domingo, 19 de setembro de 2010

Oktoberfest - Festa da cerveja de Munique


A Oktoberfest festeja o bicentenário. Ao longo de duas semanas são esperados mais de sete milhões de visitantes, um local de culto e uma verdadeira peregrinação para os apreciadores de uma boa cerveja.

A Oktoberfest, a festa da cerveja de Munique, é o evento mais popular da Europa.
A primeira edição realizou-se a 12 de outubro de 1810. Durante duas semanas, sete milhões de visitantes consumem mais de oito milhões de litros de cerveja.
No interior do recinto existem diversas tendas gigantes onde é possível ouvir e dançar ao som de música tradicional da Baviera, brincar nos carrosséis, assistir a corridas de cavalos, comprar souvenirs e, claro, beber cerveja e comer salsichas, peixe e frango grelhados.
Para assinalar o bicentenário da Oktoberfest, seis grandes cervejarias de Munique produziram cerveja de acordo com receitas antigas, para tentar reproduzir o gosto da época. A receita desta bebida, que só será comercializada durante a feira de Munique, é cuidadosamente guardada no Museu da Festa.
O prefeito de Munique, Christian Ude, perfurou o primeiro barril de cerveja, um ritual que se mantém intacto há 60 anos.
Desde os anos 1980, a Oktoberfest recebe uma média de sete milhões de visitantes, 72% dos quais são da região e 19% são turistas estrangeiros, que consomem um litro de cerveja por pessoa.
Cada visitante gasta em média 54 euros, que representam 830 milhões de euros para os cofres da cidade. Cada caneca de litro de cerveja, o pedido mínimo, custa este ano 8,30 e 8,90 euros.


in visao.pt

1 comentário: