sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Guterres na lista dos poderosos da revista ‘Forbes’

António Guterres, o ex-primeiro ministro português e Alto Comissário para os Refugiados das Nações Unidas, é o único português a integrar a lista da ‘Forbes’ das personalidades mais poderosas do mundo, na 64º posição. Aos 60 anos, António Guterres lidera a agência que assiste mais de 34 milhões de refugiados e que obteve, por duas vezes, o Prémio Nobel da Paz.

Mas é o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, que ocupa a primeira posição na lista dos mais poderososos, seguido do presidente chinês Hu Jintao, e do primeiro-ministro russo Vladimir Puttin.

Rupert Murdoch, o rei Abdullah bin Abdul, da Arábia Saudita, e Bill Gates também se encontram na lista dos 10 mais poderosos.

A chanceler alemã, Ângela Merkel, aparece como a mulher mais poderosa na 15ª posição, porque, diz a ‘Forbes’, “supervisiona a maior economia da Europa e a quinta maior do mundo”.

O 17º lugar pertence a Hillary Clinton, secretária de estado norte-americana. E o marido, Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, aparece na 31ª posição por “ainda ter um papel poderoso no cenário global”. Segundo a ‘Forbes’, o seu mais recente feito foi ter conseguido a libertação de duas jornalistas americanas condenadas a 12 anos de trabalho forçado na Coreia do Norte.

O presidente do Brasil, Lula da Silva, ocupa a 33ª posição da lista. Pouco abaixo, na 37ª posição, está Osama bin Laden como o “terrorista mais poderoso do mundo”.

A lista da ‘Forbes’ inclui outros líderes, entre os quais o presidente francês Nicolas Sarkozy, que ocupa a 56ª posição. No fim da lista está o presidente venezuelano Hugo Chávez, com o 67º lugar.

Segundo a revista ‘Forbes’, “ o poder é um “afrodisiaco”, um “corrupto absoluto”. Na sua primeira lista das pessoas mais poderosas do Mundo, seleccionadas através de parâmetros que incluiam capacidade de influenciar pessoas, controlo de grandes recursos financeiros comparados com os seus pares, influência em vários sectores e exercício efectivo do seu poder, a revista norte-americana escolhe 67 personalidades, que incluem chefes de estado, os criadores e do Google e um traficante.

Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário