quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PSD denuncia falta de armazenamento para o peixe das Flores

O PSD/Açores denunciou esta tarde "a falta de capacidade de armazenamento, por parte da Lotaçor, de pescado congelado" na ilha das Flores, acusando as autoridades governativas de "falha no planeamento", uma vez que "foi esta a realidade com que se depararam os pescadores da ilha, após uma abundante safra de bonito", disse o deputado António Maria Gonçalves.

O social-democrata enviou à Assembleia Legislativa um requerimento, "para saber se o executivo tem conhecimento da situação referida, e se estão previstas medidas para ajudar os pescadores florentinos", explicou.

"Os pescadores das Flores têm tido dificuldades em encontrar pescado nas águas mais costeiras da ilha, mas há alturas em que as safras são abundantes. E isso aconteceu nos últimos tempos, com a apanha de toneladas de bonito", referiu, acrescentando que "o pior foi aferir que não havia espaço para armazenar o peixe capturado", adiantou.

"Mais uma vez valeu-lhes a boa vizinhança e a proximidade da ilha do Corvo que, oferecendo a sua disponibilidade de frio, permitiu deslocar parte do pescado e, provisoriamente, resolver o problema, que ainda assim prosseguiu", continuou.

"Uma oportunidade que era de ouro para os pescadores locais acabou por traduzir-se apenas numa safra de bonito de uns dias, ficando os barcos em terra, já que a Lotaçor não garante mais capacidade para congelar e armazenar o pescado que ficou no mar, e que poderia ter sido capturado", afirmou.

António Maria Gonçalves quer, por isso, saber "se o governo regional pretende investir na melhoria e no aumento da capacidade de armazenamento das instalações de frio da Lotaçor nas Flores. Se assim for, para quando se prevê o início dessas obras, pois a sua necessidade está mais que provada", referiu.

Defendendo que "o sector das pescas deveria ser uma aposta estratégica de qualquer governo interessado em encontrar um modelo de desenvolvimento para as Flores", o deputado lamenta que "assim se percam oportunidades de criar mais riqueza, de aumentar as exportações, e de se criarem mais postos de trabalho", concluiu.


José Garcia
AZORESDIGITAL

Sem comentários:

Enviar um comentário