quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O dossier da fibra óptica para as Flores e o Corvo

"A ligação das Flores e do Corvo está neste momento em análise.

O concurso público para essa ligação foi lançado pela PT, e devia ter sido adjudicado até ao final de 2009, com a escolha e o anúncio do parceiro técnico que vai fazer a ligação.

Entretanto, por outro lado, decorrem os trabalhos finais para a adjudicação do concurso das RNG em Portugal, Redes de Nova Geração para as regiões periféricas, e estas redes, nas Flores e no Corvo, pressupõe a existência de fibra óptica.

Pelo que a arquitectura financeira da ligação de fibra das Flores e do Corvo pode ainda vir a ser incluída neste novo concurso, das Redes de Nova Geração, para a região.

É uma das razões apontadas como justificação para o adiamento da respectiva adjudicação.

Ao concurso para as Redes de Nova Geração das Flores e do Corvo apresentaram-se duas candidaturas, da Portugal Telecom e da Zon, estão em análise na Anacom.

Outra razão apontada é que estarão a ser acauteladas de forma cuidadosa, na Anacom, todas as questões jurídicas envolvidas, dada a tradição, nos processos dos Açores, de algumas operadoras recorrerem aos tribunais quando não são seleccionadas.

Nota final para a presença, neste evento da PT na Universidade dos Açores em Ponta Delgada, do deputado do Corvo, Paulo Estêvão.

O deputado do Corvo assegurou-nos que vai estar presente e que a sua intenção é de tentar perceber, junto de Zeinal Bava, o que se passa com a ligação de fibra óptica das Flores e do Corvo."

Fibra óptica: uma miragem!

1 comentário:

  1. A traça que nos há de roer talvez ainda venha a usufruir da fibra óptica. Nós não!

    ResponderEliminar