quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
MISS AÇORES FACEBOOK 2011
domingo, 30 de outubro de 2011
«É na Terra não é na Lua», de Gonçalo Tocha, vence IX DocLisboa
O documentário, que valera ao realizador uma menção honrosa no Festival de Locarno 2011, na Suíça e concorria com mais 12 filmes, recebeu o Grande Prémio Cidade de Lisboa para melhor longa ou média-metragem, no valor de 10 mil euros, numa sessão que decorreu na Culturgest, em Lisboa.
Rodado durante quatro anos na ilha do Corvo, «É na Terra e não na Lua», de 180 minutos, «é uma espécie de arquivo contemporâneo em movimento» de «uma microcomunidade, fechada em si própria», nas palavras de Gonçalo Tocha."
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Chuva contínua e forte a partir da madrugada de quarta-feira nas ilhas das Flores e Corvo
A previsão do IM, citada pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros, aponta para a ocorrência de precipitação contínua, que pode ser, por vezes, forte, entre as 06:00 e as 18:00 de quarta-feira.
Este agravamento do estado do tempo é originado pela influência de uma superfície frontal fria com ondulações, que vai começar a afetar o Grupo Ocidental dos Açores nas próximas horas.
Na sequência desta previsão, a Protecção Civil recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, apelando a um especial cuidado dos automobilistas."
Filme sobre o Corvo seleccionado para festival de documentário na Dinamarca
sábado, 17 de setembro de 2011
É na Terra não é na Lua
feito por Gonçalo Tocha e Dídio Pestana que aqui estiveram entre 2007 e 2008
SÁBADO 24 SETEMBRO DE 2011
Pelas 15h na sala do Pavilhão Multiusos do Corvo
ENTRADA LIVRE
NOTA: O filme tem 3 horas de duração
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo
Este tratamento desfavorável das ilhas ocidentais açorianas repercute-se no seu quotidiano em todos os tipos de telecomunicações nestas duas ilhas: amuito lenta velocidade de acesso à internet, a fraca pujança na comunicação e troca de dados que as empresas comerciais e as entidades públicas necessitam fazer com o exterior, a medíocre qualidade das chamadas telefónicas (quer sejam fixas, quer sejam móveis), a inexistência de televisão por cabo que seja efectivamente cablada (apenas há o muito mais oneroso acesso por satélite), etc.
No passado dia 18 de Maio de 2011 foi anunciada a assinatura do contrato de instalação das redes de nova geração e do cabo de fibra óptica de interligação das ilhas das Flores e do Corvo a todo o Arquipélago e ao Continente. Afirmou-se também que o projecto envolve um investimento de cerca de 20 milhões de euros, a maior parte do qual será proveniente de financiamento público com recurso a fundos comunitários.
Após mais de uma década de muitos enganos, os Povos corvino e florentinoestão absolutamente cansados de repetidas e ilusórias promessas da extensão do cabo de fibra óptica até às suas ilhas! Assim, deste modo e numa acção cívica pela transparência dos contratos públicos, vêm as pessoas abaixo assinadas requerer que seja tornada pública informação sucinta, clara e concreta acerca da pormenorizada calendarização e dos prazos para a execução das várias fases desta empreitada de extensão do cabo de fibra óptica às ilhas ocidentais açorianas.
São entidades destinatárias desta Petição popular: o Governo Regional dos Açores, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Governo da República, a Comissão Europeia e a Portugal Telecom.
É OBRIGATÓRIO o preenchimento do vosso número de Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão! Sem isso, a vossa assinatura não será considerada válida pelas entidades destinatárias desta Petição.
http://www.peticao24.com/fibra_optica_ilhas_ocidentais_azores ASSINA e DIVULGA pelos teus contactos e amigos!
sábado, 6 de agosto de 2011
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Cria de cagarros nasceu “em directo” na Internet num ninho no Corvo
A cria do casal de cagarros que reside num ninho no Corvo, Açores, que está a ser acompanhado em tempo real pela Internet, nasceu no domingo, revelou a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
O ovo tinha sido posto no Dia Internacional da Criança, a 1 de junho, e desde essa altura a vida do casal de cagarros tem sido acompanhada em directo através do endereço eletrónico http://cagarro. spea.pt, numa iniciativa inédita a nível mundial.
O cagarro, eleito Ave do Ano pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), é uma das espécies mais emblemáticas dos Açores, encontrando-se neste arquipélago a maioria da sua população mundial na época da nidificação.
Com esta iniciativa, através de uma câmara de vídeo, é possível acompanhar os movimentos do casal quando se encontra no ninho, sendo esta a primeira vez a nível mundial que é disponibilizado online um ninho de cagarros. “Ao contrário do período de incubação, nos próximos tempos é de esperar elevada atividade no ninho durante a noite, pois a cria necessita de ser alimentada com frequência nos primeiros dias”, refere a SPEA num comunicado em que anunciou o nascimento da cria de cagarro.
Numa fase posterior, a pequena ave vai “permanecer sozinha no ninho, enquanto os pais passarão o tempo no mar a pescar para a alimentar e para recuperar forças depois do longo período de incubação”.
A iniciativa integra o projeto “Ilhas Santuário para Aves Marinhas”, coordenado pela SPEA, que pretende recuperar os habitats de nidificação dos cagarros, uma espécie que nidifica habitualmente em cavidades no solo ou em falésias inacessíveis.
Correio dos Açores
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Corvo pode ser referência mundial
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Visita do Governo Regional
Lusa/AO online
quinta-feira, 7 de julho de 2011
sábado, 2 de julho de 2011
Taxas moderadoras na saúde começam a ser pagas hoje
Os utentes do Serviço Regional de Saúde dos Açores passam a pagar, a partir de hoje, taxas moderadoras nas urgências, consultas e em tratamentos de fisioterapia valores que variam entre seis e um euros.
Nos termos de um diploma conjunto da vice-presidência do Governo Regional e da Secretaria Regional da Saúde dos Açores, a taxa moderadora a cobrar nas urgências é de seis euros nos hospitais e de quatro nos centros de saúde.
As consultas médicas em unidades hospitalares passam a ser taxadas em cinco euros e nos centros de saúde a dois, enquanto por cada sessão de fisioterapia passa a ser cobrada uma taxa de um euro.
Nos termos da portaria, estão isentos das taxas moderadoras ou gozam de redução de taxa “os beneficiários que se encontrem nas situações previstas na legislação nacional sobre a matéria”.
O Governo açoriano recusou a aplicação das taxas moderadoras da saúde aquando da sua criação no Continente, justificando agora a sua introdução nas unidades de saúde do arquipélago com o “período particularmente exigente” que se vive no país e que está “bem expresso no recente pedido de ajuda externa”.
“A consolidação orçamental do setor da saúde obriga a que se tomem medidas promotoras da utilização eficiente dos recursos e da diminuição da despesa”, sublinha o Executivo no decreto que aprova a introdução das taxas moderadoras de saúde na Região.
sexta-feira, 1 de julho de 2011
População aumenta nos Açores mas cai nas ilhas mais pequenas
A população residente nos Açores aumentou 1,79 por cento nos últimos dez anos, para 246.102 habitantes, mas apenas em sete dos 19 concelhos ao arquipélago se registaram crescimento demográfico.
Segundo os dados provisórios dos Censos 2011, enquanto o concelho da Ribeira Grande, viu aumentar a sua população em 12,5 por cento, a Calheta, em S. Jorge, registou um decréscimo demográfico de 11,11 por cento.
Além de confirmarem a tendência das últimas décadas de redução da população das ilhas menos populosas – Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Pico e Flores (o Corvo revelou-se uma exceção com um acréscimo de 9,36 por cento) - , os números do recenseamento confirmam, no caso de S. Miguel, em que vivem mais de metade dos residentes no arquipélago, um novo fenómeno – a concentração nos maiores centros urbanos.
Ponta Delgada, concelho em que se situa a capital da ilha viu aumentar o seu número de residentes em 4,4 por cento, para 68,7 mil e a Ribeira Grande, com a segunda cidade, para 32 mil.
Embora com crescimentos mais modestos (2,15 por cento), a Lagoa, concelho limítrofe de Ponta Delgada, a Vila Franca do Campo (0,94) viram também aumentar a sua população, registando-se quebras nos concelhos micaelenses do Nordeste (7, 01) e Povoação (6,13).
Na ilha Terceira, segunda mais populosa ilha do arquipélago, Angra do Heroísmo perdeu 1,7 por cento dos seus habitantes, enquanto a Praia assistiu a um acréscimo de 4,12 por cento.
O único concelho da ilha de Faial, onde se localiza a cidade da Horta, verificou uma descida no número de residentes no decénio pouco significativa, 0, 07 por cento.
Cadernetas de recibos verdes acabam hoje
A partir de hoje as cadernetas de recibos verdes deixam de existir, passando a ser obrigatória a emissão de recibo verde eletrónico para os trabalhadores independentes com negócios superiores a 10 mil euros que paguem IVA.
Médicos ou arquitetos são alguns dos trabalhadores independentes, já obrigados a enviar a sua declaração de IRS e de IVA pela Internet, e que passam a ter de entregar o recibo eletrónico a partir de hoje.
Os contribuintes a recibos verdes que tenham um volume de negócios inferior a 10 mil euros e que não entregavam IVA ao Estado não têm de fazer aquela entrega eletrónica, podendo continuar a entregar recibos em papel desde que peçam uma senha de acesso, caso ainda não a tenham.
Como as cadernetas de recibos verdes deixam de existir a partir de hoje, não podendo ser compradas nos serviços de Finanças, os contribuintes que continuem a preferir entregar os recibos em formato papel podem comprar o original e o duplicado nas repartições de Finanças.
Estes recibos verdes vão ter de ser comprados avulso, até um máximo de 50, e custam 10 cêntimos a unidade, mas um recibo pela Internet não tem qualquer custo para o contribuinte.
A lei não permite emitir recibos eletrónicos no Portal das Finanças e ao mesmo tempo recibos em papel comprados nos serviços de Finanças, impedindo a utilização de ambos os regimes no mesmo ano a que respeitam os rendimentos
O vice-presidente do Sindicatos dos Trabalhadores dos Impostos, Marcelo de Castro, defende que os recibos verdes eletrónicos são um mecanismo de ajuda ao controlo da fraude
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Governo vai obrigar beneficiários a trabalhar
A necessidade de fazer uma auditoria aos benefícios prestados pelo Estado é consensual no novo governo, que vai incluir no seu programa a ideia do “tributo solidário”, noticiou ontem o “i”.
A procura activa de emprego, a frequência de acções de formação e a prestação de trabalho no Estado ou em instituições de solidariedade social vão passar a ser condições obrigatórias de acesso aos apoios sociais.
Actualmente, estes programas são incluídos, por exemplo, nos planos pessoais de emprego, que os benefi ciários têm que cumprir sob pena de perderem o subsídio. O jornal sublinha que a prestação de trabalho será obrigatória, especialmente para beneficiários do rendimento social de inserção.
Estas propostas que têm vindo a ser defendidas pelo PSD e pelo CDS-PP e constam do programa dos partidos.
Já a atribuição de subsídios em vales de alimentação ou saúde, discutida durante a campanha eleitoral, está ainda em aberto, de acordo com o mesmo jornal.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Aumento de preços dos combustíveis
"O gasóleo rodoviário passa a custar 1,24 euros por litro, enquanto o gasóleo agrícola sobe para 78 cêntimos e o pescas para 69 (pesca artesanal) e 59 cêntimos (costeira).
No que respeita ao gás doméstico, o fornecido em garrafas de 26 litros sobe para 1,23 euros por quilo e o vendido em garrafas de materiais leves de 24 litros passa a custar 1,43 euros.O gás canalizado sofre uma subida de 1,21 para 1,23 euros o quilo.
A última actualização dos preços dos combustíveis nos Açores entrou em vigor no final de Maio."
terça-feira, 21 de junho de 2011
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Corvo recebe exposição sobre Nobel Craig Mello
segunda-feira, 6 de junho de 2011
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Bandeira "QualityCoast" hasteada no Corvo
As regiões contempladas passam a figurar na lista dos cinquenta melhores destinos à beira-mar considerados ambientalmente sustentáveis, uma estratégia de marketing turístico através do site do programa na Internet.
O prémio europeu é atribuído de dois em dois anos pela EUCC- The Coastal & Marine Union, com sede na Holanda.
Na validação das candidaturas, o júri internacional do programa tem em conta um conjunto de 20 critérios como a presença de espécies e habitats importantes internacionalmente e a existência de fontes de informação e infraestruturas que permitam ao turista ficar com um melhor conhecimento dos locais visitados.
A qualidade das águas balneares, a promoção e disponibilidade de meios de transporte sustentáveis, a existência de recipientes para recolha e reciclagem de resíduos e as políticas tendentes à redução de gases com efeito de estuda foram também avaliados.
Torres Vedras, Aveiro e Açores foram as únicas três regiões portuguesas contempladas em 2009-2010, na primeira edição de atribuição do galardão.
A lista de 2011-2012 é liderada pela Grécia, com 13 regiões galardoadas, seguida da França (9), Portugal (9), Espanha (9), Itália (8), Chipre (3), Roménia (2), Croácia (1), Malta (1) e Eslovénia (1)."
domingo, 29 de maio de 2011
segunda-feira, 23 de maio de 2011
No total, dezassete forças políticas apresentaram listas, mas apenas nove partidos e uma coligação concorrem a todos os círculos eleitorais. Os portugueses vão assim eleger os 230 deputados que compõem a Assembleia da República, 47 eleitos pelo círculo de Lisboa e 39 pelo círculo do Porto. Coimbra elege menos um lugar, ganhando Faro mais um mandato."
terça-feira, 17 de maio de 2011
Fibra óptica no Grupo Ocidental
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Bin Laden pode já ter morrido há muito tempo
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Previsão de chuva forte
Segundo o IM, o agravamento do tempo na região deve-se a uma depressão centrada a sudoeste dos Açores, em fase de cavamento, com um sistema frontal associado.
Tendo em conta estas previsões, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda às populações que adotem as precauções habituais para estas ocasiões."
Humor
Um cego foi a um restaurante pediu a ementa e o empregado responde-lhe que não tinha. Diz o cego:
- Traga uma colher suja da cozinha para eu provar a comida..!
O cego lambe a colher e diz:
- Humm... camarão é um bom prato. Pode ser o camarão.
Todos os dias o cego lambia e adivinhava sempre o prato do dia. Já intrigado com aquela história e para testar as capacidades do cego, o patrão vira-se para a mulher e diz:
- Teresa, passa a colher aí na tua "desejada" e vamos ver agora o que diz o cego!
O empregado leva a colher ao homem. Ele lambe a colher, pensa um pouco e diz:
- Epá, não posso crer..A Teresa trabalha aqui???
sexta-feira, 6 de maio de 2011
As 34 medidas da ‘troika’
1. Acordo abre porta a subida dos bilhetes dos comboios;
2. Equipas especiais de juízes para processos fiscais acima de um milhão de euros;
3. Tabaco e automóveis com mais impostos;
4. Empresas vão poder pagar menos por horas extraordinárias;
5. Acordo impõe aumento da concorrência nas telecomunicações;
6. Corte na despesa com Saúde chega a 550 milhões de euros;
7. Bancos de horas negociados directamente com trabalhadores;
8. “Falsos” trabalhadores independentes passam a ter apoio no desemprego;
9. Subsídio de desemprego passa a ser declarado no IRS;
10. ‘Troika’ exige cortes na ADSE;
11. Despedimento individual por justa causa vai ser ajustado;
12. ‘Golden shares’ do Estado são para eliminar até Julho;
13. Taxas moderadoras aumentam e atingem mais portugueses;
14. ‘Troika’ quer incentivar arrendamento;
15. Portugal tem mais tempo para cortar défice mas não evita dois anos de recessão;
16. Novo aeroporto sem fundos públicos e TGV Lisboa-Porto suspenso;
17. ‘Troika’ quer aumentar IVA na factura da electricidade;
18. Menos oito mil funcionários públicos por ano;
19. Patrões descontam menos para a segurança social;
20. Proprietários de casa serão penalizados com mais IMI;
21. Mais cortes na Transtejo e no Metro de Lisboa colocam serviços em risco;
22. BPN será vendido até Julho e não tem preço mínimo;
23. Governo tem 12 mil milhões para injectar nos bancos;
24. Desempregados só vão ter subsídio durante 18 meses;
25. TAP, EDP e REN para privatizar na totalidade este ano;
26. Redução de pessoal no Estado é para continuar;
27. Pensões acima de 1.500 euros vão ser cortadas;
28. Acordo não prevê redução de salários nem corte nos subsídios de férias e Natal;
29. Troika cobre 100% das necessidades de financiamento em 2011;
30. Objectivo do défice para 2011 fixado em 5,9%;
31. CGD deve aumentar capital com recursos próprios;
32. ‘Troika’ quer definir critérios específicos para extensão de portarias;
33. Eliminação de serviços gera poupança de 500 milhões;
34. Empresas do Estado têm que poupar 515 milhões de euros."
terça-feira, 3 de maio de 2011
Procura-se o culpado
No intervalo do jogo da 1ª Liga de Futebol entre o S.C. Braga e o U. Leiria, foi colocada na cabina do árbitro Bruno Paixão uma fotografia que mostrava uma agressão de um jogador do União de Leiria a Hélder Barbosa do Sporting de Braga.
A fotografia, impressa numa folha A4, foi dirigida ao árbitro do encontro uma vez que não houve acção disciplinar contra o jogador do Leiria, que segundo os critérios disciplinares deveria ter sido punido com Cartão Vermelho.
Ainda estão por apurar os autores do delito que, caso se confirme a autoria, poderá acabar por ditar a descida de divisão da equipa bracarense. Por sua vez, a direcção do SC Braga disse que não tinha conhecimento de nada.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Será mesmo????
"Esta noite, estou em condições de anunciar aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos realizaram uma operação que matou Bin Laden, o dirigente da Al-Qaeda, um terrorista responsável pelo assassínio de milhares de inocentes", afirmou Obama."
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Açores em foco na National Geographic
A "National Geographic Traveler" colocou os Açores na 8.ª posição, descrevendo-os como um "arquipélago intocado", onde a "remota localização ajudou a limitar o turismo e o desenvolvimento". O destaque vai para os ex-líbris naturais das ilhas açorianas, onde se podem encontrar "verdes montanhas vulcânicas, termas, montes cobertos de hortênsias e vinhas", mas não se esquecem as típicas cidades de casas brancas, os moinhos de vento e as estradas de paralelos.
A National Geographic dá ainda especial destaque a três ilhas - Terceira, Faial e São Miguel, e relembra o cozido das Furnas e a época das festas açorianas, com "numerosas procissões religiosas e eventos culturais".
sexta-feira, 22 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Divulgação - Ofertas de emprego na BEP Açores
Contrato por tempo indeterminado com vista ao provimento de 2 lugar(es) de Assistente Técnico do quadro de Ilha do Corvo afecto ao/à Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão-RIAC para a área Atendimento presencial da(o) Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão-RIAC da(o) Vice-Presidência do Governo, publicitada a 2011-04-18.
Visualizar aviso
Contrato a termo resolutivo incerto com vista ao provimento de 1 lugar(es) de Assistente Técnico do quadro de Não aplicável afecto ao/à Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira para a área Administrativa da(o) Direcção Regional da Educação e Formação da(o) Secretaria Regional da Educação e Formação, publicitada a 2011-04-07.
Visualizar aviso
Informação Importante!
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Fotografias do Corvo na Biblioteca de Angra
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Análise da Sondagem às Eleições para a Assembleia Républica
PS-7 Votos; PSD-12 Votos; CDS-PP-1 Voto; BE-2 Votos; CDU-2 Votos; Não vota-7 Votos; Outro-7 Votos.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Fibra óptica a caminho
terça-feira, 29 de março de 2011
O hotel mais alto do mundo abre hoje
O Ritz-Carlton de Hong Kong abre hoje as portas como o hotel mais alto do mundo. Localizado no topo do Centro de Comércio Internacional (ICC) em Hong Kong, que ocupará os andares 102 a 118 deste enorme edifício, o hotel de luxo pretende ser uma referência na Ásia. A marca global tem 75 propriedades de luxo e 16 hotéis naquele continente.
“É o culminar de muitos anos de trabalho duro e dedicação para oferecer o melhor produto, instalações e serviços nesta grande cidade", disse Hervé Humler, presidente e chefe de operações da The Ritz- Carlton Hotel Company. “Estamos a elevar o luxo a outro patamar, em todos os sentidos", afirmou prometendo que este será não só o o mais alto mas também um dos melhores hotéis de 5 estrelas do mundo.
É o quarto edíficio mais alto do mundo, com contornos modernos e urbanos, localizado em frente à baía Victoria e com a cidade como pano de fundo. A entrada do hotel é no nono andar e os convidados são directamente encaminhados ao vestíbulo no 103º andar, que permite, logo à chegada, ter uma perspectiva panorâmica sobre a cidade de Hong Kong.
O hotel tem 312 quartos, desde 410 euros por noite num Quarto Deluxe com 50 metros quadrados, até 2179 euros (no pacote simples) para a magnífica Ritz-Carlton Suite com 365 metros quadrados, todos equipados com tecnologia de ponta para entretenimento. Há um lounge para todos os clientes do hotel com comida e bebida 24 horas por dia e um Club Concierge exclusivo para quem pode gastar mais, além de salas de trabalho, reuniões e videoconferências.
Há seis salas de jantar criadas por alguns dos maiores nomes do design de restauração, incluindo o Spin Design Studio e o Wonderwall, do Japão, e três restaurantes no 102º andar, Tin Lung Heen, um restaurante chinês que serve comida cantonesa requintada, Tosca, um restaurante italiano que oferece culinária italiana do sul e Lounge & Bar, com fogueiras e cozinha aberta.
O hotel tem ainda um salão de baile com 930 metros quadrados, um spa, um centro de fitness, uma piscina interior coberta por um ecrã com 28 metros por 7 metros onde são projectadas fotografias e vídeos no último andar, um lounge temático chamado A Biblioteca Chocolate, uma pastelaria e um elegante e contemporâneo restaurante que oferece tapas asiáticas, cocktails e vinhos elegantes, no terraço mais alto do mundo.
segunda-feira, 28 de março de 2011
Nuvem radioactiva chegou aos Açores
quarta-feira, 23 de março de 2011
Dia D para o Governo
terça-feira, 22 de março de 2011
Progressos na central nuclear de Fukushima
De acordo com a NHK, a energia voltou no centro de controlo do reactor 3 da central nuclear, facilitando as condições de trabalho dos operários que correm contra o tempo para evitar fugas de radiação.
O reactor 3 é a maior preocupação dos técnicos neste momento, porque é alimentado por uma mistura potencialmente volátil de urânio e plutónio.
Os seis reactores da central nuclear de Fukushima já estão conectados a fontes externas de electricidade mas a sua utilização vai ser feita de forma gradual."
segunda-feira, 21 de março de 2011
Jorge Ferreira na Festa de Nossa Senhora dos Milagres | Festival dos Moinhos 2011
O artista Jorge Ferreira vai participar na edição 2011.
Dia 12 de Agosto recebemos este grande nome da música portuguesa que nunca, na sua longa carreira, tinha visitado a ilha do Corvo.
Com certeza uma grande noite para abrir as Festividades de Nossa Senhora dos Milagres e o nosso Festival dos Moinhos.
Mais informações em festivaldosmoinhos.blogspot.com"
sexta-feira, 18 de março de 2011
Sorteio p/ Quartos-de-Final da Liga Europa
1 - FC PORTO (POR) - Spartak Moscovo (RUS)
2 - BENFICA (POR) - PSV (HOL)3 - Villarreal (ESP) - Twente (HOL)
4 - SC BRAGA (POR) - Dínamo Kiev (UCR)
Jogos a 7 e 14 de Abril
quarta-feira, 16 de março de 2011
Chuva forte nos grupos Ocidental e Central até sexta-feira
As chuvas intensas, associadas à passagem pelos Açores de uma superfície frontal fria, atingirão as ilhas das Flores e do Corvo entre as 23:00 locais (24:00 em Lisboa) e as 8:00 locais (9:00 em Lisboa) de quinta-feira, afectando, a partir dessa altura, as ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, Pico, S. Jorge e Faial).
Segundo a Protecção Civil, o Grupo Central do arquipélago vai estar sob chuva por vezes forte até às 17:00 de sexta-feira (18:00 em Lisboa)."
sábado, 12 de março de 2011
Dezenas de milhares protestam hoje contra a precariedade
Quase 60 mil cibernautas já disseram que vão participar no protesto da auto-denominada Geração à Rasca que decorre em 11 cidades do país mas que terá o seu ponto alto na Avenida da Liberdade.A maior parte dos participantes que se comprometeram a participar são jovens desempregados ou em situações precárias e a mobilização, que começou via redes sociais online, ganhou uma expressão maior através da associação a hinos musicais, como a música dos Deolinda Que parva eu sou, numa retrato de uma geração de quinhentoseurista que não consegue ser autónoma dos pais e tem formação superior qualificada.
Numa carta aberta dirigidas aos cidadãos e a qualquer organização da sociedade civil, os promotores explicam que o protesto é «fruto da insatisfação de um grupo de jovens que sentiram ser preciso fazer algo de modo a alertar para a deterioração das condições de trabalho e da educação em Portugal».
«Este é um protesto apartidário, laico e pacífico, que pretende reforçar a democracia participativa no país, e em consonância com o espírito do Artigo 23º da Carta Universal dos Direitos Humanos», explicam, reclamando o direito ao emprego, educação, «melhoria das condições de trabalho e o fim da precariedade» e o reconhecimento das «reconhecimento das qualificações, competências e experiência, espelhado em salários e contratos dignos».
Já no manifesto, os promotores do protesto dizem que pretendem dar um «contributo no sentido de desencadear uma mudança qualitativa do país».
«Estamos aqui, hoje, porque não podemos continuar a aceitar a situação precária para a qual fomos arrastados. Estamos aqui, hoje, porque nos esforçamos diariamente para merecer um futuro digno, com estabilidade e segurança em todas as áreas da nossa vida», sustentam.
«Somos a geração com o maior nível de formação na história do país. Por isso, não nos deixamos abater pelo cansaço, nem pela frustração, nem pela falta de perspectivas», prometem.
Os que tencionam desfilar em 11 cidades dos país dizem que não protestam «contra as outras gerações. Apenas não estamos, nem queremos estar à espera que os problemas se resolvam. Protestamos por uma solução e queremos ser parte dela».
A esta protesto já se associaram várias juventudes partidárias, organizações de extrema-direita, anarquias, sindicatos e partidos políticos, num conjunto de tomada de posições que tem suscitado dúvidas naqueles que defendem a «pureza apartidária» original.
Em todos os locais de protesto, as autoridades já anunciaram o reforço das medidas de vigilância para impedirem desacatos
sexta-feira, 11 de março de 2011
Programa regional de mobilidade sénior alargado ao Corvo
O programa, lançado em 2008 pelo executivo regional para fomentar viagens de idosos entre as ilhas açorianas durante a época baixa, proporciona deslocações a um preço unitário de 25 euros, sendo até agora o Corvo a única ilha que não era abrangida.
O primeiro grupo de visitantes que se desloca ao Corvo ao abrigo deste programa, segundo Paulo Estêvão, é composto por 17 pessoas e estará na ilha entre 23 e 27 de Março.
Paulo Estêvão salientou que, devido à reduzida oferta de alojamento, o número de idosos esperado no Corvo é inferior a duas dezenas, enquanto nas viagens a outras ilhas do arquipélago atinge as quatro dezenas.
domingo, 6 de março de 2011
sábado, 5 de março de 2011
Onde???
"No Corvo são dezenas de estruturas, que estão à vista, e tudo indica que se tratam de monumentos muito antigos, porque inclusivamente situam-se em áreas onde não houve agricultura", disse o presidente da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA), Nuno Ribeiro, em declarações à Lusa.
Os hipogeus em causa, "ainda não estudados pela arqueologia", foram encontrados no Corvo e Terceira, durante um passeio, em agosto de 2010, que o arqueólogo Nuno Ribeiro, efetuou aquelas ilhas. "
sexta-feira, 4 de março de 2011
quarta-feira, 2 de março de 2011
Subsídio de Natal poderá ser pago com dívida pública
Esta medida, diz o jornal, permitiria ao Governo não recorrer ao crédito nos mercados externos para pagar aos funcionários públicos o subsídio de Natal, sendo que a despesa com este direito social ascendeu em 2010 a cerca de 3,8 mil milhões de euros. Se assim for, adianta ainda, o Estado imporá uma poupança forçada aos seus trabalhadores por uns meses, já que estes só poderão movimentar esta verba passado seis meses, no caso dos certificados do tesouro, e três meses, no caso dos certificados de aforro.
Esta possibilidade é uma das propostas que deverão estar em cima da mesa no encontro que o primeiro-ministro e o ministro das Finanças têm hoje com a chanceler alemã Angela Merkel, diz o jornal."
in Jornal de Notícias
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
CTT ainda por resolver...
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Nova foto do 'Nessie britânico' considerada "a melhor de sempre"
12:16 Segunda feira, 21 de Fev de 2011
Tom Pickles, reprodução The Telegraph
Os defensores que existe realmente um monstro no britânico lago de Windermere estão exultantes com a imagem divulgada agora por Tom Pickles, de 24 anos, e captada enquanto fazia o seu treino de kayak, na última sexta-feira.
Pickles, segundo o britânico The Telegrahp, alega ter visto um animal do tamanho de três automóveis a passar por ele no largo. O jovem terá mantido contacto visual com a criatura durante 20 segundos.
"Foi assustador e nós remámos logo para a margem. Primeiro pensei que era um cão, mas depois vi que era muito maior e que se movia mesmo depressa, a cerca de 15 km/hora".
Os peritos que analisaram a imagem afirmam que esta é demasiado pequena para se conseguir dizer se foi ou não alterada.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Alargamento da fibra óptica nos Açores vai custar 20 ME
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Flores e Corvo presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa
Relativamente às novas rotas de promoção turística, como a "Rota do Toiro", o presidente da ART disse que ainda se está a "trabalhar na documentação". A presença da ART na BTL contará ainda com um novo conceito de "raspadinhas", que dará aos visitantes a possibilidade de ganharem prémios relacionados com a região, incluindo o sorteio de três viagens para os Açores. Em destaque estará também um gabinete de gastronomia, onde serão feitas provas de degustação com produtos açorianos ao longo do dia. Estas degustações serão acompanhadas por um desdobrável, denominado "Um Gostinho dos Açores", com explicações sobre cada um dos produtos.
O geoturismo, a observação de cetáceos, o canyoning e o golf são as principais apostas ao nível de oferta turística, num stand onde haverá marcadores com referência às formações geológicas dos Açores e os visitantes terão à disposição ímanes da fauna endémica dos Açores. "É um esforço grande, com o único objetivo de conseguir turistas para os Açores", frisou Sandro Paim.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Desemprego nos Açores fixa-se nos 7 por cento
A taxa de desemprego registada nos Açores no último trimestre de 2010 foi de 7 por cento, enquanto no mesmo período de 2009 foi de 6,9 por cento, segundo os números divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística. Para a secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, apesar de “analisar os dados com moderação”, é motivo de satisfação ter a “a mais baixa taxa de desemprego do país, quando Portugal ultrapassa a taxa dos 11 por cento” e verificar que nos Açores até se registou uma redução, “embora pequena”. “Num contexto destes, [os dados] poderão levar a pensar que estamos a caminhar para uma certa estabilização da nossa taxa de desemprego”, considerou, salvaguardando no entanto que é necessário continuar “muito atentos.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Vento com rajadas de 85 km/h nas Flores e Corvo
A previsão do Instituto de Meteorologia indica que, entre a 01:00 e as 18:00 de quinta-feira, nas duas ilhas deste grupo, o vento vai soprar forte de sudoeste, rodando para oeste, com rajadas que poderão atingir 85 quilómetros por hora.
Na sequência desta previsão, a Protecção Civil recomenda à população que adopte as precauções habituais nestas alturas, alertando especialmente os pescadores para que “redobrem os cuidados e a atenção” durante a faina. "