quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mais vacinas para a gripe A...menos tubarões


"A vacina contra a gripe A é produzida com óleo de fígado de tubarão. Milhões de doses de vacina vão ser produzidas com milhares de quilos de óleo de fígado de tubarões ameaçados e com taxas de reprodução muito baixas.
As vacinas produzidas para proteger as pessoas da gripe A não são muito benéficas para espécies ameaçadas de tubarões. As milhões de doses da vacina H1N1/09 são produzidas com base no esqualeno, a substância oleosa extraida dos fígados dos tubarões.
O Infarmed e a Organização Mundial de Saúde explicaram na altura da aprovação da vacina na Europa que “a presença de esqualeno nas vacinas para a gripe pandémica permite o uso de menor quantidade de material viral sem aumentar o risco, mantendo a eficácia daquela vacina”. Esta substância aumenta a capacidade de resposta imunológica do nosso organismo.
A substancia é já utilizada vulgarmente em produtos cosméticos, como cremes para a pele, normalmente sem que o consumidor seja informado disso. É de notar que outras substâncias como o azeite, óleo de gérmen de trigo ou óleo do farelo do arroz contêm também o esqualeno, mas em menores quantidades. Maioritariamente o esqualeno é extraído de tubarões apanhados por pescadores e em particular de espécies de profundidade.
Os tubarões de profundidade são particularmente sensíveis a esta exploração por terem taxas de reprodução muito baixas e porque muitas espécies são espécies ameaçadas. O tubarão barroso (Centrophorus granulosus), é um dos principais alvos por ter uma elevada produção de esqualeno, apesar de estar classificada como vulnerável pelo UICN. "

Fonte: National Geographic

1 comentário:

  1. esta vacina é mais uma chacha para a empresa que a fabrica lucrar, pois se o virús está a sofrer mutações que efeito terá a vacina?

    ResponderEliminar