainha de casa. O dono da casa levanta-se e pela janela pergunta:
- O que é que você quer?
- Olá. Eu sei que é tarde. Mas preciso que alguém me empurre. A sua casa é a única nesta região. Você precisa de me empurrar!
Louco da vida, o recém acordado replica:
- Eu não o conheço. São 4 horas da madrugada e pede-me para o ajudar? Ah! Vá-se catar! Você está é bêbado.
Ele volta para a cama. A mulher, que também acordou, não gostou da atitude do marido:
- Exageraste! Já ficaste sem bateria antes. Bem podias ter ajudado esse indivíduo.
- Empurrá-lo? Ele está é bêbado - desculpa-se o marido.
- Mais um motivo para o ajudar, insiste a mulher. - Ele não vai conseguir andar sozinho. Logo tu, que sempre foste tão prestativo...
Tomado por remorsos, o marido veste-se e vai para a rua:
- Hei, vou te ajudar! Onde é que estás?
E o bêbado, gritando:
- Aqui, no baloiço!...

Recebido por e-mail

Beckham factura mais que CR9

"O internacional português Cristiano Ronaldo ocupa o segundo lugar do "ranking" dos futebolistas que conseguem mais dinheiro anualmente, atrás do inglês David Beckham, de acordo com a revista norte-americana Forbes.

De acordo com a publicação, Cristiano Ronaldo factura 22,5 milhões de euros/ano, somando os salários no Real Madrid e os principais patrocínios, como a Nike, Coca-Cola ou Giorgio Armani.

David Beckham, explica a Forbes, consegue 30 milhões de euros por ano, com os salários e patrocínios da Adidas, Motorola e também da Armani."

in publico.pt

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Shakira canta música oficial do Mundial 2010

"Shakira vai dar voz ao hino do Mundial de futebol de 2010, que arranca em Junho na África do Sul. A colombiana interpreta o tema em castelhano e inglês, mas na música não faltam ritmos africanos.
“Porque esto es África” é o título do tema oficial, que Shakira interpreta ao lado da banda sul-africana Freshlyground.
O hino será cantado na cerimónia de abertura do Mundial, a 11 de Junho. Vai começar a rodar nas rádios mundiais a partir da próxima semana e estará disponível para download já a partir do próximo dia 26."
In Jornal i

E se o Charlie tivesse sido feito nos Açores?

Dia da Terra - 22 de Abril


O dia da Terra passa quase despercebido em Portugal. Criado em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Neson, manifesta-se essencialmente nas escolas do país.
O que começou, em 1970, como um protesto nacional contra a poluição, é assinalado à escala mundial, com iniciativas centradas na preservação do Planeta e na importância da reciclagem.
Por todo o país decorrem actividades que comemoram o Dia da Terra, assinalado mundialmente, a partir de 1990, no dia 22 de Abril.
No Porto o projecto "Together Green", vai oferecer flores na Rua S. Francisco Xavier. Se um dos 78 estudantes de “t-shirt” verde mobilizados para a campanha lhe oferecer flores não estranhe, não é "Impulse", é o Dia da Terra.
Em Águeda, 50 organizações de todo o município vão distribuir contentores de recolha selectiva de óleos. Há ainda actividades ligadas à reciclagem, visitas guiadas ao Parque da Alta Vila, actividades ao ar livre e jogos tradicionais. A transformação de resíduos, rastreios de saúde, peças de teatro e a sensibilização para boas práticas de poupança de água pretendem deixar, ainda, uma marca no Planeta.
Em Ferreira do Alentejo, a câmara municipal está a fazer campanhas de sensibilização ambiental através do projecto "Ferreira sustentável". Direccionado para alunos do jardim-de-infância e do 1º ciclo, promove oficinas de reciclagem e de instrumentos musicais, concebidos através da reutilazação de materiais.
Na Lourinhã, sessões de Educação Ambiental sobre Compostagem Doméstica assinalam o 22 de Abril, Dia da Terra.
Em Lagoa, nos Açores, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e a Ecoteca de Lagoa, da Rede Regional de Ecotecas da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, promovem no próximo sábado, um safari geológico de autocarro e pequenos percursos a pé.
Em Lisboa, inserido nas comemorações do dia da Terra, a câmara anunciou que a partir de Maio dar-se-á início à lavagem das ruas e rega de árvores com água reutilizada.

Remember the Oldies


AC/DC - Thundersturck (Donnington 1991)

Dia da Terra

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aumenta o número de aves marinhas selvagens na ilha do Corvo







Na ilha do Corvo cresce o número de aves marinhas selvagens que aproveitam esta reserva da biosfera para nidificar.
Os primeiros casais já começam a chegar.


“O projecto de erradicação de espécies como ratos e gatos selvagens está a dar os primeiros resultados”, segundo disse Frederico Cardigos, director regional do Ambiente.
Parceiro deste projecto a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA): em conjunto com os responsáveis do Ambiente nos Açores lançaram um projecto de erradicação de espécies invasoras na ilha do Corvo.
"O controlo de ratos e de gatos em estado semi-selvagem e a plantação de espécies de flora endémica estão a ser executados" disse Luís Costa director geral da SPEA - também na ilha do Corvo- e adiantou “foram deixados ninhos artificiais para acolher as espécies selvagens e agora resta saber se serão bem acolhidos pelas aves marinhas que agora procuram a ilha do Corvo para nidificar”.
O projecto “ ilhas Santuárias” ganha visibilidade uma vez que mais de metade da população mundial de cagarros começa a chegar aos Açores por esta altura e por cá permanece até finais de Setembro.
Esta iniciativa dos responsáveis pelo ambiente nos Açores e a (SPEA) está a decorrer, também, no ilhéu de Vila Franca do Campo, na ilha de S. Miguel.

in rtp.pt

Deputados do Parlamento Açoreano vão passar a justificar viagens

Os deputados da Assembleia Legislativa dos Açores vão passar a ter que elaborar relatórios de todas as deslocações em serviço que realizem no arquipélago, numa medida que visa garantir mais transparência na gestão dos dinheiros públicos.
A decisão foi tomada na última reunião da Mesa da Assembleia, na sequência de uma recomendação feita pelo Tribunal de Contas depois de uma auditoria à gestão dos serviços do parlamento regional.
No relatório 6/2008-FS/SRATC, o Tribunal de Contas refere que a Assembleia Regional deve conhecer as acções realizadas pelos deputados durante as visitas oficiais que realizam nas ilhas do arquipélago.
Nesse sentido, impõe que sejam entregues à Mesa da Assembleia relatórios de todas as deslocações até ao prazo máximo de 30 dias após a conclusão da viagem, numa medida que pretende garantir mais transparência na gestão dos dinheiros públicos.

in Açoriano Oriental

terça-feira, 20 de abril de 2010

Chefe é mesmo assim...

-Um elefante vê uma cobra pela primeira vez.

Muito intrigado pergunta:
- Como é que fazes para te deslocar? Não tens patas!
- É muito simples - responde a cobra - rastejo, o que me permite avançar.
- Ah... E como é que fazes para te reproduzires? Não tens tomates!
É muito simples - responde a cobra já irritada - não preciso de tomates, ponho ovos.
Ah... E como é que fazes para comer? Não tens mãos nem tromba para levar a comida à boca!
Não preciso! Abro a boca assim, muito grande, e com esta enorme garganta engulo a minha presa directamente.
- Ah... ok! Ok! Mas então, resumindo.. rastejas, não tens tomates e só tens garganta...

És Chefe de quem ?????!!

Faça uma pausa com kitkat

Redução das tarifas aéreas é uma “resposta adequada” ao mercado


O presidente da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, Mário Fortuna, considerou ontem que a intenção do Governo Regional de promover a redução do preço das tarifas aéreas representa uma “resposta adequada” às necessidades do mercado. “Viagens aéreas mais baratas entre a Região e o exterior são indispensáveis para assegurar a competitividade” da oferta turística açoriana face a destinos concorrentes, defendeu Mário Fortuna em declarações à Lusa. O presidente da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores comentava a garantia dada domingo pelo presidente do Governo Regional, Carlos César, de que as tarifas aéreas entre o arquipélago e o continente vão descer a curto prazo para preços “abaixo dos 100 euros”. Para Mário Fortuna, este valor “está dentro do limite considerado razoável”, acrescentando que está dentro do que é “praticado noutros mercados com os quais competimos”. Para permitir a retoma da procura turística dos Açores, em quebra desde 2008, a Câmara do Comércio e Indústria tem vindo a reivindicar a abertura das ligações aéreas a voos de baixo custo (low cost). Apesar de não ter sido essa a opção do Governo, Mário Fortuna considerou que a medida anunciada por Carlos César na sessão de encerramento do Congresso do PS/Açores vai ao encontro da reivindicação dos empresários, para quem o que importa é “assegurar tarifas competitivas”. • lusa


in acorianooriental.pt

Reabilitação da Zona Balnear da Areia


segunda-feira, 19 de abril de 2010

SPEA promove sessão sobre projecto LIFE+ no Corvo

"A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em conjunto com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e com a Câmara Municipal do Corvo, dinamiza amanhã a segunda apresentação pública do projecto LIFE+ que está a decorrer na ilha desde 2009. Aproveitando a presença de representantes do Governo Regional e do Director-Geral da SPEA, que estarão no Corvo por ocasião das reuniões executivas deste projecto, serão apresentados os primeiros resultados do projecto e esclarecidos quais os passos futuros a seguir. A sessão, aberta a toda a população, destina-se não só a disponibilizar informação, mas também esclarecer dúvidas e integrar sugestões. Será, por isso, feita uma apresentação audio-visual de curta duração, seguida de uma sessão de troca de ideias."
In Açoriano Oriental

Corvo adere à recolha selectiva de resíduos de embalagens

"Os primeiros ecopontos foram ontem instalados na ilha do Corvo e, na cerimónia informal de estreia, esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Manuel Rita, o director do Parque Natural de Ilha bem como alguns habitantes que tiveram a oportunidade de iniciar a deposição selectiva de resíduos de embalagens de papel/cartão, vidro, plástico e metal. Estes resíduos são posteriormente encaminhados para reciclagem via Associação de Municípios da ilha de S. Miguel e o próprio ambiente da ilha do Corvo, enquanto Reserva da Biosfera, também é valorizado. Na cerimónia, estiveram também presentes representantes da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, instituição que coordena o Projecto financiado pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia e peloGoverno dos Açores “Ilhas Santuário para as Aves Marinhas” e que efectuou o investimento agora disponível na Ilha do Corvo. A ilha do Corvo vem juntar-se assim a outras ilhas açorianas que têm apostado na recolha selectiva de resíduos de embalagens, como por exemplo a ilha Terceira que desde Janeiro de 2009 ocupa o primeiro lugar a nível nacional nas retomas per capita. Este sucesso deve-se em grande parte ao empenho de cada cidadão que faz a separação dos resíduos depositando correctamente no ecoponto, o que facilita e melhora a valorização dos resíduos nas indústrias de reciclagem. Com este simples gesto do cidadão é possível recuperar o valor dos resíduos e poupar recursos naturais."

In JornalDiário

sexta-feira, 16 de abril de 2010

E porque hoje é Sexta...

Edital


Uma vez que a Câmara Municipal de Santa Cruz me contactou com o intuito de, à semelhança do ano ano passado, inscrever uma equipa para participar no torneio, cabe-me publicar o edital que me remeteram.

Informo ainda que este edital assim como todos os documentos necessários à inscrição das equipas, vai estar disponível no bar da Associação dos Bombeiros.

Catherine Zeta-Jones


Catherine Zeta-Jones posou nua para uma sessão fotográfica da revista feminina "Allure". É a primeira vez que a atriz galesa, de 40 anos, se despe completamente para as objetivas.
allure.com

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Combustíveis voltam a subir nos Açores

Passados apenas 15 dias desde o último aumento, o preço dos combustíveis volta a subir.


As alterações que se têm vindo a registar no preço do petróleo nos mercados internacionais vão originar uma nova actualização dos preços máximos de venda ao público praticados nos Açores para os gasóleos rodoviários e agrícolas. Os aumentos serão de um cêntimo por litro para a gasolina e dois cêntimos para o gasóleo.
Com a entrada em vigor dos novos preços de venda máxima ao público os combustíveis continuam, no entanto, a ser vendidos na Região a um preço significativamente inferior ao registado no mercado nacional, com diferenças que oscilam entre os 13,6 por cento no caso do gasóleo rodoviário e os 47,8 por cento de diferença no que diz respeito ao fuel.
Assim, as gasolinas de 95 e 98 octanas, passam a ser comercializadas nos Açores a 1,23 euros e 1,29 euros por litro respectivamente, enquanto o gasóleo rodoviário, será comercializado nos Açores a um preço máximo de 1,04 euros por litro.
No caso do gasóleo agrícola, o preço máximo agora fixado para os Açores é de 64 cêntimos por litro, e no caso do gasóleo pescas, serão mantidas as actuais diferenças em relação ao mercado nacional, nos Açores um litro deste combustível tem um preço de 50 cêntimos.
Os novos preços máximos por litro praticados nos Açores entram em vigor às 00h00 de hoje.

JornalDiario

Lol


Por norma não costumo fazer comentários depreciativos, mas este pode ser enganoso!

Pescadores das Flores não querem pesca de palangre


Uma Petição que defende a proibição da pesca de palangre nas ilhas das Flores e do Corvo deu já entrada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, porque "delapida os recursos piscatórios do Grupo Ocidental do arquipélago".

Trata-se de um tipo de pesca agressivo que é praticado, muito especialmente, por embarcações de outras ilhas, segundo se queixam os subscritores da Petição. O documento recolhe assinaturas de mais de 600 pessoas porque os pescadores das Flores e do Corvo "estão cansados de ver embarcações de outras ilhas a destruir os recursos piscatórios do Grupo Ocidental". Segundo José Alfredo Araújo, pescador de Santa Cruz das Flores, "os grandes barcos de pesca chegam àquelas duas ilhas e limpam tudo". Por esta razão, José Araújo decidiu apresentar uma Petição no Parlamento Regional a defender a proibição da pesca com palangre nas duas ilhas do Grupo Ociental do arquipélago. Os pescadores das Flores e do Corvo, que apenas fazem capturas com linha de mão, alegam mesmo "já não ter o que pescar".


in rtp.pt

Remember the oldies



Bon Jovi - Bed of Roses (1992)

Pranto pelo dia de hoje


Nunca choraremos bastante quando vemos
O gesto criador ser impedido
Nunca choraremos bastante quando vemos
Que quem ousa lutar é destruido
Por troças, por insídias, por venenos
E por outras maneiras que sabemos
Tão sábias, tão subtis e tão peritas
Que nem podem sequer ser bem descritas.



Sophia de Mello Breyner Andresen

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sindicato de professores entrega providência cautelar


O Sindicato dos Professores da Região Açores interpôs hoje uma providência cautelar contra o governo regional no Tribunal Administrativo e Fiscal de Ponta Delgada, contestando que o diretor executivo da escola seja nomeado pela tutela.

Num comunicado divulgado ao princípio da noite, o sindicato considera que o decreto regulamentar 5/2010/A, que cria a figura do diretor executivo com nomeação da tutela, “contraria o sentido do decreto legislativo que aponta para os princípios da gestão democrática em vigor nas escolas do ensino público da região”.
Na perspetiva do sindicato, ao inviabilizar a eleição do órgão de gestão pela comunidade educativa, este decreto regulamentar “segue o sentido inverso dos princípios gerais definidos no decreto legislativo regional que estabelece o Regime Jurídico da Criação, Autonomia e Gestão das Unidades Orgânicas do Sistema Educativo Regional”.
O Sindicato dos Professores da Região Açores considera que as matérias que constam do decreto regulamentar “estão abrangidas pelos direitos de negociação coletiva, tendo o governo regional violado esse direito ao não convocar os sindicatos para o processo negocial”.
No comunicado, o sindicato salienta ainda que o decreto regulamentar 5/2010/A “é um mau exemplo para uma sociedade" que se pretende "cada vez mais participativa e mais democrática”.


in acorianooriental.pt

terça-feira, 13 de abril de 2010

Costa açoriana poderá conter petróleo e gás

O subsolo marinho que poderá ser acrescentado à jurisdição portuguesa, poderá conter petróleo e gás natural.


O responsável da Estrutura de Missão para a Extensão de Plataforma Continental (EMEPC), que hoje apresentará nas Nações Unidas, em Nova Iorque, os fundamentos jurídicos, científicos e técnicos da candidatura nacional à extensão da plataforma continental, afirma que existe uma “boa bacia de retenção” ao largo dos Açores.
Manuel Pinto de Abreu admitiu existirem “vários e extensos” depósitos similares na plataforma continental estendida que poderá ser reconhecida a Portugal.
Pretende-se assim passar das 200 milhas, correspondente aos limites da actual Zona Económica Exclusiva (ZEE), para as 350 milhas ou até 100 milhas para além da batimétrica dos 2500 metros.
O responsável acrescentou mesmo “sabemos que há hidrocarbonetos, eles existem, é preciso ver de que tipo existe e quais as condições de exploração” afirmou, especificando que esses recursos estão disseminados pelas três áreas (Continente, Madeira e Açores).
Manuel Pinto de Abreu salientou, contudo, que a probabilidade de existir petróleo ou gás natural “carece de ser confirmada” calculando-se que sejam necessários pelo menos três anos para validação de “indícios seguros” sobre a existência de hidrocarbonetos e cerca de dez anos para desenvolver a sua exploração.
Paralelamente aos hidrocarbonetos, a plataforma continental estendida apresenta diversos metais e “um sem número de minerais e de recursos vivos com diferentes utilizações industriais”, o recurso com “maior potencial”, na opinião do especialista.
A proposta portuguesa será agora objecto de uma “avaliação técnica e de profundidade” por uma subcomissão emanada pela Comissão de Limites da Plataforma Continental.

JornalDiario

Ele avisou

Hoje é dia de SL Benfica - Sporting CP


Veículos autorizados a circular nos Açores estão isentos da obrigação de instalar “chip”


Os veículos autorizados a circular nos Açores estão isentos, a partir de hoje, da obrigação de instalação e de manutenção do dispositivo de matrícula criado a nível nacional com vista a facilitar o processo de cobrança electrónica de portagens.Nos termos de um decreto legislativo regional hoje publicado em Jornal Oficial, esta isenção abrange “os automóveis, seus reboques, motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos, máquinas industriais, máquinas industriais rebocáveis e outras categorias de veículos” autorizados a circular no arquipélago.Na opinião do Governo, a quem se deve esta iniciativa legislativa, a utilidade ou a finalidade principal daquele dispositivo, vulgarmente designado por “chip”, encontrava-se prejudicada nos Açores, já que na Região não há – nem se prevê que venha a existir – cobrança de portagens aos utilizadores das infra-estruturas rodoviárias existentes.Argumenta ainda que “não é aceitável onerar os cidadãos e as empresas” da Região com encargos inerentes à instalação e manutenção de um dispositivo que, neste momento, “se revela inútil”.


in rtp.pt

segunda-feira, 12 de abril de 2010

SATA descobre anomalia sobre tarifa de residente e garante que promoções na empresa são definitivas


A SATA já descobriu porque razão o passageiro que fez o voo São Jorge/Porto foi obrigado a pagar mais 96 euros do que a tarifa normal. Por outro lado, garante que é a título definitivo que está a promover chefes de cabine para a rota Funchal-Porto Santo.


Segundo a transportadora aérea açoriana, o passageiro em causa não tinha direito à tarifa de residente, porque estava a viajar por uma ilha diferente do que a sua. O passageiro, quando realizou a ligação São Jorge/Ponta Delgada/Porto, não tinha direito à tarifa de residente, mas, o problema não se coloca no facto de ter regressado à ilha de São Jorge por outra "gateway", mas, apenas, por residir na ilha do Faial. Segundo José Gamboa, porta-voz do Grupo SATA,"a tarifa de residente só se aplica aos passageiros que viajem pela ilha onde, efectivamente, residam".Gamboa adianta que a SATA "está, apenas, a respeitar o que se encontra definido nas obrigações de serviço público nas ligações aéreas entre os Açores e o Continente".Ora, este episódio coloca outra questão: será que um passageiro da ilha do Faial que pretenda viajar pela ilha do Pico, ou vice-versa, perde o desconto de tarifa de residente, no dia em que ambas as ilhas tenham ligações directas a Lisboa? Nestes casos, adianta José Gamboa - "os passageiros têm de apresentar uma declaração, por exemplo, da entidade patronal, a justificar sua presença temporária noutra ilha". Relativamente à posição do Sindicato de Pessoal de Voo, que convocou para esta noite uma Assembleia-Geral de emergência, elegando que "estão a ser nomeados para cargos relâmpago de chefia tipulantes de cabine, para, depois, serem demitidos", José Gamboa garante que é "a título definitivo que a SATA Air Açores está a promover chefes de cabine para a rota Funchal/Porto Santo, e não temporariamente, como acusa o Sindicato".Caso não seja renovada essa ligação, "a SATA exclui o despedimento".


in rtp.pt

Jovem actor preso por posse e tráfico de droga

O actor de 19 anos, que participou em várias novelas e séries portuguesas(Médico de Família, Super Pai, Anjo Selvagem, Floribella, Doce Fugitiva, Liberdade 21, entre outros), foi detido na passada sexta-feira pela PSP de Olaias, na posse de seis gramas de heroína, quatro de cocaína e dinheiro vindo do tráfico (cerca de 500€ p/dia).

Além de Tiago Fernandes ficaram em prisão preventiva mais seis jovens, com idades até aos 23 anos, avança o "Correio da Manhã". Segundo o Ministério Público, o actor chefiava o negócio da droga na Quinta do Lavrador, nas Olaias, que se tornou num dos principais pólos de toxicodependentes, após a demolição do bairro da Curraleira em Lisboa.

O grupo já era suspeito de longa data, tendo sido presente anteriormente a Tribunal e sujeito a inspecções periódicas na polícia.

Professores voltam a propor criação de uma Ordem


Em algumas faculdades do Reino Unido não basta ter médias altas para se entrar num curso de Medicina. É preciso também ter uma qualidade humana e ética à altura da futura profissão. Antes do ingresso, os candidatos são submetidos a longas entrevistas dirigidas e vários não chegam a entrar, mesmo que tenham médias equivalentes a 18 ou 19.


João Grancho, presidente da Associação Nacional de Professores (ANP), lembra este exemplo para defender que o mesmo se deve aplicar ao ingresso na carreira docente. Para se ser professor é necessário ter vocação, ser alguém para quem a educação, as crianças e os jovens sejam importantes, diz, defendendo por isso que a selecção deve ser prévia à entrada na formação inicial.Para Grancho, a valorização da dimensão ética só poderá ser garantida através da existência de um código deontológico e de um organismo de auto-regulação. "O Estado não tem sabido regular a profissão para garantir a sua qualidade", frisa. Por isso, a ANP vai apresentar esta semana um estudo onde se defende que a criação de um organismo de auto-regulação da profissão docente é necessária em termos de realização de interesse público. É um dos requisitos exigidos pela nova lei que regula a criação de associações públicas profissionais. O diploma, publicado em 2008, estabelece que a constituição deste tipo de organismos "é excepcional" e pode "apenas ter lugar quando a regulação da profissão envolver um interesse público". O responsável da ANP precisa, contudo, que para a classe docente este organismo não deveria ser uma corporação profissional, tipo ordem, e sim um conselho, com maioria docente mas onde estivessem representados, entre outros, instituições do ensino superior, os pais e o Estado.Entre os opositores à constituição de um organismo de auto-regulação - a proposta tem já duas décadas - têm figurado os principais sindicatos de professores e o Ministério da Educação. Mas o actual secretário de Estado, Alexandre Ventura, já se mostrou receptivo à ideia. É uma mudança.


in publico.pt

domingo, 11 de abril de 2010

Deputada brasileira denuncia corrupção e torna-se estrela na Internet

A deputada estadual brasileira Cidinha Campos, já conhecida pelos seus discursos inflamados contra a corrupção, tornou-se numa estrela da Internet quando um vídeo de uma das suas intervenções foi publicado no YouTube.


sábado, 10 de abril de 2010

SL Benfica - SC Braga













Deixo-vos umas fotos do jogo do passado dia 27 que ganhámos por 1-0. O ambiente foi fantástico não estivesse o estádio completamente cheio. Uma pequena vitória mas um grande passo para o título.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Notas dos alunos vão estar na net


Os encarregados de educação vão poder acompanhar o percurso escolar dos filhos, ver as notas e matriculá-los no Ensino Básico via Internet, numa medida do programa Simplex, que hoje, sexta-feira, entra em discussão pública. O objectivo é disponibilizar o sistema em 2011.
A partir de agora e até final deste mês, pais, associações, empresas e demais cidadãos poderão consultar as medidas de simplificação propostas pelos serviços e apresentar sugestões. Todos vão poder participar no blogue (na página www.simplex.pt) e, durante o próximo mês, será apresentado o programa.
Do Ministério da Educação surge o dossiê do aluno, de modo a permitir que os encarregados de educação acompanhem e verifiquem, via online, a vida escolar dos filhos, inclusive as suas notas. Para garantir a confidencialidade dos dados, os pais deverão aceder apenas à informação dos seus filhos, mediante uma senha. Na proposta, está ainda incluída a "Matrícula Net", para uma inscrição simplificada e rápida dos alunos no Ensino Básico. Outra vertente prevista no dossiê do aluno passa por disponibilizar a certificação das qualificações.
Ao JN, a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, explicou que o programa, que envolve vários ministérios, terá, depois, um ano para ser executado. E recordou que 10% do anterior foi feito com base em sugestões.
No que toca ao dossiê do aluno, explicou que "o compromisso do Ministério da Educação, que é o proponente da medida" prevê que a nova funcionalidade online esteja a funcionar no ano lectivo que arranca em 2011. O que se pretende com a introdução da medida no Simplex é que fique disponível em todas as escolas públicas a partir do Ensino Básico.
A propósito do ensino, a governante recordou que avança este ano um projecto pioneiro com a Universidade de Aveiro para a chamada certidão permanente de habilitações do Ensino Superior.


in jn.pt

Os comentadores da SIC são do melhor!



Deve ouvir-se com o som alto!

Como é que estes gajos ainda lá estão?

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Combustível racionado (outra vez) no Corvo

Segundo chegou à redacção do Putas e Vinho de Cheiro, ontem começou a fazer-se racionamento ao Gasóleo vendido na bomba de combustíveis do Corvo, sendo que cada utente da mesma só teve direito a comprar 10l.

Explicação?

terça-feira, 6 de abril de 2010

A (in)Justiça do Desporto em Portugal

Acabei de ler agora que o Rui Costa, actual director desportivo do Benfica, e João Pereira Gomes, director-geral da SAD do Braga, foram suspensos, pela Comissão Disciplinar da Liga, por 40 e 45 dias respectivamente, e terão de pagar multas na ordem dos 1750 e 1500€ cada um, porque supostamente trocaram ofensas verbais, e porque se encontravam indevidamente na zona de acesso aos balneários.

De forma resumida, ficarão de fora por 4 ou 5 jogos.

Até aqui tudo bem!

O mais engraçado vem agora:

O Hulk e o Sapunaru agrediram e feriram, a pontapé e à galheta, com alguma gravidade um Steward no Estádio da Luz, no famoso caso do "Túnel da Luz" e o castigo: Hulk - 4 jogos de suspensão e Sapunaru 3 jogos de suspensão!

Compensa mais mandar uma pessoa ao Hospital do que mandar uma pessoa para o car****!

O Crime compensa ou não?!?

Paulo Estêvão lidera PPM nacional

O até aqui vice-presidente assume as funções de Nuno da Câmara Pereira, que se demitiu e desfiliou do partido.

Paulo Estêvão é o novo líder do Partido Popular Monárquico (PPM) a nível nacional. O até aqui vice-presidente, e único monárquico com assento parlamentar na Assembleia Legislativa Regional, substitui no cargo o antigo líder, Nuno da Câmara Pereira, que se demitiu e desfiliou do partido.
Nas curtas declarações já prestadas, Estêvão referiu que o Nuno da Câmara Pereira se afastou do partido por “razões de índole pessoal”.

JornalDiario

domingo, 4 de abril de 2010

quinta-feira, 1 de abril de 2010

F-22 Raptor virão hoje ao Corvo

"Os aviões F-22 da Força Aérea Americana, que recentemente se deslocaram para a base das Lages na ilha Terceira, estarão hoje a desenvlover testes nos aeroportos dos grupos Central e Ocidental. As aeronaves que até então têm sido alvo de petições e reclamações, devido ao transporte de material bélico de origem nuclear.(...)"

in AeroVista