quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Estado da Nação

"Ao fim de 35 anos de democracia, votar é um cerimonial já rotineiro para muitos de nós. E, uma vez mais, vamos todos ser chamados a cumprir um dos direitos/deveres democráticos fundamentais: o de contribuir com o peso da nossa decisão individual para a escolha de quem vai gerir o País nos próximos tempos, eventualmente nos próximos quatro anos. Votar é, felizmente, já uma rotina, mas não é menos importante do que foi. Dada a actual situação económica e social, será até, desta vez, eventualmente mais relevante do que em muitas outras ocasiões.
As eleições são um tempo de escolhas. E devem ser também, antes disso, um tempo de balanço, uma altura para olhar, de forma o mais objectiva possível, e longe do calor dos acontecimentos e discussões, para o País que temos e para o percurso que fizemos, ao longo dos últimos tempos. E, em especial, claro, para os últimos quatro anos.
Foi para o ajudar a fazer esse balanço que a redacção da VISÃO se mobilizou e produziu este Estado da Nação, o "especial" que ocupa cerca de 40 páginas desta edição. Não é a primeira vez que fazemos este levantamento de dados, números e factos que traçam o retrato da nossa sociedade e nos ajudam a ajuizar a bondade das decisões políticas. Economia e Finanças, Europa, Administração Pública, Justiça e Segurança, Educação, Saúde, Segurança Social e Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia, Energia e Ambiente são os grandes temas que servem de base a este "tomar do pulso" ao País. Um trabalho que, esperamos, o ajude a avaliar melhor o estado de desenvolvimento e bem-estar da nossa sociedade e a decidir o seu voto, seja ele qual for, com mais informação.

Em semana de eleições legislativas, a VISÃO traça o retrato do País. Não perca o PDF com os gráficos, os factos e os números do Portugal que temos, num dossiê especial de 37 páginas sobre o ESTADO DA NAÇÃO."

Clique aqui para ver o PDF

IN VISÃO.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário