sábado, 14 de novembro de 2009

Quantidade significativa de água descoberta na Lua

A Nasa anunciou a descoberta de água na lua em quantidades “significativas”, após o lançamento de uma sonda hà cerca de um mês para exploração e análise da superfície lunar.
A sonda LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite) alunou próximo da cratera Cabeus, situada no pólo sul da Lua, local que os cientistas julgavam com mais hipóteses de conter vestígios de água.
Os cientistas informaram ainda que a sonda detectou água numa coluna de detritos criada após as colisões.
A descoberta de quantidades “significativas” de água na Lua, anunciada hoje pela agência especial norte-americana, é “importante” e mostra que a Lua “ainda esconde muitos mistérios”, disse à agência Lusa o coordenador mundial do Ano Internacional da Astronomia.
Igualmente, Anthony Colaprete (principal responsável pelo experimento no Centro Ames de Investigação da Nasa, no Estado americano da Califórnia), divulgou junto da comunicação social que os impactos levantaram cerca de 90 litros de água (estimativa).
A Descoberta de água na Lua é importante por motivos científicos, mas a presença deste recurso também poderá abrir as portas para utilização durante futuras expedições tripuladas ao satélite natural da Terra.
Se a água encontrada estiver congelada desde há milhões ou biliões de anos, poderá ser possível obter até mais informações sobre a origem do Sistema Solar.
A Nasa irá efectuar análises ao gelo e água encontrados, bem como a outros minerais recolhidos nas áreas circundantes.
In portugalzone.com

1 comentário: