quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Avi-fauna com sucesso na Ilha do Corvo

Aproveitando um momento de avaliação externa do projecto LIFE+ "Ilhas Santuário para aves marinhas" decorreu uma sessão pública de apresentação de resultados e de atribuição de prémios para uma actividade ambiental.

O objectivo essencial deste projecto é promover actividades que salvaguardem as aves marinhas e estimulem a sua utilização sustentável, especialmente ligado ao turismo natureza.

Entre as actividades essenciais, destacam-se a construção de ninhos artificias, a remoção de flora invasora e a erradicação de ratos em zonas particularmente importantes para a nidificação de aves marinhas e a realização de actividades de promoção ambiental.

Na sessão foram apresentados dois vídeos do projecto, um dedicado à apresentação dos métodos a ser utilizados e outro sobre o primeiro peddy paper ambiental da Ilha do Corvo, e ilustrados os resultados já atingidos.

O número de participantes nesta sessão ascendeu às oito dezenas de pessoas o que representa cerca de 20% da população da ilha.

Na sessão pública, o director regional do Ambiente, Frederico Cardigos, afirmou que "as metas ambientais atingidas nas ilhas no Corvo espelham a evolução positiva no arquipélago dos Açores." Esclarecendo que "a existência de problemas, como a proliferação da fauna e flora invasora e ainda gestão deficiente dos resíduos, não nos pode distanciar dos bons resultados obtidos neste Ano Internacional da Biodiversidade."

Entre os bons resultados, o director regional destacou, para além dos resultados específicos deste projecto LIFE+, a evolução no processo de formulação do Centro de Resíduos do Corvo, a confirmação de uma nova ave nos Açores este ano, o painho-de-Monteiro, e o salvamento do priolo.

O Programa LIFE+ é dinamizado e financiado pela Comissão Europeia e pretende constituir-se como uma ferramenta de auxílio à implementação das Directivas Aves e Habitats na União Europeia. São parceiros neste projecto a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, que coordena, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar dos Açores, que é também o seu maior financiador, a Câmara Municipal do Corvo e a Royal Society for the Protection of Birds.

AZORESDIGITAL

Sem comentários:

Enviar um comentário