quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MISS AÇORES FACEBOOK 2011

Esta foto que aqui está e a da candidatura da Vanessa à Miss Açores Facebook 2011! Para Votarem têm de fazer "Gosto" na página da Miss Açores e depois abrir o álbum que tem as fotos e aí sim votar na foto! As candidatas com mais votos passarão à grande final! Vejam, Investiguem, Gostem e acima de tudo Partilhem!

domingo, 30 de outubro de 2011

«É na Terra não é na Lua», de Gonçalo Tocha, vence IX DocLisboa

"O filme do português Gonçalo Tocha «É na Terra não é na Lua», sobre a vida na ilha açoriana do Corvo, foi o vencedor da competição internacional do IX DocLisboa.

O documentário, que valera ao realizador uma menção honrosa no Festival de Locarno 2011, na Suíça e concorria com mais 12 filmes, recebeu o Grande Prémio Cidade de Lisboa para melhor longa ou média-metragem, no valor de 10 mil euros, numa sessão que decorreu na Culturgest, em Lisboa.
Rodado durante quatro anos na ilha do Corvo, «É na Terra e não na Lua», de 180 minutos, «é uma espécie de arquivo contemporâneo em movimento» de «uma microcomunidade, fechada em si própria», nas palavras de Gonçalo Tocha."


in cinema.sapo.pt

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Chuva contínua e forte a partir da madrugada de quarta-feira nas ilhas das Flores e Corvo

"O estado do tempo vai agravar-se a partir da madrugada de quarta-feira nas ilhas das Flores e do Corvo, no Grupo Ocidental dos Açores, onde se esperam chuva forte, informou o Instituto de Meteorologia (IM)
A previsão do IM, citada pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros, aponta para a ocorrência de precipitação contínua, que pode ser, por vezes, forte, entre as 06:00 e as 18:00 de quarta-feira.
Este agravamento do estado do tempo é originado pela influência de uma superfície frontal fria com ondulações, que vai começar a afetar o Grupo Ocidental dos Açores nas próximas horas.
Na sequência desta previsão, a Protecção Civil recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, apelando a um especial cuidado dos automobilistas."

Açoriano Oriental

Filme sobre o Corvo seleccionado para festival de documentário na Dinamarca

"O filme “É na Terra não é na Lua”, de Gonçalo Tocha, sobre a vida na ilha do Corvo, foi seleccionado para a competição internacional do festival de documentário de Copenhaga, na Dinamarca, disse o realizador à Lusa. O CPH:DOX, festival internacional de documentário de Copenhaga, decorre de 3 a 13 de Novembro. No âmbito do seu percurso internacional, o filme foi exibido duas vezes na semana passada no festival de cinema de Vancouver, no Canadá, que termina na sexta-feira, integrado na secção “Heaven and Earth”. Seguirá depois para o Festival de Valdivia (Chile), onde será mostrado três vezes em competição internacional, entre 11 e 16 de Outubro. E ainda este mês estará também na Viennale (Áustria), onde passará nos dias 21 e 22. Este festival e o de Vancouver não são competitivos, mas por eles costumam passar cerca de cem mil pessoas, assinalou Gonçalo Tocha. No próximo ano, adiantou o realizador, o filme estará no festival de cinema de Vilnius, na Lituânia, que vai realizar-se de 15 a 29 de Março. Por cá, o filme de Gonçalo Tocha foi incluído na competição internacional de médias e longas-metragens do Doclisboa, que decorre de 20 a 30 de Outubro, altura que marcará a sua estreia no Continente (a primeira exibição do filme decorreu no Corvo a 24 de Setembro, conforme o Açoriano Oriental noticiou na sua edição de 19 de Setembro, numa matéria sobre o realizador Gonçalo Tocha). “É na Terra não é na Lua”, que Gonçalo Tocha rodou durante quatro anos na ilha do Corvo, vai passar duas vezes no âmbito do Doclisboa, a 25 de Outubro, às 21h00 e a 29 de Outubro, às 14h45. Recorde-se que o realizador português recebeu uma menção honrosa no festival de cinema de Locarno, na Suíça, que decorreu no início de Agosto."

Açoriano Oriental

sábado, 17 de setembro de 2011

É na Terra não é na Lua


APRESENTAÇÃO DO FILME SOBRE A ILHA DO CORVO
feito por Gonçalo Tocha e Dídio Pestana que aqui estiveram entre 2007 e 2008

SÁBADO 24 SETEMBRO DE 2011
Pelas 15h na sala do Pavilhão Multiusos do Corvo

ENTRADA LIVRE

NOTA: O filme tem 3 horas de duração

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo

Há mais de uma década que as populações das ilhas das Flores e do Corvo (Açores) vêm sendo ludibriadas com consecutivas promessas nunca cumpridas, quer pelos sucessivos Governos da República (PSD, CDS/PP e PS) como também pelo Governo Regional (PS), quanto à extensão do cabo de fibra óptica que já passa há bastantes anos pelas restantes ilhas do arquipélago dos Açores.

Este tratamento desfavorável das ilhas ocidentais açorianas repercute-se no seu quotidiano em todos os tipos de telecomunicações nestas duas ilhas: amuito lenta velocidade de acesso à internet, a fraca pujança na comunicação e troca de dados que as empresas comerciais e as entidades públicas necessitam fazer com o exterior, a medíocre qualidade das chamadas telefónicas (quer sejam fixas, quer sejam móveis), a inexistência de televisão por cabo que seja efectivamente cablada (apenas há o muito mais oneroso acesso por satélite), etc.

No passado dia 18 de Maio de 2011 foi anunciada a assinatura do contrato de instalação das redes de nova geração e do cabo de fibra óptica de interligação das ilhas das Flores e do Corvo a todo o Arquipélago e ao Continente. Afirmou-se também que o projecto envolve um investimento de cerca de 20 milhões de euros, a maior parte do qual será proveniente de financiamento público com recurso a fundos comunitários.

Após mais de uma década de muitos enganos, os Povos corvino e florentinoestão absolutamente cansados de repetidas e ilusórias promessas da extensão do cabo de fibra óptica até às suas ilhas! Assim, deste modo e numa acção cívica pela transparência dos contratos públicos, vêm as pessoas abaixo assinadas requerer que seja tornada pública informação sucinta, clara e concreta acerca da pormenorizada calendarização e dos prazos para a execução das várias fases desta empreitada de extensão do cabo de fibra óptica às ilhas ocidentais açorianas.

São entidades destinatárias desta Petição popular: o Governo Regional dos Açores, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Governo da República, a Comissão Europeia e a Portugal Telecom.

É OBRIGATÓRIO o preenchimento do vosso número de Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão! Sem isso, a vossa assinatura não será considerada válida pelas entidades destinatárias desta Petição.

http://www.peticao24.com/fibra_optica_ilhas_ocidentais_azores ASSINA e DIVULGA pelos teus contactos e amigos!

sábado, 6 de agosto de 2011

"Ricos! A minha prima Maria do Corvo telefonou-me dizendo que vai por lá um vendaval por causa de um concurso feito pelos Serviços Agrícolas da Ilha para a admissão de um funcionário para substituir outro que vai reformar-se. Foram quatro os concorrentes, e três deles parece que têm “padrinhos”, mas o que ficou em primeiro lugar não é afilhado de ninguém e o que se diz à boca pequena é que se calhar ele não vai ser admitido e os serviços poderão anular o concurso e começar de novo. Juro que não sei como é que se faz uma coisa destas numa Ilha onde todos se conhecem e onde tudo se sabe…"
In Recados com Amor - Maria Corisca, Correio dos Açores

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cria de cagarros nasceu “em directo” na Internet num ninho no Corvo

Ao contrário do período de incubação, nos próximos tempos é de esperar elevada actividade no ninho durante a noite, pois a cria necessita de ser alimentada com frequência nos primeiros dias. Seguidamente, irá permanecer sozinha no ninho, enquanto os pais passarão o tempo no mar a pescar para a alimentar e para recuperar forças depois do longo período de incubação.
A cria do casal de cagarros que reside num ninho no Corvo, Açores, que está a ser acompanhado em tempo real pela Internet, nasceu no domingo, revelou a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
O ovo tinha sido posto no Dia Internacional da Criança, a 1 de junho, e desde essa altura a vida do casal de cagarros tem sido acompanhada em directo através do endereço eletrónico http://cagarro. spea.pt, numa iniciativa inédita a nível mundial.
O cagarro, eleito Ave do Ano pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), é uma das espécies mais emblemáticas dos Açores, encontrando-se neste arquipélago a maioria da sua população mundial na época da nidificação.
Com esta iniciativa, através de uma câmara de vídeo, é possível acompanhar os movimentos do casal quando se encontra no ninho, sendo esta a primeira vez a nível mundial que é disponibilizado online um ninho de cagarros. “Ao contrário do período de incubação, nos próximos tempos é de esperar elevada atividade no ninho durante a noite, pois a cria necessita de ser alimentada com frequência nos primeiros dias”, refere a SPEA num comunicado em que anunciou o nascimento da cria de cagarro.
Numa fase posterior, a pequena ave vai “permanecer sozinha no ninho, enquanto os pais passarão o tempo no mar a pescar para a alimentar e para recuperar forças depois do longo período de incubação”.
A iniciativa integra o projeto “Ilhas Santuário para Aves Marinhas”, coordenado pela SPEA, que pretende recuperar os habitats de nidificação dos cagarros, uma espécie que nidifica habitualmente em cavidades no solo ou em falésias inacessíveis.

Correio dos Açores

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Corvo pode ser referência mundial

"O Corvo poderá vir a ser, dentro de pouco tempo, a primeira ilha dos Açores a ver eliminado o gás butano nos seus equipamentos domésticos de aquecimento ou de confecção alimentar.


Um contrato no sentido de substituir os tradicionais esquentadores e fogões a gás por um tipo de equipamentos que utilizem energias renováveis foi esta manhã assinado entre o Governo Regional e a Câmara Municipal da Vila do Corvo, em cerimónia presidida por Carlos César.


Como sublinhou, na ocasião, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, o grande objectivo é transformar a ilha do Corvo numa demonstração mundial de referência de um sistema energético sustentável, envolvendo diversas componentes tecnológicas, designadamente a introdução de energias renováveis e a redução da dependência dos derivados do petróleo.


A electrificação de consumos nos lares do Corvo conduzirá ao seu abastecimento com base na produção de electricidade a partir de fontes renováveis, bem como a implementação de redes inteligentes e a introdução de sistemas de gestão activa da procura.

O Corvo, pela sua pequena dimensão – apenas 17 km2 e uma população de pouco mais de 400 habitantes – é a única ilha da região totalmente dependente de combustíveis fósseis (butano, diesel e gasolina), recebendo esses combustíveis por via marítima, com os elevados custos associados e o risco, também considerável, de ruptura provocada pelo mau tempo no Inverno.

Como frisou Álamo Meneses, estando o Governo dos Açores empenhado na eliminação do consumo do gás butano para aquecimento de água e confecção alimentar e numa redução significativa do diesel para produção de electricidade, há que vencer uma série de desafios técnicos, sociais e económicos cujas soluções estão ainda por definir.

A implementação e gestão das redes inteligentes, a gestão activa da procura, o armazenamento de energia, a eficiência energética e o papel do consumidor como agente activo do sistema energético são, na opinião do governante, alguns desses desafios."

in JornalDiario

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Visita do Governo Regional




(...)"No final do dia de terça-feira o executivo açoriano chega à ilha do Corvo para se reunir com o conselho de ilha. A apresentação do projeto para a requalificação e cobertura do polidesportivo da ilha e a inauguração do equipamento de Raios X com digitalização de imagens radiográficas, instalado na Unidade de Saúde do Corvo, são as atividades destacadas para quarta-feira. Antes do final da visita Carlos César assina um contrato para a realização do projeto de substituição do consumo de gás butano para fins de cozinha e águas sanitárias e inaugura o Espaço Cultural Multiusos do Município do Corvo. "

Lusa/AO online

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Para bom entendedor...

sábado, 2 de julho de 2011

Taxas moderadoras na saúde começam a ser pagas hoje


Os utentes do Serviço Regional de Saúde dos Açores passam a pagar, a partir de hoje, taxas moderadoras nas urgências, consultas e em tratamentos de fisioterapia valores que variam entre seis e um euros.
Nos termos de um diploma conjunto da vice-presidência do Governo Regional e da Secretaria Regional da Saúde dos Açores, a taxa moderadora a cobrar nas urgências é de seis euros nos hospitais e de quatro nos centros de saúde.
As consultas médicas em unidades hospitalares passam a ser taxadas em cinco euros e nos centros de saúde a dois, enquanto por cada sessão de fisioterapia passa a ser cobrada uma taxa de um euro.
Nos termos da portaria, estão isentos das taxas moderadoras ou gozam de redução de taxa “os beneficiários que se encontrem nas situações previstas na legislação nacional sobre a matéria”.
O Governo açoriano recusou a aplicação das taxas moderadoras da saúde aquando da sua criação no Continente, justificando agora a sua introdução nas unidades de saúde do arquipélago com o “período particularmente exigente” que se vive no país e que está “bem expresso no recente pedido de ajuda externa”.
“A consolidação orçamental do setor da saúde obriga a que se tomem medidas promotoras da utilização eficiente dos recursos e da diminuição da despesa”, sublinha o Executivo no decreto que aprova a introdução das taxas moderadoras de saúde na Região.

in acorianooriental.pt

sexta-feira, 1 de julho de 2011

População aumenta nos Açores mas cai nas ilhas mais pequenas



A população residente nos Açores aumentou 1,79 por cento nos últimos dez anos, para 246.102 habitantes, mas apenas em sete dos 19 concelhos ao arquipélago se registaram crescimento demográfico.
Segundo os dados provisórios dos Censos 2011, enquanto o concelho da Ribeira Grande, viu aumentar a sua população em 12,5 por cento, a Calheta, em S. Jorge, registou um decréscimo demográfico de 11,11 por cento.
Além de confirmarem a tendência das últimas décadas de redução da população das ilhas menos populosas – Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Pico e Flores (o Corvo revelou-se uma exceção com um acréscimo de 9,36 por cento) - , os números do recenseamento confirmam, no caso de S. Miguel, em que vivem mais de metade dos residentes no arquipélago, um novo fenómeno – a concentração nos maiores centros urbanos.
Ponta Delgada, concelho em que se situa a capital da ilha viu aumentar o seu número de residentes em 4,4 por cento, para 68,7 mil e a Ribeira Grande, com a segunda cidade, para 32 mil.
Embora com crescimentos mais modestos (2,15 por cento), a Lagoa, concelho limítrofe de Ponta Delgada, a Vila Franca do Campo (0,94) viram também aumentar a sua população, registando-se quebras nos concelhos micaelenses do Nordeste (7, 01) e Povoação (6,13).
Na ilha Terceira, segunda mais populosa ilha do arquipélago, Angra do Heroísmo perdeu 1,7 por cento dos seus habitantes, enquanto a Praia assistiu a um acréscimo de 4,12 por cento.
O único concelho da ilha de Faial, onde se localiza a cidade da Horta, verificou uma descida no número de residentes no decénio pouco significativa, 0, 07 por cento. 

in acorianooriental.pt

Cadernetas de recibos verdes acabam hoje


A partir de hoje as cadernetas de recibos verdes deixam de existir, passando a ser obrigatória a emissão de recibo verde eletrónico para os trabalhadores independentes com negócios superiores a 10 mil euros que paguem IVA.

Médicos ou arquitetos são alguns dos trabalhadores independentes, já obrigados a enviar a sua declaração de IRS e de IVA pela Internet, e que passam a ter de entregar o recibo eletrónico a partir de hoje.
Os contribuintes a recibos verdes que tenham um volume de negócios inferior a 10 mil euros e que não entregavam IVA ao Estado não têm de fazer aquela entrega eletrónica, podendo continuar a entregar recibos em papel desde que peçam uma senha de acesso, caso ainda não a tenham.
Como as cadernetas de recibos verdes deixam de existir a partir de hoje, não podendo ser compradas nos serviços de Finanças, os contribuintes que continuem a preferir entregar os recibos em formato papel podem comprar o original e o duplicado nas repartições de Finanças.
Estes recibos verdes vão ter de ser comprados avulso, até um máximo de 50, e custam 10 cêntimos a unidade, mas um recibo pela Internet não tem qualquer custo para o contribuinte.
A lei não permite emitir recibos eletrónicos no Portal das Finanças e ao mesmo tempo recibos em papel comprados nos serviços de Finanças, impedindo a utilização de ambos os regimes no mesmo ano a que respeitam os rendimentos
O vice-presidente do Sindicatos dos Trabalhadores dos Impostos, Marcelo de Castro, defende que os recibos verdes eletrónicos são um mecanismo de ajuda ao controlo da fraude

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Governo vai obrigar beneficiários a trabalhar

Frequência de formação e prestação de trabalho no Estado vão passar a ser condições obrigatórias de acesso aos apoios sociais.
A necessidade de fazer uma auditoria aos benefícios prestados pelo Estado é consensual no novo governo, que vai incluir no seu programa a ideia do “tributo solidário”, noticiou ontem o “i”.
A procura activa de emprego, a frequência de acções de formação e a prestação de trabalho no Estado ou em instituições de solidariedade social vão passar a ser condições obrigatórias de acesso aos apoios sociais.
Actualmente, estes programas são incluídos, por exemplo, nos planos pessoais de emprego, que os benefi ciários têm que cumprir sob pena de perderem o subsídio. O jornal sublinha que a prestação de trabalho será obrigatória, especialmente para beneficiários do rendimento social de inserção.
Estas propostas que têm vindo a ser defendidas pelo PSD e pelo CDS-PP e constam do programa dos partidos.
Já a atribuição de subsídios em vales de alimentação ou saúde, discutida durante a campanha eleitoral, está ainda em aberto, de acordo com o mesmo jornal.

Correio dos Açores

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aumento de preços dos combustíveis




"O gasóleo rodoviário passa a custar 1,24 euros por litro, enquanto o gasóleo agrícola sobe para 78 cêntimos e o pescas para 69 (pesca artesanal) e 59 cêntimos (costeira).


No que respeita ao gás doméstico, o fornecido em garrafas de 26 litros sobe para 1,23 euros por quilo e o vendido em garrafas de materiais leves de 24 litros passa a custar 1,43 euros.O gás canalizado sofre uma subida de 1,21 para 1,23 euros o quilo.


A última actualização dos preços dos combustíveis nos Açores entrou em vigor no final de Maio."


in Açoriano Oriental

terça-feira, 21 de junho de 2011

o Verão chegou!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Corvo recebe exposição sobre Nobel Craig Mello

"A mostra itinerante “Craig Mello, Prémio nobel da Medicina, 2006” estará patente no Centro de interpretação Cultural e Cultural do Corvo entre 22 deste mês e 01 de julho.antes da cerimónia de inauguração da exposição, Luísa Mota Vieira, investigadora principal na área da genética do Hospital do Divino espíritosanto, em Ponta Delgada, profere na escolaBásica integrada do Corvo, pelas 14h15, uma conferência sobre o laureado e a investigação que conduziu à atribuição do Pré-mionobel da Medicina e fisiologia em 2006, que conta com a presença de alunos daquele estabelecimento de ensino.a exposição surgiu na sequência da visita que Craig Mello efetuou aos açores, em julho de 2009, a convite da Presidência do Governo regional, e tem como principal objetivo dar a conhecer aos açorianos aspetos da vida e da obra do laureado, bem como sensibilizar e motivar o interesse dos jovens pelo conhecimento científico.após a sua apresentação no Museu Municipal da ribeiraGrande, concelho de origem dos familiares ascendentes de Craig Mello, a exposição percorreu as restantes ilhas."

Diário Insular

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Legislativas 2011



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Bandeira "QualityCoast" hasteada no Corvo

"A organização promotora do programa atribuiu o galardão para 2011-2012 a Torres Vedras, Açores, Madeira, Pico, Sintra, São Miguel, Terceira, Porto Santo, Lagos e Tavira, de acordo com a lista de vencedores, a que a agência Lusa teve acesso.
As regiões contempladas passam a figurar na lista dos cinquenta melhores destinos à beira-mar considerados ambientalmente sustentáveis, uma estratégia de marketing turístico através do site do programa na Internet.
O prémio europeu é atribuído de dois em dois anos pela EUCC- The Coastal & Marine Union, com sede na Holanda.
Na validação das candidaturas, o júri internacional do programa tem em conta um conjunto de 20 critérios como a presença de espécies e habitats importantes internacionalmente e a existência de fontes de informação e infraestruturas que permitam ao turista ficar com um melhor conhecimento dos locais visitados.
A qualidade das águas balneares, a promoção e disponibilidade de meios de transporte sustentáveis, a existência de recipientes para recolha e reciclagem de resíduos e as políticas tendentes à redução de gases com efeito de estuda foram também avaliados.
Torres Vedras, Aveiro e Açores foram as únicas três regiões portuguesas contempladas em 2009-2010, na primeira edição de atribuição do galardão.
A lista de 2011-2012 é liderada pela Grécia, com 13 regiões galardoadas, seguida da França (9), Portugal (9), Espanha (9), Itália (8), Chipre (3), Roménia (2), Croácia (1), Malta (1) e Eslovénia (1)."


Jornal i

domingo, 29 de maio de 2011

Ontem o mar estava muito alterado para a Ariel... só para ela...
(foto tirada às ontem com 3 embarcações florentinas que haviam chegado)

segunda-feira, 23 de maio de 2011




"A campanha eleitoral para as legislativas antecipadas de 05 de junho arrancou oficialmente no Domingo e prolonga-se por 13 dias, apesar dos líderes dos principais partidos já andarem na estrada há várias semanas.

No total, dezassete forças políticas apresentaram listas, mas apenas nove partidos e uma coligação concorrem a todos os círculos eleitorais. Os portugueses vão assim eleger os 230 deputados que compõem a Assembleia da República, 47 eleitos pelo círculo de Lisboa e 39 pelo círculo do Porto. Coimbra elege menos um lugar, ganhando Faro mais um mandato."

terça-feira, 17 de maio de 2011

Fibra óptica no Grupo Ocidental

"O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, vai deslocar-se amanhã aos Açores para assinar o contrato da ligação de fibra óptica para as ilhas das Flores e Corvo, num investimento de 20 milhões de euros, financiado em 12 ME pela União Europeia. O apoio é concedido no âmbito de um programa do alargamento da rede de fibra óptica às zonas rurais de Portugal."

Açoriano Oriental

quarta-feira, 11 de maio de 2011

As medidas do PSD, da TROIKA e do PS (clicar na imagem para ampliar)

Clique na imagem para ampliar

Bin Laden pode já ter morrido há muito tempo

"O líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, morreu de doença muito antes do assalto das forças especiais dos Estados Unidos, afirmou ontem o ministro dos Serviços Secretos iraniano, Heydar Moslehi, citado pela agência ISNA. “Possuímos informação credível segundo a qual Bin Laden morreu há muito tempo devido a uma doença”, afirmou o ministro no domingo. O ministro iraniano também criticou os Estados Unidos por não mostrarem fotografias do corpo de Bin Laden. “Se os serviços de segurança (…) prenderam ou mataram Bin Laden, porque não mostram [o corpo]?”, questionou o ministro. “Porque atiraram o corpo para o mar?”, questionou ainda. Segundo Washington, Bin Laden foi morto no domingo na cidade paquistanesa de Abbottabad, durante um assalto das forças especiais norte-americanas. A Casa Branca afirmou que não mostraria fotografias de Bin Laden depois de morto para não instigar propaganda e eventual violência."

Açoriano Oriental

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Previsão de chuva forte

"Num aviso emitido, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores indica que as previsões apontam para os Grupos Ocidental (ilhas das Flores e Corvo) e Central (Terceira, Graciosa, S.Jorge, Pico e Faial) para períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, entre as 02:00 de segunda-feira e as 00:00 de terça-feira.
Segundo o IM, o agravamento do tempo na região deve-se a uma depressão centrada a sudoeste dos Açores, em fase de cavamento, com um sistema frontal associado.
Tendo em conta estas previsões, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda às populações que adotem as precauções habituais para estas ocasiões."

Açoriano Oriental

Humor


Um cego foi a um restaurante pediu a ementa e o empregado responde-lhe que não tinha. Diz o cego:
 - Traga uma colher suja da cozinha para eu provar a comida..!
O cego lambe a colher e diz:
 - Humm... camarão é um bom prato. Pode ser o camarão.
Todos os dias o cego lambia e adivinhava sempre o prato do dia. Já intrigado com aquela história e para testar as capacidades do cego, o patrão vira-se para a mulher e diz:
- Teresa, passa a colher aí na tua "desejada" e vamos ver agora o que diz o cego!
O empregado leva a colher ao homem. Ele lambe a colher, pensa um pouco e diz:
- Epá, não posso crer..A Teresa trabalha aqui???

sexta-feira, 6 de maio de 2011

As 34 medidas da ‘troika’

"O Jornal Económico divulgou o memorando de entendimento fechado entre o Governo e a ‘troika’ com todas as medidas de austeridade. Conheça as principais:
1. Acordo abre porta a subida dos bilhetes dos comboios;
2. Equipas especiais de juízes para processos fiscais acima de um milhão de euros;
3. Tabaco e automóveis com mais impostos;
4. Empresas vão poder pagar menos por horas extraordinárias;
5. Acordo impõe aumento da concorrência nas telecomunicações;
6. Corte na despesa com Saúde chega a 550 milhões de euros;
7. Bancos de horas negociados directamente com trabalhadores;
8. “Falsos” trabalhadores independentes passam a ter apoio no desemprego;
9. Subsídio de desemprego passa a ser declarado no IRS;
10. ‘Troika’ exige cortes na ADSE;
11. Despedimento individual por justa causa vai ser ajustado;
12. ‘Golden shares’ do Estado são para eliminar até Julho;
13. Taxas moderadoras aumentam e atingem mais portugueses;
14. ‘Troika’ quer incentivar arrendamento;
15. Portugal tem mais tempo para cortar défice mas não evita dois anos de recessão;
16. Novo aeroporto sem fundos públicos e TGV Lisboa-Porto suspenso;
17. ‘Troika’ quer aumentar IVA na factura da electricidade;
18. Menos oito mil funcionários públicos por ano;
19. Patrões descontam menos para a segurança social;
20. Proprietários de casa serão penalizados com mais IMI;
21. Mais cortes na Transtejo e no Metro de Lisboa colocam serviços em risco;
22. BPN será vendido até Julho e não tem preço mínimo;
23. Governo tem 12 mil milhões para injectar nos bancos;
24. Desempregados só vão ter subsídio durante 18 meses;
25. TAP, EDP e REN para privatizar na totalidade este ano;
26. Redução de pessoal no Estado é para continuar;
27. Pensões acima de 1.500 euros vão ser cortadas;
28. Acordo não prevê redução de salários nem corte nos subsídios de férias e Natal;
29. Troika cobre 100% das necessidades de financiamento em 2011;
30. Objectivo do défice para 2011 fixado em 5,9%;
31. CGD deve aumentar capital com recursos próprios;
32. ‘Troika’ quer definir critérios específicos para extensão de portarias;
33. Eliminação de serviços gera poupança de 500 milhões;
34. Empresas do Estado têm que poupar 515 milhões de euros."



Correio dos Açores

terça-feira, 3 de maio de 2011

Procura-se o culpado


No intervalo do jogo da 1ª Liga de Futebol entre o S.C. Braga e o U. Leiria, foi colocada na cabina do árbitro Bruno Paixão uma fotografia que mostrava uma agressão de um jogador do União de Leiria a Hélder Barbosa do Sporting de Braga.

A fotografia, impressa numa folha A4, foi dirigida ao árbitro do encontro uma vez que não houve acção disciplinar contra o jogador do Leiria, que segundo os critérios disciplinares deveria ter sido punido com Cartão Vermelho.

Ainda estão por apurar os autores do delito que, caso se confirme a autoria, poderá acabar por ditar a descida de divisão da equipa bracarense. Por sua vez, a direcção do SC Braga disse que não tinha conhecimento de nada.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Será mesmo????

"O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou no domingo à noite (hora local) que o chefe da Al-Qaeda, Osama bin Laden, foi morto no Paquistão por serviços especiais norte-americanos. A CNN avança que bin Laden foi morto com um tiro na cabeça.


Barack Obama anunciou que Bin Laden foi morto durante uma operação de comandos norte-americanos no domingo, no Paquistão, que contou com o apoio das autoridades de Islamabad.

"Esta noite, estou em condições de anunciar aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos realizaram uma operação que matou Bin Laden, o dirigente da Al-Qaeda, um terrorista responsável pelo assassínio de milhares de inocentes", afirmou Obama."

in sic.pt

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Açores em foco na National Geographic




Os Açores estão entre os dez melhores destinos para o Verão, segundo a "National Geographic Traveler". A revista de viagens da conceituada instituição seleccionou locais "fora do comum", "escondidos" em vários pontos do mundo.
A "National Geographic Traveler" colocou os Açores na 8.ª posição, descrevendo-os como um "arquipélago intocado", onde a "remota localização ajudou a limitar o turismo e o desenvolvimento". O destaque vai para os ex-líbris naturais das ilhas açorianas, onde se podem encontrar "verdes montanhas vulcânicas, termas, montes cobertos de hortênsias e vinhas", mas não se esquecem as típicas cidades de casas brancas, os moinhos de vento e as estradas de paralelos.
A National Geographic dá ainda especial destaque a três ilhas - Terceira, Faial e São Miguel, e relembra o cozido das Furnas e a época das festas açorianas, com "numerosas procissões religiosas e eventos culturais".

in publico.pt

sexta-feira, 22 de abril de 2011



segunda-feira, 18 de abril de 2011

Divulgação - Ofertas de emprego na BEP Açores


Contrato por tempo indeterminado com vista ao provimento de 2 lugar(es) de Assistente Técnico do quadro de Ilha do Corvo afecto ao/à Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão-RIAC para a área Atendimento presencial da(o) Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão-RIAC da(o) Vice-Presidência do Governo, publicitada a 2011-04-18.

Visualizar aviso

Contrato a termo resolutivo incerto com vista ao provimento de 1 lugar(es) de Assistente Técnico do quadro de Não aplicável afecto ao/à Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira para a área Administrativa da(o) Direcção Regional da Educação e Formação da(o) Secretaria Regional da Educação e Formação, publicitada a 2011-04-07.

Visualizar aviso

Informação Importante!

Informam-se todos os utentes da Sata, que as novas tarifas de pagamento para o excesso de bagagem passaram de 1.60€ para 7.00€ em cada Kg de excesso em todos os vôos operados pela companhia.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Fotografias do Corvo na Biblioteca de Angra

"Uma exposição de fotografia sobre o Corvo estará patente, entre a próxima segunda-feira e o dia 31 de maio, na sala de reservados da biblioteca Pública de angra do Heroísmo.Constituída por cinco painéis compostos por várias foto-grafias a preto e branco, a mostra retrata o modo de vida e as atividades quotidianas dos corvinos no início da segunda metade do século xx. Os painéis são enriquecidos com vários textos de introdução e contextualização, que acompanham as fotografias.a mostra poderá ser visitada nos dias úteis, das 09 às 17h00."
Diário Insular

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Análise da Sondagem às Eleições para a Assembleia Républica

Depois de uma semana de votações em que esteve aberta esta sondagem, e que somou 38 votos, podemos tirar algumas conclusões da mesma;

O PSD, encabeçado por Pedro Passos Coelho obteve maioria relativa com 31% dos votos, sendo que o seu rival directo, o PS, liderado por José Sócrates, obteve 18% dos votos.

Há ainda um outro aspecto que merece ser exposto: Segundo os números aqui presentes, o PSD com 31% das intenções de voto,tem mais percentagem que toda a esquerda junta (PS 18% +BE 5%+ PCP 5%) que soma 28%. Quanto aos centristas do CDS-PP, contabilizaram apenas 1 voto (2%).

Saliente-se também que 18% dos inquiridos correspondem a outros partidos, e os restantes 18% dizem respeito à abstenção.


Segundo os dados desta sondagem, e em conformidade com outros estudos, a vitória das próximas eleições aponta para o PSD que vence com maioria relativa.

PS-7 Votos; PSD-12 Votos; CDS-PP-1 Voto; BE-2 Votos; CDU-2 Votos; Não vota-7 Votos; Outro-7 Votos.
Total 38 Votos

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Fibra óptica a caminho

"A implementação da fibra-óptica nas ilhas do Grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores está, finalmente, a um passo de começar.

Segundo fonte da Portugal Telecom adiantou à Lusa, o "navio-fábrica" deverá chegar no próximo mês à ilha das Flores, por onde começará a fazer um estudo ao leito oceánico porforma que sejam asseguradas todas as condições para a passagem do cabo submarino de alta-velocidade.

A mesma fonte adiantou ainda que todo o processo deverá estar concluído por volta de Setembro."


tek.sapo.pt

terça-feira, 29 de março de 2011

O hotel mais alto do mundo abre hoje


O Ritz-Carlton de Hong Kong abre hoje as portas como o hotel mais alto do mundo. Localizado no topo do Centro de Comércio Internacional (ICC) em Hong Kong, que ocupará os andares 102 a 118 deste enorme edifício, o hotel de luxo pretende ser uma referência na Ásia. A marca global tem 75 propriedades de luxo e 16 hotéis naquele continente.
“É o culminar de muitos anos de trabalho duro e dedicação para oferecer o melhor produto, instalações e serviços nesta grande cidade", disse Hervé Humler, presidente e chefe de operações da The Ritz- Carlton Hotel Company. “Estamos a elevar o luxo a outro patamar, em todos os sentidos", afirmou prometendo que este será não só o o mais alto mas também um dos melhores hotéis de 5 estrelas do mundo.
É o quarto edíficio mais alto do mundo, com contornos modernos e urbanos, localizado em frente à baía Victoria e com a cidade como pano de fundo. A entrada do hotel é no nono andar e os convidados são directamente encaminhados ao vestíbulo no 103º andar, que permite, logo à chegada, ter uma perspectiva panorâmica sobre a cidade de Hong Kong.
O hotel tem 312 quartos, desde 410 euros por noite num Quarto Deluxe com 50 metros quadrados, até 2179 euros (no pacote simples) para a magnífica Ritz-Carlton Suite com 365 metros quadrados, todos equipados com tecnologia de ponta para entretenimento. Há um lounge para todos os clientes do hotel com comida e bebida 24 horas por dia e um Club Concierge exclusivo para quem pode gastar mais, além de salas de trabalho, reuniões e videoconferências.
Há seis salas de jantar criadas por alguns dos maiores nomes do design de restauração, incluindo o Spin Design Studio e o Wonderwall, do Japão, e três restaurantes no 102º andar, Tin Lung Heen, um restaurante chinês que serve comida cantonesa requintada, Tosca, um restaurante italiano que oferece culinária italiana do sul e Lounge & Bar, com fogueiras e cozinha aberta.
O hotel tem ainda um salão de baile com 930 metros quadrados, um spa, um centro de fitness, uma piscina interior coberta por um ecrã com 28 metros por 7 metros onde são projectadas fotografias e vídeos no último andar, um lounge temático chamado A Biblioteca Chocolate, uma pastelaria e um elegante e contemporâneo restaurante que oferece tapas asiáticas, cocktails e vinhos elegantes, no terraço mais alto do mundo.           

segunda-feira, 28 de março de 2011

Nuvem radioactiva chegou aos Açores

"Os primeiros vestigíos de isótopos radioactivos resultante do acidente da central nuclear de Fukushima (Japão), atingirão os Açores a 26 deste mês de Março de 2011. Os níveis de radioactividade associados a essa núvem são muito baixos e não é expectavel que possam produzir qualquer impacto negativo na saúde das pessoas. Parículas finas de césio 137 e Iodo 129, com diâmetros aerodinâmicos inferiores a um milésimo de milimetro começarão a depositar-se sobre a superfície das ilhas, entrando deste modo na cadeia alimentar. A radiação associada a essa nuvem será cerca de 10 milhões de vezes inferior ao registado nas proximidades da central de Fukushima aquando do acidente."
Félix Rodrigues

quarta-feira, 23 de março de 2011

Bye Bye

Ontem. Hoje. Amanhã?


Dia D para o Governo

"Arranca esta quarta-feira a contagem decrescente para um novo Governo em Portugal. Com a discussão e votação do PEC IV, o país pode ficar a pouco mais de dois meses da realização de eleições legislativas.
Quatro partidos com assento parlamentar – CDS, PCP, BE e PSD – impuseram para esta quarta-feira a votação das medidas propostas pelo Governo de José Sócrates, que já assumiu que o chumbo do pacote implicará a sua demissão.
Como os quatro partidos da oposição já anunciaram o voto contra – e tendo em conta que o PS não tem maioria no Parlamento – o PEC IV deverá ser chumbado.Com a confirmação deste cenário, o país político tem uma grelha definida para a resolução da crise.
Segundo a Constituição (CRP), José Sócrates terá de deslocar-se a Belém para apresentar a sua demissão formal do cargo de primeiro-ministro.Entra então em cena o Presidente da República, que está forçado pela CRP a ouvir os partidos representados na Assembleia da República e o Conselho de Estado.Cavaco Silva chama os partidos para perceber se existe a possibilidade do Parlamento encontrar uma nova solução de Governo. Esta solução parece remota uma vez que José Sócrates já garantiu não estar disponível para abandonar a liderança do PS, concorrendo mesmo esta semana para a reeleição ao cargo de secretário-geral. E o presidente do PSD, Passos Coelho, já fez saber que não aceita trabalhar com o actual chefe de Governo."
in publico.pt

terça-feira, 22 de março de 2011

Progressos na central nuclear de Fukushima

"A electricidade foi parcialmente restabelecida na sala de controlo de um dos seis reactores da central nuclear de Fukushima 1, gravemente danificada pelo sismo seguido de tsunami que atingiu o nordeste do Japão no dia 11 de Março, segundo informações da rede pública de televisão NHK nesta terça-feira.
De acordo com a NHK, a energia voltou no centro de controlo do reactor 3 da central nuclear, facilitando as condições de trabalho dos operários que correm contra o tempo para evitar fugas de radiação.
O reactor 3 é a maior preocupação dos técnicos neste momento, porque é alimentado por uma mistura potencialmente volátil de urânio e plutónio.
Os seis reactores da central nuclear de Fukushima já estão conectados a fontes externas de electricidade mas a sua utilização vai ser feita de forma gradual."

in Associated France Press/SAPO

segunda-feira, 21 de março de 2011

Jorge Ferreira na Festa de Nossa Senhora dos Milagres | Festival dos Moinhos 2011

"Mais uma confirmação.
O artista Jorge Ferreira vai participar na edição 2011.
Dia 12 de Agosto recebemos este grande nome da música portuguesa que nunca, na sua longa carreira, tinha visitado a ilha do Corvo.
Com certeza uma grande noite para abrir as Festividades de Nossa Senhora dos Milagres e o nosso Festival dos Moinhos.
Mais informações em festivaldosmoinhos.blogspot.com"
Comissão de Festas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Sorteio p/ Quartos-de-Final da Liga Europa

Pela primeira vez, três equipas portuguesas estão presentes nos Quartos-de-final de uma competição europeia. O sorteio realizado hoje ditou os seguintes jogos:

1 - FC PORTO (POR) - Spartak Moscovo (RUS)

2 - BENFICA (POR) - PSV (HOL)

3 - Villarreal (ESP) - Twente (HOL)

4 - SC BRAGA (POR) - Dínamo Kiev (UCR)


Jogos a 7 e 14 de Abril


quarta-feira, 16 de março de 2011

Chuva forte nos grupos Ocidental e Central até sexta-feira

"O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores alertou hoje para previsão da ocorrência de chuvas fortes a partir de hoje à noite nas ilhas dos grupos Ocidental e Central do arquipélago.

As chuvas intensas, associadas à passagem pelos Açores de uma superfície frontal fria, atingirão as ilhas das Flores e do Corvo entre as 23:00 locais (24:00 em Lisboa) e as 8:00 locais (9:00 em Lisboa) de quinta-feira, afectando, a partir dessa altura, as ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, Pico, S. Jorge e Faial).

Segundo a Protecção Civil, o Grupo Central do arquipélago vai estar sob chuva por vezes forte até às 17:00 de sexta-feira (18:00 em Lisboa)."


Açoriano Oriental

sábado, 12 de março de 2011

Dezenas de milhares protestam hoje contra a precariedade

Quase 60 mil cibernautas já disseram que vão participar no protesto da auto-denominada Geração à Rasca que decorre em 11 cidades do país mas que terá o seu ponto alto na Avenida da Liberdade.A maior parte dos participantes que se comprometeram a participar são jovens desempregados ou em situações precárias e a mobilização, que começou via redes sociais online, ganhou uma expressão maior através da associação a hinos musicais, como a música dos Deolinda Que parva eu sou, numa retrato de uma geração de quinhentoseurista que não consegue ser autónoma dos pais e tem formação superior qualificada.
Numa carta aberta dirigidas aos cidadãos e a qualquer organização da sociedade civil, os promotores explicam que o protesto é «fruto da insatisfação de um grupo de jovens que sentiram ser preciso fazer algo de modo a alertar para a deterioração das condições de trabalho e da educação em Portugal».
«Este é um protesto apartidário, laico e pacífico, que pretende reforçar a democracia participativa no país, e em consonância com o espírito do Artigo 23º da Carta Universal dos Direitos Humanos», explicam, reclamando o direito ao emprego, educação, «melhoria das condições de trabalho e o fim da precariedade» e o reconhecimento das «reconhecimento das qualificações, competências e experiência, espelhado em salários e contratos dignos».
Já no manifesto, os promotores do protesto dizem que pretendem dar um «contributo no sentido de desencadear uma mudança qualitativa do país».
«Estamos aqui, hoje, porque não podemos continuar a aceitar a situação precária para a qual fomos arrastados. Estamos aqui, hoje, porque nos esforçamos diariamente para merecer um futuro digno, com estabilidade e segurança em todas as áreas da nossa vida», sustentam.
«Somos a geração com o maior nível de formação na história do país. Por isso, não nos deixamos abater pelo cansaço, nem pela frustração, nem pela falta de perspectivas», prometem.
Os que tencionam desfilar em 11 cidades dos país dizem que não protestam «contra as outras gerações. Apenas não estamos, nem queremos estar à espera que os problemas se resolvam. Protestamos por uma solução e queremos ser parte dela».
A esta protesto já se associaram várias juventudes partidárias, organizações de extrema-direita, anarquias, sindicatos e partidos políticos, num conjunto de tomada de posições que tem suscitado dúvidas naqueles que defendem a «pureza apartidária» original.
Em todos os locais de protesto, as autoridades já anunciaram o reforço das medidas de vigilância para impedirem desacatos

sexta-feira, 11 de março de 2011

Programa regional de mobilidade sénior alargado ao Corvo


O programa, lançado em 2008 pelo executivo regional para fomentar viagens de idosos entre as ilhas açorianas durante a época baixa, proporciona deslocações a um preço unitário de 25 euros, sendo até agora o Corvo a única ilha que não era abrangida.

O primeiro grupo de visitantes que se desloca ao Corvo ao abrigo deste programa, segundo Paulo Estêvão, é composto por 17 pessoas e estará na ilha entre 23 e 27 de Março.

Paulo Estêvão salientou que, devido à reduzida oferta de alojamento, o número de idosos esperado no Corvo é inferior a duas dezenas, enquanto nas viagens a outras ilhas do arquipélago atinge as quatro dezenas.
Açoriano Oriental

domingo, 6 de março de 2011

Governo aprova orientação sobre o preço dos combustíveis...

...e ele sobe!

Diário dos Açores

sábado, 5 de março de 2011

Onde???

"Dezenas de hipogeus (estruturas escavadas na rocha usadas no Mediterrâneo como sepulturas) foram descobertas no Corvo e Terceira, Açores, monumentos que poderão ter dois mil anos, o que poderá indicar uma ocupação das ilhas anterior à presença portuguesa.

"No Corvo são dezenas de estruturas, que estão à vista, e tudo indica que se tratam de monumentos muito antigos, porque inclusivamente situam-se em áreas onde não houve agricultura", disse o presidente da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA), Nuno Ribeiro, em declarações à Lusa.

Os hipogeus em causa, "ainda não estudados pela arqueologia", foram encontrados no Corvo e Terceira, durante um passeio, em agosto de 2010, que o arqueólogo Nuno Ribeiro, efetuou aquelas ilhas. "
in Lusa

sexta-feira, 4 de março de 2011

Desfile da criançada

quarta-feira, 2 de março de 2011

Bronca no Carnaval da Ilha Terceira

Subsídio de Natal poderá ser pago com dívida pública

"Os funcionários públicos correm o risco de receber o subsídio de Natal em certificados do tesouro ou de aforro, avança hoje o "Correio da Manhã", que adianta que esta é uma das várias medidas de austeridade que o Governo poderá utilizar em caso de necessidade para cumprir o défice orçamental de 2011.

Esta medida, diz o jornal, permitiria ao Governo não recorrer ao crédito nos mercados externos para pagar aos funcionários públicos o subsídio de Natal, sendo que a despesa com este direito social ascendeu em 2010 a cerca de 3,8 mil milhões de euros. Se assim for, adianta ainda, o Estado imporá uma poupança forçada aos seus trabalhadores por uns meses, já que estes só poderão movimentar esta verba passado seis meses, no caso dos certificados do tesouro, e três meses, no caso dos certificados de aforro.


Esta possibilidade é uma das propostas que deverão estar em cima da mesa no encontro que o primeiro-ministro e o ministro das Finanças têm hoje com a chanceler alemã Angela Merkel, diz o jornal."


in Jornal de Notícias

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CTT ainda por resolver...


A população corvina continua indignada com a postura dos CTT, em relação à atitude tomada em Vila do Corvo. Desde há cerca de quatro meses que a Estação de Correios do Corvo funciona apenas por meios dias, isto porque o único funcionário fica encarregue de todas as tarefas, que anteriormente eram repartidas pelos dois funcionários, sendo que além de distribuir a correspondência, também tem de fazer o atendimento de balcão.
O que se pretende é que através da colocação de mais um funcionário, os serviços voltem à normalidade.

Perante isto, os Correios continuam a insistir que o serviço no Corvo está a ser cumprido, e que por enquanto não irão proceder à colocação de mais nenhum funcionário.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Nova foto do 'Nessie britânico' considerada "a melhor de sempre"

Nos últimos cinco anos, este terá sido o oitavo avistamento da criatura, capturado alegamente numa fotografia que é considerada já a melhor de sempre de Bownessie, a versão britânica do monstro do Loch Ness. VEJA A FOTO

12:16 Segunda feira, 21 de Fev de 2011


Tom Pickles, reprodução The Telegraph

Os defensores que existe realmente um monstro no britânico lago de Windermere estão exultantes com a imagem divulgada agora por Tom Pickles, de 24 anos, e captada enquanto fazia o seu treino de kayak, na última sexta-feira.

Pickles, segundo o britânico The Telegrahp, alega ter visto um animal do tamanho de três automóveis a passar por ele no largo. O jovem terá mantido contacto visual com a criatura durante 20 segundos.

"Foi assustador e nós remámos logo para a margem. Primeiro pensei que era um cão, mas depois vi que era muito maior e que se movia mesmo depressa, a cerca de 15 km/hora".

Os peritos que analisaram a imagem afirmam que esta é demasiado pequena para se conseguir dizer se foi ou não alterada.

Visão

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Alargamento da fibra óptica nos Açores vai custar 20 ME

"A instalação da fibra óptica nas ilhas Flores e Corvo vai custar 20 milhões de euros, segundo a informação avançada pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC). O financiamento do projecto será dividido pela empresa Viatel, que ganhou o concurso público, e fundos comunitários. A instalação das Redes de Nova Geração em todas as ilhas dos Açores é uma ambição antiga do Governo Regional, mas apenas agora o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações promete avançar com a instalação dos cabos de fibra óptica no grupo ocidental. O Governo da República, explica, que a proposta de adjudicação da fibra óptica nos Açores “foi a 7 de Junho de 2010. A sua contratualização, nomeadamente o financiamento através de ajudas do Estado esteve pendente da decisão da União Europeia, que ocorreu apenas a 19 de Janeiro de 2011”. A empresa que ganhou o concurso para a instalação da rede de fibra óptica nos Açores foi a empresa Viatel - Tecnologias de Comunicação S.A. O prazo para a conclusão da instalação da fibra óptica nas ilhas Flores e Corvo é de 24 meses, devendo a instalação ficar concluída até ao final de 2012. O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sublinha que “com esta medida Portugal corrige os erros do passado quando, ao fazer a renovação tecnológica, esqueceu o interior, que não teve acesso aos investimentos em infra-estruturas nas tecnologias de comunicação”. José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, em declarações ao Açoriano Oriental, em 12 de Fevereiro, afirmou estar a aguardar que a instalação da fibra óptica “seja executada de vez, porque essa adjudicação já foi feita à Viatel, que já não tem agora mais desculpas para não avançar com a colocação do cabo de fibra óptica que ligará as duas ilhas do grupo ocidental”. O representante do executivo regional destaca que este é um projecto liderado pelo MOPTC, mas manteve “sempre uma política de ‘pressão’ sobre o Governo Central para este problema”. José Contente considera que o desbloqueamento de fundos comunitários para a conclusão da instalação da rede de fibra óptica será decisivo para a conclusão deste projecto. Actualmente as comunicações para as Flores e Corvo são asseguradas por satélite, sendo frequentes as reclamações das populações locais, sobretudo relacionadas com a velocidade da internet. • Portugal Telecom recebe prémio europeu de inovação na rede de fibra óptica A Portugal Telecom recebeu o prémio de Inovação na área de “Deployment and Operation of FTTH Networks”, correspondente à melhor e mais inovadora implementação de rede de fibra óptica na Europa. O prémio foi atribuído na cerimónia dos prémios de inovação dos FTTH, e a Portugal Telecom apresentou a candidatura com o projecto “Ultra Broadband Business and Network Transformation in Portugal Telecom”. O projecto pretendia mostrar o desenvolvimento das infra-estruturas de telecomunicações de Portugal, através da implementação de uma rede de fibra óptica, mesmo até à casa dos clientes. A fibra óptica é utilizada para a transmissão de ondas electromagnéticas permitindo a circulação de dados a velocidades ultra-rápidas."
Açoriano Oriental

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Flores e Corvo presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa

"O nosso trabalho é de continuidade, queremos cada vez mais fazer um trabalho específico que é de promoção dos produtos dos Açores", afirmou Sandro Paim, presidente da ART, acrescentando que a presença na BTL será "uma mostra do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo do ano". Sandro Paim salientou ainda que a ART está a "procurar nichos de mercado específicos para os Açores", destacando a promoção das festividades da região como uma das grandes apostas para esta feira de turismo. "Cada vez mais temos que organizar atempadamente e promover estas festividades", afirmou, salientando também a importância de captar fluxos turísticos para o arquipélago ao nível dos congressos.

Relativamente às novas rotas de promoção turística, como a "Rota do Toiro", o presidente da ART disse que ainda se está a "trabalhar na documentação". A presença da ART na BTL contará ainda com um novo conceito de "raspadinhas", que dará aos visitantes a possibilidade de ganharem prémios relacionados com a região, incluindo o sorteio de três viagens para os Açores. Em destaque estará também um gabinete de gastronomia, onde serão feitas provas de degustação com produtos açorianos ao longo do dia. Estas degustações serão acompanhadas por um desdobrável, denominado "Um Gostinho dos Açores", com explicações sobre cada um dos produtos.

O geoturismo, a observação de cetáceos, o canyoning e o golf são as principais apostas ao nível de oferta turística, num stand onde haverá marcadores com referência às formações geológicas dos Açores e os visitantes terão à disposição ímanes da fauna endémica dos Açores. "É um esforço grande, com o único objetivo de conseguir turistas para os Açores", frisou Sandro Paim.

Diário de Notícias

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Desemprego nos Açores fixa-se nos 7 por cento




A taxa de desemprego registada nos Açores no último trimestre de 2010 foi de 7 por cento, enquanto no mesmo período de 2009 foi de 6,9 por cento, segundo os números divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística. Para a secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, apesar de “analisar os dados com moderação”, é motivo de satisfação ter a “a mais baixa taxa de desemprego do país, quando Portugal ultrapassa a taxa dos 11 por cento” e verificar que nos Açores até se registou uma redução, “embora pequena”. “Num contexto destes, [os dados] poderão levar a pensar que estamos a caminhar para uma certa estabilização da nossa taxa de desemprego”, considerou, salvaguardando no entanto que é necessário continuar “muito atentos.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Vento com rajadas de 85 km/h nas Flores e Corvo

"O alerta para este grupo de ilhas (ocidental) é válido desde as 07:00 de hoje e deverá prolongar-se até às 10:00 de domingo, atendendo também à previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste, passando a oeste, de seis a sete metros.

A previsão do Instituto de Meteorologia indica que, entre a 01:00 e as 18:00 de quinta-feira, nas duas ilhas deste grupo, o vento vai soprar forte de sudoeste, rodando para oeste, com rajadas que poderão atingir 85 quilómetros por hora.

Na sequência desta previsão, a Protecção Civil recomenda à população que adopte as precauções habituais nestas alturas, alertando especialmente os pescadores para que “redobrem os cuidados e a atenção” durante a faina. "

Açoriano Oriental