sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Inaugurado o Centro de Recuperação de Aves Selvagens na ilha do Corvo

A ilha do Corvo passa a ter, a partir de hoje, um Centro de Recuperação de Aves Selvagens, fruto da iniciativa de um grupo de jovens daquela ilha. O presidente do governo regional considera este um projecto de “enorme importância”.

O Centro de Recuperação do Corvo, instalado num edifício que estava abandonado, é uma “estrutura pioneira que, modesta em dimensão física, tem uma enorme importância para o sinal que queremos dar em relação ao respeito e interesse que as espécies biológicas dos Açores nos merecem e ao conhecimento que disso queremos que no exterior as pessoas tenham”, afirmou Carlos César.

Em declarações à Lusa, o secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses, salientou que o centro, além de permitir o tratamento das aves, serve também como local de “transição entre o cativeiro e a liberdade”.

O primeiro ocupante do Centro de Recuperação de Aves Selvagens – estrutura que ficará a cargo do Parque Natural Regional do Corvo, classificado em 2006 - é um milhafre, que vivia em cativeiro no Faial e está agora a ser preparado para regressar à liberdade. Segundo Álamo Meneses, chegam anualmente ao Corvo e às Flores, as duas ilhas do Grupo Ocidental dos Açores, “milhares de aves, das quais algumas dezenas necessitam de apoio”.

O presidente do governo regional aproveitou para anunciar que “dentro de dias” será editada a primeira lista das espécies dos Açores. “Os milhares de espécies aí referidos são uma preciosa demonstração da nossa riqueza, mas também da nossa responsabilidade na sua preservação”, comentou.

Lusa, PÚBLICO

3 comentários:

  1. E o Milhafre, espécie protegida, continua preso no galinheiro?.

    ResponderEliminar
  2. Sim, estava domesticado num galinheiro do Faial. Agora está a aprender a ser selgavem no Centro.

    ResponderEliminar
  3. Pois é,
    Ainda por cima, foi desterrado.
    Posto longe da familia e amigos.
    Uma outra pergunta, de predominancia.
    É Macho ou Fêmea???

    ResponderEliminar