terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Açores iluminam Lisboa com projecções 3D

Acção contempla importantes monumentos da capital
As paisagens e principais atracções dos Açores vão iluminar a cidade de Lisboa, a partir de hoje e até 16 de Janeiro através de uma acção inovadora que, coincidindo com a realização da BTL - a maior feira de turismo de Portugal, visa promover o turismo no arquipélago e aumentar a notoriedade da marca ‘Açores’.
O Padrão dos Descobrimentos, a estátua do Marquês de Pombal, a Estação do Rossio e o Bairro Alto Hotel foram os locais escolhidos para a acção “Açores iluminam Lisboa”, que projectará nas fachadas destes monumentos e edifícios imagens em vídeo 3D dos principais produtos turísticos da região, como o mergulho, o ‘whale watching’, o geocoaching e a vulcanologia.
A estátua do Marquês de Pombal “encher-se-á” de água, podendo ver-se baleias, golfinhos, cardumes e mergulhadores a nadarem à volta do monumento e a explosão de vulcão; no Padrão dos Descobrimentos poderá ver-se um barco à vela a navegar sob um magnífico céu e arco-íris; a Estação do Rossio dará lugar a um campo de golfe; e no Bairro Alto Hotel serão mostradas imagens típicas dos Açores, entre as quais hortênsias e vacas. As projecções vão decorrer de 12 a 16 de Janeiro entre as 18h00 e as 22h00.
Esta acção está a ser preparada desde Setembro, envolvendo 30 pessoas. E será já no próximo dia 12 de Janeiro, pelas 19h30, que se poderá ver o resultado final deste trabalho, com o qual se pretende também dar um toque de sofisticação ao destino Açores e apresentá-lo como um destino de experiências e aventuras e não um destino meramente contemplativo.
Tal como em 2009, quando a cidade de Lisboa foi invadida pela fauna e flora do arquipélago, também esta campanha constitui uma revolução em termos de comunicação, evidenciando o empenho e trabalho desenvolvido pelo Turismo dos Açores com o objectivo de transformar a região num destino turístico de excelência.
Essa mesma razão justifica o grande investimento feito na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre entre 13 e 17 de Janeiro, onde a Região dos Açores estará presente com a maior área de exposição, totalizando mais de 1.000 m2. Este espaço é partilhado por empresas, associações e entidades oficiais, permitindo aos visitantes descobrir e compreender melhor os Açores e a respectiva oferta.
Pauleta marca penalties pelos Açores
A promoção da Região como um todo constitui, aliás, um dos principais vectores da estratégia promocional do Turismo dos Açores, a qual encontra na BTL um dos canais privilegiados de divulgação no mercado interno.
A presença dos Açores na BTL 2010 será, por isso, reforçada com um conjunto de iniciativas que procuram evidenciar as características únicas da Região, com destaque para a acção “Açores iluminam Lisboa” e os momentos protagonizados pelo ex-jogador da Selecção Nacional Pedro Pauleta.
O embaixador da Região dos Açores estará presente na Bolsa de Turismo de Lisboa, nos dias 13 e 16 de Janeiro para dois momentos de interacção com o público e visitantes. Um desses momentos acontece entre as 15h00 e as 16h00, à entrada da FIL, onde Pauleta irá marcar penalties que serão defendidos por pessoas anónimas, sendo que aqueles que consigam evitar o golo recebem uma viagem ao Arquipélago. O segundo momento decorre nos mesmos dias entre as 16h00 e as 17h00, período durante o qual Pauleta irá estar no stand da Região a tirar fotografias e a dar autógrafos ao público.
Mais de 300 mil turistas visitaram os Açores em 2009
Um destino cada vez mais procurado, os Açores têm registado um número crescente de visitantes, sendo que em 2009 as nove ilhas do arquipélago foram visitadas por cerca de 306 mil turistas nacionais e estrangeiros.
Na hotelaria tradicional, foram recebidos no ano passado cerca de 300 mil hóspedes, a que correspondem 930.457 dormidas, e o turismo em espaço rural registou 5.316 hóspedes e 17.624 dormidas.
Em termos estatísticos, os portugueses residentes no Continente representaram 60% dos turistas que visitaram os Açores em 2009, sendo que dos restantes 40% a Alemanha, Dinamarca, Suécia e Finlândia, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos e França foram os países com mais peso para o turismo dos Açores.
As ilhas de São Miguel, Terceira e Faial foram as que receberam maior número de turistas e os proveitos para o sector totalizaram cerca de 45 milhões de euros.
Sentido das Letras

Sem comentários:

Enviar um comentário