segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Governo lança Conta Poupança Futuro

Esta foi a única decisão da reunião extraordinário do Conselho de Ministros para assinalar os 100 dias de Governo que se comemoram amanhã, dia 2, e cumpre uma promessa do programa eleitoral do PS. Porém, a reunião de hoje inclui a participação de 22 personalidades de destaque de várias áreas da sociedade e ainda está a decorrer.

A Conta Poupança Futuro é um plano de investimento para crianças e jovens a longo prazo, já que só pode ser movimentado quando o seu titular perfizer 18 anos. É uma conta aberta pelo Estado na altura do nascimento de cada criança e tendo em conta que ultimamente têm nascido, em média, cerca de 100 mil crianças por ano, a medida pressupõe um investimento estatal de cerca de 20 a 25 milhões de euros anuais.

De acordo com João Tiago Silveira, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, a aplicação financeira beneficia de juros favoráveis em relação à restante oferta bancária e permite que os pais possam obter incentivos fiscais no IRS (semelhantes aos dos PPR) se fizerem depósitos na conta. A conta pretende também ser um estímulo para o jovem estudar, já que pode ser movimentada a partir dos 18 anos e este beneficiará de todas as condições mais favoráveis se tiver completado a escolaridade obrigatória.

Realçando as componentes de apoio à família e de estímulo à criação de hábitos de poupança e à frequência da escola, o ministro da Presidência desvalorizou as críticas da Associação das Famílias Numerosas (AFN), que esta manhã considerou que esta medida não ajuda em nada as famílias portuguesas.

“A AFN tem-se caracterizado por criticar praticamente todas as medidas do Governo de apoio às famílias”, comentou Pedro Silva Pereira, acrescentando que “não se deve olhar cada medida per si, mas num quadro estruturante”, enumerando “o esforço do Governo no “investimento em creches, aumento do abono de família e criação do abono para as grávidas”. Embora reconheça que “ninguém está à espera que ao ser lançada esta medida vá haver um salto nos nossos indicadores de natalidade”.

in "Publico.pt"

1 comentário:

  1. hahahaha
    este governo é uma anedota.
    acho que vou fazer meia duzia de filhos agora que dão esse enorme apoio

    ResponderEliminar