quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Corvo é exemplo de valorização da diversidade ambiental

O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, visitou, na noite de quarta-feira, uma exposição sobre a diversidade ambiental e histórica da ilha do Corvo, patente no Centro de Interpretação Ambiental da ilha.
A instalação realça o papel da mais pequena ilha dos Açores na valorização da biodiversidade, aliada à história da presença humana naquela parcela da Região.
No mesmo local, decorreu uma apresentação de um projecto de protecção de aves, com núcleos centrais, numa primeira fase, na ilha do Corvo e no ilhéu de Vila Franca (São Miguel), uma iniciativa de interesse comunitário coordenada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), com um orçamento global de 1,5 milhões de euros, dos quais a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar assumiu mais de 800 mil.
No âmbito deste projecto, reconhecido como de vital interesse para a protecção e preservação de aves, na maioria marinhas, estão a ser desenvolvidas medidas de erradicação de flora e fauna infestante que potenciam a maior capacidade de sobrevivências das aves-alvo do projecto, a par de outras.
Para além da componente essencial do âmbito do ambiente e da biodiversidade, estas medidas comportam um lado económico, nomeadamente turístico, como é exemplo o caso revelado, na ocasião, pelo director regional do Ambiente, de terem estado este ano quatro dezenas de ornitólogos na ilha do Corvo, oriundos de países desde os Estados Unidos à Finlândia.
Esses amantes do estudo das aves identificaram, nesse período, na ilha do Corvo, 15 espécies raras na Europa, descobertas que estão a correr o mundo em revistas da especialidade e em sítios na Internet, potenciando um crescente interesse pela observação de aves na ilha e no arquipélago.
In GACS

5 comentários:

  1. bem como birders de Reino Unido,Dinamarca,Bélgica,Italy,França,Suiça,Alemanha,Luxemburgo,vieram de todos os cantos da Europa este ano!! Para verem,ja temos marcações para 2011 e para 2010 ja não temos quartos disponiveis...Ninguem imagina como este simples hobby lançou a ilha em todos os sites e revistas desta práctica!

    ResponderEliminar
  2. Pois mas os coitados que vem ca fazer isso sao vistos como doidos as pessoas nao entendem as coisas e so poem o corvo ainda mais mal visto do que ja esta

    ResponderEliminar
  3. katt (quem me dera ser doida!!)15 de novembro de 2009 às 12:28

    Acredita passaro,que nao lhes impede de continuar a fazer o seu hobby,doidos ou não doidos,esta gente viaja por países que nem passa pela cabeça dos mal dizentes.Mas podes crer ó passaro,que o Corvo agora aparece no mapa como paraíso de aves migratórias la isso está,por isso deixa os falar.Se nao viesse ninguem,falavam mal,se vem gente mal falam.So sei que EU os invejo! os países e sitios pelos quais ja passaram é de meter inveja a qualquer um,enquanto uns saboream as indias atraves de uma simples e chata telenovela,outros estão mesmo la à proura de enriquecer os seus conhecimentos sobre aquilo que mais gostam de fazer...quem são os doidos no fim da linha?! ao menos morrem depois de uma vida repleta de viagens e aventuras.QUEM ME DERA!Se isso é ser se doido,viva a santa doidice!!

    ResponderEliminar
  4. katt (just a few links...)15 de novembro de 2009 às 13:19

    http://www.travellingbirder.com/birdwatching/birding_Azores.php

    http://azores.seawatching.net/index.php?page=corvo

    http://www.birdfinders.co.uk/tours/azores.htm

    http://www.surfbirds.com/trip_report.php?id=1254

    http://home.btconnect.com/wildwings/bwazores.html

    http://www.portugalvisitor.com/index.php?cID=442&pID=1163

    http://twitter.com/azoresbirding

    http://corvo2009.blogspot.com/

    Isto é so alguns links.E neste ultimo blog que este "birder" criou,reparem a quantidade de visitas que ele recebeu desde outubro!12,291!71 países differentes! se isto não põem o Corvo no mapa,acho que não vai ser as más linguas que o vão fazer.Certo,que não se quer que isto vire loucura,porque assim estragaria tudo mas que o Corvo finalmente é reconhecido pelas melhores razãos,la isso é,neste hobby e tambem no de mergulho.

    ResponderEliminar
  5. tens toda a razao e acho muito bem que tenhas posto essa informação aqui porque senão toda a gente continua a reconhecer o corvo menos os corvinos.

    ResponderEliminar